Política

DECISÃO

Tunísia promove primeira eleição da primavera

Tunísia promove primeira eleição da primavera

Redação

23/10/2011 - 10h33
Notícia sem imagem

Os tunisianos começaram a ir às urnas hoje (23), na primeira eleição livre da primavera árabe, nove meses depois da queda do ex-presidente Zinedine el Abidine Ben Ali. Os eleitores escolherão os 217 membros da assembleia que redigirá uma nova constituição para o país e nomeará um governo interino.

O partido islâmico moderado Ennahda deve receber grande parte dos votos, mas ainda não está claro se será o suficiente para alcançar maioria na Constituinte. A campanha foi marcada pela preocupação a respeito de divisões entre islamistas e secularistas, financiamentos políticos e a apatia dos eleitores, mas, conforme o dia da votação se aproximava, um clima de otimismo ia se espalhando pelo país.

A mãe de Mohamed Bouazizi, o jovem que deu início aos protestos após atear fogo ao próprio corpo por ter os produtos de sua banca confiscados pela polícia, disse à agência de notícias Reuters que a eleição representa a vitória da dignidade e da liberdade. "Agora estou feliz que a morte de meu filho tenha possibilitado irmos além do medo e da injustiça", disse Manoubia Bouazizi. "Estou otimista, desejo sucesso a meu país."

Ao contrário da vizinha Líbia, a transição de um regime autoritário para um democrático na Tunísia vem acontecendo de forma pacífica.

O partido Ennahda vem tentando amenizar as preocupações dos secularistas, declarando seu comprometimento com a democracia e os direitos das mulheres. Seu maior rival deve ser o secularista Partido Democrático Progressista (PDP).

Há 7 milhões de pessoas com idade para votar na Tunísia e mais de 100 partidos se registraram para participar das eleições deste domingo, além de candidatos independentes.

Centenas de observadores internacionais vão monitorar o pleito, que gerou enorme expectativa não só no país, como em todo o mundo árabe, já que a Tunísia liderou a chamada primavera árabe.

O ex-líder Ben Ali fugiu para a Arábia Saudita no dia 14 de janeiro, em meio a uma série de revoltas populares, após 23 anos no poder. Desde então, a economia do país vem sofrendo com a queda no turismo e nos negócios. A votação termina às 19h, horário local, e os resultados devem ser divulgados na segunda-feira (24).

ex-presidente

Justiça Federal rejeita ação de improbidade contra Bolsonaro

Ação se relaciona à contratação da ex-secretária Wal do Açaí

06/11/2026 23h00

Justiça Federal rejeita ação de improbidade contra Bolsonaro

Justiça Federal rejeita ação de improbidade contra Bolsonaro Foto: Arquivo

Continue Lendo...

Crise Política

Ex-presidente do Paraguai Santiago Peña é preso após impeachment

Prisão foi determinada pelo Ministério Público após destituição aprovada por unanimidade no Senado; ex-mandatário é investigado por suspeitas de crimes financeiros.

06/11/2026 20h00

Peña é preso após impeachment no Paraguai; Pedro Alliana assume Presidência

Peña é preso após impeachment no Paraguai; Pedro Alliana assume Presidência Foto: Reprodução X

Continue Lendo...

NEWSLETTER

Fique sempre bem informado com as notícias mais importantes do MS, do Brasil e do mundo.

Fique Ligado

Para evitar que a nossa resposta seja recebida como SPAM, adicione endereço de

e-mail [email protected] na lista de remetentes confiáveis do seu e-mail (whitelist).