Política

famosos

Sobrenome não garante vaga a filhos e netos de políticos

Sobrenome não garante vaga a filhos e netos de políticos

Redação

12/10/2012 - 09h09
Notícia sem imagem

Filhos e netos de nomes famosos da política brasileira tentaram sua sorte nas urnas em 2012. Mas, mesmo com um histórico familiar de "pedigree", a maior parte não garantiu a vaga na prefeitura ou na câmara municipal.

Rodrigo Maia (DEM), por exemplo, se candidatou a prefeito do Rio de Janeiro, mas ficou em terceiro lugar. Com 95.328 votos, o filho do ex-prefeito carioca César Maia (DEM) - eleito vereador na cidade no pleito deste ano - fez quase uma décimo da votação do segundo colocado, Marcelo Freixo (Psol), que marcou 914.082. Na capital fluminense, que não vai ter segundo turno, a chefia do Executivo ficou para o candidato à reeleição, Eduardo Paes (PMDB), com 2.097.733 votos.

Também no Rio e também disputando a prefeitura, Otávio Leite (PSDB) não conseguiu a cadeira principal do Paço. Neto do ex-senador Julio Leite, filho do ex-deputado sergipano Fernando Prado Leite e afilhado de batismo do ex-presidente Juscelino Kubitschek, o tucano somou 80.059 votos, sendo o quarto mais votado do Rio.

Em Recife, o deputado federal e ex-governador Mendonça Filho (DEM) ficou em quarto lugar no pleito de 2012, com 19.903, ou cerca de 2,25% dos votos válidos - o prefeito eleito, Geraldo Julio (PSB), somou 453.380. O parlamentar é filho de José Mendonça Bezerra, ex-deputado estadual e ex-deputado federal de 1979 a 2011, quando faleceu.

Disputando a vice-prefeitura de Atalaia (AL), o filho de Pedro Collor e sobrinho de Fernando Collor, Fernando Affonso Lyra Collor de Melo (PSD), também não se elegeu.

ex-presidente

Justiça Federal rejeita ação de improbidade contra Bolsonaro

Ação se relaciona à contratação da ex-secretária Wal do Açaí

06/11/2026 23h00

Justiça Federal rejeita ação de improbidade contra Bolsonaro

Justiça Federal rejeita ação de improbidade contra Bolsonaro Foto: Arquivo

Continue Lendo...

Crise Política

Ex-presidente do Paraguai Santiago Peña é preso após impeachment

Prisão foi determinada pelo Ministério Público após destituição aprovada por unanimidade no Senado; ex-mandatário é investigado por suspeitas de crimes financeiros.

06/11/2026 20h00

Peña é preso após impeachment no Paraguai; Pedro Alliana assume Presidência

Peña é preso após impeachment no Paraguai; Pedro Alliana assume Presidência Foto: Reprodução X

Continue Lendo...

NEWSLETTER

Fique sempre bem informado com as notícias mais importantes do MS, do Brasil e do mundo.

Fique Ligado

Para evitar que a nossa resposta seja recebida como SPAM, adicione endereço de

e-mail [email protected] na lista de remetentes confiáveis do seu e-mail (whitelist).