A Policia Federal (PF) prendeu na manhã desta terça-feira, 18, o prefeito de Florianópolis, Gean Loureiro (sem partido); o delegado Fernando Caieron, da própria PF; e o ex-secretário estadual da Casa Civil Luciano Veloso Lima.
Eles são suspeitos de participar de uma organização criminosa que violaria o sigilo de operações policiais em Santa Catarina, além de construir um esquema para bloquear o monitoramento de órgãos públicos.
Chamada de Chabu, a operação ainda cumprirá outros mandados de prisão ao longo do dia, além de promover busca e apreensão em endereços dos suspeito.
De acordo com a PF, a organização criminosa era composta por políticos, empresários e policiais da PF e da Polícia Rodoviária Federal (PRF) lotados em serviços de inteligência. O grupo buscava atrapalhar investigações policiais em troca de vantagens financeiras.
As provas da investigação, segundo a PF, apontam prática de associação criminosa, corrupção passiva, violação de sigilo funcional, tráfico de influência e corrupção ativa.
Defesas
Gean Loureiro estava prestando depoimento à polícia no final da manhã desta terça-feira. A assessoria de imprensa da Prefeitura afirmou que vai esperar ter mais informações para se pronunciar. A reportagem não localizou os advogados de Caieron e de Veloso Lima, que atuou na gestão do ex-governador do Estado Pinho Moreira (MDB), em 2018. O espaço está aberto para as manifestações dos citados.
Política
BRASIL
Prefeito de Florianópolis é preso sob suspeita de participar de grupo criminoso
Prefeito de Florianópolis é preso sob suspeita de participar de grupo criminoso
ex-presidente
Justiça Federal rejeita ação de improbidade contra Bolsonaro
Ação se relaciona à contratação da ex-secretária Wal do Açaí
06/11/2026 23h00
Compartilhar
Justiça Federal rejeita ação de improbidade contra Bolsonaro Foto: Arquivo
Crise Política
Ex-presidente do Paraguai Santiago Peña é preso após impeachment
Prisão foi determinada pelo Ministério Público após destituição aprovada por unanimidade no Senado; ex-mandatário é investigado por suspeitas de crimes financeiros.
06/11/2026 20h00
Compartilhar
Peña é preso após impeachment no Paraguai; Pedro Alliana assume Presidência Foto: Reprodução X
EXCLUSIVO PARA ASSINANTES
ASSINANTES