Política

POLÍTICA

Presidente do STF defende aumento salarial no Judiciário

Presidente do STF defende aumento salarial no Judiciário

Redação

18/05/2015 - 22h00
Notícia sem imagem

O presidente do Superior Tribunal Federal (STF), Ricardo Lewandowski, disse nesta segunda-feira (18) que, apesar da crise econômica e dos ajustes fiscais realizados pelo governo, existe a possibilidade de acontecer um reajuste salarial no Poder Judiciário em 2015.

"Nós precisamos sempre [de reajuste]. Quem é que não precisa pagar o supermercado, já que houve um aumento do preço dos produtos? Se for possível uma recomposição das perdas salariais este ano, será evidentemente bem-vinda", afirmou ele após a Abertura da 2ª Jornada de Direito da Saúde no Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo.

O ministro lembrou que está em tramitação no Congresso Nacional um plano de cargos e salários que prevê aumento para várias categorias de servidores do Poder Judiciário.

"É um plano orgânico, sistêmico, que permite não apenas a recuperação das perdas salariais dos servidores, mas permite também uma melhor gestão desse imenso número de servidores em prol de uma prestação jurisdicional mais ágil, mais pronta", disse.

O aumento dos servidores preocupa o governo federal, que já pediu o adiamento da proposta.

Segundo Lewandowski, o plano será implementado em etapas para que seu impacto econômico seja diluído em quatro ou cinco anos.

"Há um plano que prevê um desembolso do governo federal escalonado. Teríamos segundo esse plano um primeiro desembolso no mês de julho. Depois, esse desembolso seria feito ao longo dos anos subsequentes. O governo achou isso um pouco pesado para o momento e está acenando com uma contraproposta", disse.

direita rachada

Azambuja e Contar vão apoiar Marinho à presidência do Senado

Senadores eleitos por MS, ambos do PL, tornaram pública a decisão após participarem do lançamento da candidatura do colega

07/11/2026 08h00

O senador eleito Reinaldo Azambuja, o senador Rogério Marinho e o senador eleito Capitão Contar

O senador eleito Reinaldo Azambuja, o senador Rogério Marinho e o senador eleito Capitão Contar Foto: Divulgação

Continue Lendo...

ex-presidente

Justiça Federal rejeita ação de improbidade contra Bolsonaro

Ação se relaciona à contratação da ex-secretária Wal do Açaí

06/11/2026 23h00

Justiça Federal rejeita ação de improbidade contra Bolsonaro

Justiça Federal rejeita ação de improbidade contra Bolsonaro Foto: Arquivo

Continue Lendo...

NEWSLETTER

Fique sempre bem informado com as notícias mais importantes do MS, do Brasil e do mundo.

Fique Ligado

Para evitar que a nossa resposta seja recebida como SPAM, adicione endereço de

e-mail [email protected] na lista de remetentes confiáveis do seu e-mail (whitelist).