Política

CONGRESSO

Votação de vetos deverá ocorrer só em novembro

Votação de vetos deverá ocorrer só em novembro

Redação

10/10/2015 - 03h00
Notícia sem imagem

Apesar das declarações de deputados, tanto da base aliada como da oposição, de que poderiam votar os vetos presidenciais na semana que vem, o presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), não convocou nenhuma sessão conjunta do Congresso para os próximos dias. Os vetos deverão ser analisados apenas em novembro.

Após três tentativas frustradas de se votar as matérias que, se aprovadas, elevariam os gastos públicos, Renan avisou a aliados que não convocaria nova reunião sem a certeza de que haveria quorum para a votação.

Na quarta (7), Renan afirmou que uma nova sessão só deverá ser marcada quando for "prudente e recomendável convocar o Congresso".

De acordo com o regimento do Congresso, as sessões conjuntas são convocadas na terceira semana de cada mês.

Cunha afirmou nesta sexta (9) que acredita em uma convocação na próxima semana. Cabe a Renan, que é também presidente do Congresso, a decisão de convocar uma sessão extraordinária. Ele deve, no entanto, seguir as regras do regimento e marcar uma nova sessão apenas para o dia 17 de novembro.

INFIDELIDADE

A votação dos vetos era considerada pelo Planalto como a primeira prova de fidelidade da base após a reforma ministerial, que cedeu mais um ministério ao PMDB, e contemplou outros, como o PDT.

Duas sessões para a votação dos vetos foram esvaziadas. Outra reunião foi inviabilizada pelo presidente da Câmara, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), que se irritou com o presidente do Senado após ele não se mobilizar para retomar o financiamento empresarial de campanhas.

Diante das seguidas derrotas, líderes da base avaliaram que o resultado mostra que o governo não conseguiu reconstruir o diálogo com a Câmara e perdeu completamente o comando de sua base.

O Planalto tenta agora negociar com esses líderes, que cobram a liberação de cargos e de verba para emendas parlamentares.

Em reunião ministerial, o ministro Ricardo Berzoini (Secretaria de Governo) reclamou que a demora para atender aos aliados foi o que gerou as derrotas no Congresso.

articulação

Rogério Marinho diz que vai procurar Lula e STF se for eleito presidente do Senado

Senador disse que é possível fazer uma agenda comum entre os Três Poderes

06/11/2026 19h00

Senador Rogério Marinho

Senador Rogério Marinho Foto: Ton Molina/Agência Senado

Continue Lendo...

crise

Senado do Paraguai aprova impeachment de Santiago Peña por unanimidade

Presidente tinha renunciado na quinta, após escalada da crise financeira e política provocada pelo colapso do Ueno Bank

06/11/2026 18h38

Santiago Peña

Santiago Peña Foto: Reprodução / X

Continue Lendo...

NEWSLETTER

Fique sempre bem informado com as notícias mais importantes do MS, do Brasil e do mundo.

Fique Ligado

Para evitar que a nossa resposta seja recebida como SPAM, adicione endereço de

e-mail [email protected] na lista de remetentes confiáveis do seu e-mail (whitelist).