Política

PROJETO DE LEI

Nelson Trad defende que diagnóstico de câncer deve ser rápido e pelo SUS

Se aprovado, SUS terá 30 dias para realizar biópsia

Bruna Aquino

10/04/2019 - 16h50

O senador Nelson Trad (PSD), relatou o Projeto de Lei 143/2018 de autoria da deputada Carmen Zanotto (PPS/SC), que determina que o Sistema Único de Saúde (SUS) realize exames de biópsia no prazo de 30 dias a parcientes com suspeita de câncer. O projeto foi aprovado na Comissão de Assuntos Sociais (CAS) do Senado Federal e ainda deve ser votado em plenário. Na leitura do projeto, o senador destacou que o tempo de confirmação da doença impacta decisivamente no percentual de pessoas que morrem vítimas da enfermidade.

Segundo Agência Senado, a proposta determina que o limite de até 30 dias valerá para os exames necessários nos casos em que a neoplasia maligna (termo médico que se refere aos tumores cancerígenos) seja a principal hipótese do médico. A mudança será incluída na lei que já estipula o início do tratamento pelo SUS em no máximo 60 dias a partir do diagnóstico do câncer (Lei 12.732, de 2012).

De acordo com o parecer, o objetivo é acelerar ainda mais o acesso a medicações e cirurgias necessárias pelos pacientes. 

DADOS
Trad citou no relatório as estimativas do Instituto Nacional de Câncer (Inca), segundo as quais 300.140 novos casos foram registrados entre os homens e 282.450 entre as mulheres no ano passado.  Já, ainda conforme o relator, os últimos dados de mortalidade por câncer disponíveis apontam para 107.470 homens e 90.228 mulheres no ano passado.

 

articulação

Rogério Marinho diz que vai procurar Lula e STF se for eleito presidente do Senado

Senador disse que é possível fazer uma agenda comum entre os Três Poderes

06/11/2026 19h00

Senador Rogério Marinho

Senador Rogério Marinho Foto: Ton Molina/Agência Senado

Continue Lendo...

crise

Senado do Paraguai aprova impeachment de Santiago Peña por unanimidade

Presidente tinha renunciado na quinta, após escalada da crise financeira e política provocada pelo colapso do Ueno Bank

06/11/2026 18h38

Santiago Peña

Santiago Peña Foto: Reprodução / X

Continue Lendo...

NEWSLETTER

Fique sempre bem informado com as notícias mais importantes do MS, do Brasil e do mundo.

Fique Ligado

Para evitar que a nossa resposta seja recebida como SPAM, adicione endereço de

e-mail [email protected] na lista de remetentes confiáveis do seu e-mail (whitelist).