Clique aqui e veja as últimas notícias!

UNALE 2021

Evento de legisladores em MS aborda novos caminhos para o parlamento brasileiro

Conferência recebe nesta quinta-feira, a Ministra Tereza Crisitna (DEM) e o Ministro do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Edson Fachin
24/11/2021 20:15 - Graziella Almeida


A União Nacional do Legislativo e dos Legislativos Estaduais (Unale) realizou a abertura de sua 24ª conferência, na noite de quarta-feira (24), em Campo Grande. 

O evento aborda o tema redesenhando os caminhos do parlamento deve seguir até a próxima sexta-feira (26), onde terá na programação eleição da diretoria da instituição e o prêmio Assembleia Cidadã.  

A abertura da conferência contou com diversas autoridades públicas do Estado, como o governador Reinaldo Azambuja (PSDB), o secretário da Secretaria de Estado de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar (Semagro), Jaime Verruck, o presidente da Assembleia Legislativa, deputado estadual Paulo Corrêa (PSDB) e demais parlamentares.  

Além disso, o evento começou com a fala do presidente da comissão organizadora, o deputado estadual Lídio Lopes (Patriotas) e também da presidente da Unale, a deputada Ivana Bastos (PSD-BH). 

Lídio agradeceu a confiança e comentou sua trajetória na instituição, onde concorre nesta quinta a vaga de presidente geral. “Eu sempre tive um objetivo e da magnitude da Unale, vi de qual maneira poderia trazer um evento desse porte ao nosso Estado. Vencemos em Brasília e trouxemos essa conferência com tema importando a ser abordado aqui no MS. Um sonho que se sonha junto, se torna realidade, uso essa frase do Geraldo Vandré para me referenciar a realização deste evento”, falou o presidente da comissão.  

Já a presidente da instituição, Ivana Bastos ressaltou como é importante apresentar essa discussão após vivenciarmos o cenário da pandemia de Covid-19. “O nosso tema deste ano significa recomeços, enfrentamos um período turbulento e pela necessidade nos adequamos as mudanças. Especialmente pelo modelo de trabalho remoto, vestimos nossa coragem e o desejo de somar esforços. Estamos mostrando o funcionamento das casas legislativos, montamos um banco de leis e mostra a atuação durante a pandemia e com 16 mil leis aprovadas”, destacou Ivana.