Política

OFENSA A SENADOR

Juiz de Brasília manda Twitter tirar página do ar

Juiz de Brasília manda Twitter tirar página do ar

Redação

17/02/2014 - 15h35
Notícia sem imagem

O juiz Carlos de Miranda, da 14ª Vara Cível de Brasília, determinou, na semana passada, a suspensão de um perfil no Twitter que publicava mensagens com conteúdo considerado ofensivo ao senador Jorge Viana (PT-AC). A página foi suspensa hoje.

A ação, movida pelo senador, exige também que o microblog forneça os dados cadastrais do perfil com o respectivo endereço IP, protocolo que identifica qual computador foi utilizado pelo dono do perfil. De acordo com a assessoria de imprensa do senador, essas informações ainda não foram entregues. O Twitter tem cinco dias para fornecer os dados, sob pena de multa de R$ 1 mil a R$ 10 mil por dia de atraso.

A decisão é liminar e o mérito da ação ainda deverá ser julgado. No entanto, o juiz argumenta que era necessário pedir rapidamente a suspensão da página e a identificação do usuário porque, de acordo com a política de privacidade do Twitter, o provedor do serviço armazena os dados cadastrais dos usuários por período limitado de tempo. A decisão foi publicada na última terça-feira, mas só foi divulgada na sexta-feira.

Identificado como @botoacre, o perfil publicava desde agosto do ano passado mensagens que acusavam Jorge Viana desde corrupção até o envolvimento com prostituição de menores.

A assessoria de imprensa do senador afirmou que ele nunca esteve envolvido em nenhum caso como os citados e afirma que as agressões não têm fundamento. A ex-ministra Marina Silva, atualmente cogitada para a vice-presidência na chapa de Eduardo Campos (PSB), também era alvo do perfil.

Apesar de a Constituição Federal garantir a livre manifestação do pensamento, ela proíbe que isso seja feito anonimamente e determina que são invioláveis a intimidade, a vida privada, a honra e a imagem das pessoas, assegurado o direito a indenização pelo dano material ou moral decorrente da sua violação. 

articulação

Rogério Marinho diz que vai procurar Lula e STF se for eleito presidente do Senado

Senador disse que é possível fazer uma agenda comum entre os Três Poderes

06/11/2026 19h00

Senador Rogério Marinho

Senador Rogério Marinho Foto: Ton Molina/Agência Senado

Continue Lendo...

crise

Senado do Paraguai aprova impeachment de Santiago Peña por unanimidade

Presidente tinha renunciado na quinta, após escalada da crise financeira e política provocada pelo colapso do Ueno Bank

06/11/2026 18h38

Santiago Peña

Santiago Peña Foto: Reprodução / X

Continue Lendo...

NEWSLETTER

Fique sempre bem informado com as notícias mais importantes do MS, do Brasil e do mundo.

Fique Ligado

Para evitar que a nossa resposta seja recebida como SPAM, adicione endereço de

e-mail [email protected] na lista de remetentes confiáveis do seu e-mail (whitelist).