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Ainda sem procurador-geral, novos secretários tomam posse em Campo Grande

Solenidade contou com a presença da prefeita Adriane Lopes e da senadora Tereza Cristina

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Os novos secretários e diretores de autarquias do Executivo Municipal tomaram posse nesta segunda-feira (13), para atuar no mandato 2025-2028 da prefeita Adriane Lopes. A solenidade foi realizada na Câmara Municipal de Campo Grande, com a presença da prefeita e da senadora Tereza Cristina (PP).

Adriene Lopes disse que a escolha dos nomes foi técnica e que os trabalhos serão monitorados, porque há metas para os primeiros 100 dias de governo.

"Foram critérios técnicos, com contrato de gestão, para que possam trabalhar em tempo recorde trazendo resultados para a cidade. Quando a prefeita se candidata, é registrado no Tribunal Regional Eleitoral (TRE) um plano de governo, que é um contrato de compromisso com a população, e agora a nossa missão é fazer com que as secretárias e os secretários empossados tragam esse resultado positivo, um curto espaço de tempo", disse a prefeita.

Dentre as pastas, ainda não foi anunciado o nome do novo Procurador-geral do Município. A prefeita disse que isto será feito "nos próximos dias".

"A pessoa não está em Campo Grande, mas em tempo hábil nós vamos anunciá-lo", limitou-se a dizer a prefeita. 

Conforme já noticiado pelo Correio do Estado, os nomes que compõem o secretariado da nova gestão são:

  • Camila Nascimento - Secretaria de Assistência Social e Cidadania (SAS)
  • Yossif Domingos - Secretaria de Governo e Relações Institucionais
  • Thelma Mendes - Secretaria Especial da Casa Civil
  • Darci Caldo - Secretaria Especial de Articulação Regional (Sear)
  • Anderson Gonzaga - Secretaria Especial de Segurança e Defesa Social (Sesdes)
  • Marcelo Miglioli - Secretaria Municipal de Infraestrutura e Serviços Públicos (Sisep)
  • Lucas Henrique Bitencourt de Souza - Secretaria Municipal de Educação (Semed)
  • André Brandão - Secretário Especial de Licitações e Contratos (SELC)
  • Catiana Sabadin Zamarrenho - Secretária Especial de Planejamento e Parcerias Estratégicas (SEPPE)
  • Márcia Helena Hokama - Secretaria de Fazenda (Sefaz)
  • Andréa Alves Ferreira Rocha - Secretaria de Administração e Inovação (Semadi)
  • Ademar Silva Junior - Secretaria de Meio Ambiente, Gestão Urbana e Desenvolvimento Econômico (Semades)
  • Rosana Melo - Secretaria de Saúde (Sesau)
  • Berenice Maria Jacob Domingues - Agência Municipal de Meio Ambiente e Planejamento Urbano (Planurb)
  • Paulo da Silva - Agência Municipal de Transporte e Trânsito (Agetran)
  • Leandro Basmage - Agência Municipal de Tecnologia da Informação e Inovação (Agetec)
  • Cláudio Marques Costa Júnior - Agência Municipal de Habitação (Emha)
  • Elza Pereira da Silva - Instituto Municipal de Previdência de Campo Grande (IMPCG)
  • João Henrique Lima Bezerra - Fundação Social do Trabalho (Funsat)
  • Elton Dione de Souza - Controlador-geral do Município
  • Sandro Benites - Fundação Municipal de Esportes (Funesp)
  • Valdir Gomes - Secretário-executivo da Cultura (Secult)
  • Paulo Landes Filho - secretário-executivo da Juventude (Sejuv)
  • Angélica Fontanari - secretária-executivo da Mulher 

Expectativas

Os novos secretários se comprometeram a dar continuidade aos trabalhos feitos na gestão anterior, além de resolver outras demandas de suas pastas.

Marcelo Miglioli, secretário de obras, destacou a retomada e conclusão de obras paradas como prioridade.

"É uma secretária que tem muita demanda, então a gente está sempre correndo atrás, a nossa capacidade as vezes não atende todas as demanda, mas conseguimos ter êxito em 2024 e portanto vamos continuar trabalhando da mesma forma, atendendo as pessoas, fazendo com responsabilidade, trabalhando com planejamento e executando o que foi planejado. Nós conseguimos ano passado licitar o Belas Artes, que era obra parada, licitar o corredor da Günter Hans, licitar três Emeis que eram obras paradas há mais de 15 anos. Agora vamos assinar o contrato, vamos dar início imediato para essas obras. Foi um compromisso da prefeita e vamos cumprir esse compromisso de zerar as obras paradas na cidade", disse.

João Henrique Lima Bezerra, da Funsat, afirmou que para este ano há a expectativa de mudança para o prédio novo, que será inaugurado no segundo semestre na antiga rodoviária.

"A ideia é dar continuidade atendendo as pessoas, melhorar o atendimento, ser mais rápido, trazer a tecnologia para a Fundação, esse é o lançamento para 2025. A gente indo para o prédio novo terá como atender melhor a população", afirmou.

Titular da Segov, Yossif Domingos ressaltou a experiência e detalhou os objetivos iniciais a frente da pasta, que será fazer a interlocução.

"Primeiro conversas com a Câmara, elaborar nossos projetos, nossas propostas e fazer essa interlocução junto com os secretários municipais também. A expectativa é essa, fazer uma boa gestão. São 32 anos de serviço público, então eu tenho algo a colaborar", acrescentou.

Márcia Hokama, da Secretaria de Fazenda, disse que os desafios são imensos, visto que houve uma mudança na estrutura da pasta, que antes se chamava Secretaria de Finanças.

"Estamos com a proposta que é um plano de equilíbrio fiscal para que a gente possa conduzir as despesas e as receitas da nossa Capital e entregar sempre os melhores projetos e os melhores investimentos para a nossa cidade. Nosso contrato de gestão é promover esse plano de equilíbrio fiscal, que começa desde a melhoria de arrecadação, até a dimunuição das nossas despesas". 

A vice-prefeita, que também será secretária de Assistência Social, afirmou que enfrentará um duplo desafio, mas a a expectativa é de "celeridade".

"É fazer a política pública acontecer de forma muito rápida e com alcance muito maior a população. Os desafios a gente só ultrapassa, não para pra pensar em desafio, simplesmente vai fazer acontecer. A unidade que está tendo na equipe, um projeto muito bem definido, isso vai fazer esse alcance acontecer de forma muito rápida e é isso que importa para essa gestão"

Secretário de Educação, Lucas Bitencourt, retoma o trabalho que já exercia no mandato anterior e disse que dará continuidade ao projeto, também com objetivo de zerar a fila de espera da educação infantil.

"A gente retomou a Educação em cima dos pilares pedagógico, o RH e a infraestrutura, e dentro disso trabalhar de fato a recomposição da aprendizagem em função da pandemia, mas também garantir o processo de ensino-aprendizagem do nosso aluno, a continuidade, a permanência, e principalmente, garantir para esse aluno a atividade-fim, que é o ensino-aprendizagem".

Rosana Leite, secretária de Saúde, também retorna ao cargo com expectativa de qualificar o serviço para garantir a saúde.

"Por exemplo, na atenção primária, temos 90% de cobertura, mas a gente precisa qualificar o atendimento. A partir do momento que ele é qualificado, nós teremos redução de filas, pacientes não demorarão mais do que 30, 60 dias para agendar uma consulta ordinária, conseguiremos reduzir essas filas, com planejamento, e sempre avaliando e monitorando".

Anderson Gonzaga, secretário de Segurança, já estava na pasta há 1 anos e 8 meses e disse que dará continuidade aos trabalhos.

"É muito importante o trabalho não parar. A gente já estava em andamento com vários projetos, inclusive regimento disciplinar, questão de procedimento da Guarda Civil Metropolitana, para dar mais transparência e legalidade nas ações da guarda em Campo Grande. Nos próximos dias iremos entregar uma grande estrutura para a guarda, em questão de veículos, de armamento e de capacitações, vamos focar muito em capacitações junto aos demais órgãos de segurança pública".

ex-senador

Moka assume o Escritório de Representações do Governo de MS em Brasília

O termo de posse foi assinado em solenidade realizada na sala de reuniões da Governadoria nesta sexta-feira (7)

07/02/2025 18h00

Moka assume o Escritório de Representações do Governo de MS

Moka assume o Escritório de Representações do Governo de MS Governo de MS

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O governador do Mato Grosso do Sul, Eduardo Riedel formalizou nesta sexta-feira (7) a posse do ex-senador Waldemir Moka como novo secretário-executivo do Escritório de Representações do Governo de MS em Brasília.

O termo de posse foi assinado em solenidade realizada na sala de reuniões da Governadoria, com a presença de autoridades como o chefe da Casa Civil, Eduardo Rocha, o ex-governador André Puccinelli, e os deputados estaduais Junior Mochi e Renato Câmara, além de prefeitos e vereadores.

Vinculado à Casa Civil, o ex-senador terá a missão de representar os interesses do Estado na capital federal. Ao anunciar a nomeação, o governador Riedel destacou a importância de estreitar a relação do Estado com Brasília.

“Foi uma decisão madura, pensando no futuro de Mato Grosso do Sul. Precisamos de uma representação forte e o Moka tem uma história de trabalho que vai continuar defendendo os interesses do nosso Estado”, afirmou.

Riedel ainda ressaltou a trajetória de Moka, ao destacar seu compromisso com a política voltada ao coletivo e seu histórico de ações em favor do Estado.

“O Moka sempre teve como propósito melhorar a vida das pessoas em Mato Grosso do Sul. Ele agora vai nos ajudar em Brasília, resgatando a boa política para o nosso Estado. Tenho uma relação de admiração por ele e fico muito feliz que faça parte da nossa gestão”.

Em seu discurso, Moka agradeceu a confiança do governador e afirmou que seu compromisso será honrar o convite.

“Acredito que posso ser útil em Brasília, pois grande parte da minha carreira política foi lá. Estabelecerei um contato estreito com o Governo Federal para continuar ajudando o Estado, junto ao governador e aos secretários. Quero merecer e honrar essa oportunidade”.

Waldemir Moka, é natural de Bela Vista e formado em medicina em 1976, logo depois já iniciou sua trajetória política no MDB. Foi vereador em Campo Grande entre 1982 e 1986, deputado estadual por três mandatos, deputado federal por mais três legislaturas e, por último, atuou como senador de 2011 a 2019.

DANÇA DAS CADEIRAS

CCJ da Assembleia Legislativa ainda tem três vagas, disputadas por seis deputados

A comissão mais importante da Casa de Leis já tem confirmados os nomes dos parlamentares Caravina (PSDB) e Paulo Duarte (PSB)

07/02/2025 08h00

Lucas de Lima, Neno Razuk, Pedrossian Neto e Antonio Vaz estão de olho em três vagas na CCJ

Lucas de Lima, Neno Razuk, Pedrossian Neto e Antonio Vaz estão de olho em três vagas na CCJ Foto: Luciana Nassar/Alems

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Com prazo estipulado pelo presidente da Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul (Alems), deputado estadual Gerson Claro (PP), para definir até a próxima semana os nomes dos cinco parlamentares que vão compor a Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJ) pelos próximos dois anos, ainda há uma pendência para o preenchimento de três vagas.

O Correio do Estado apurou que já estão definidos na comissão os deputados estaduais Pedro Caravina (PSDB), que deverá ficar com a presidência da comissão no lugar da deputada estadual Mara Caseiro (PSDB), que não continuará mais na CCJ, e Paulo Duarte (PSB), que substituirá a deputada tucana.

Uma das três vagas pertence à bancada do PL, que terá de escolher o representante entre os deputados estaduais Neno Razuk, Lucas de Lima e João Henrique Catan, que já comunicaram o interesse ao líder, deputado estadual Coronel David, que pretende definir o nome do escolhido até terça-feira.

Já as duas vagas restantes na CCJ estão entre os deputados estaduais Junior Mochi (MDB), Pedrossian Neto (PSD) e Antonio Vaz (Republicanos). Há um leve favoritismo para os dois primeiros, conforme fontes ouvidas pelo Correio do Estado acerca da mobilização da formação final da comissão permanente.

REPERCUSSÃO

A reportagem procurou o deputado estadual Neno Razuk para saber a opinião dele sobre a vaga do PL na CCJ.

“Isso é uma decisão a ser tomada pela bancada, e estamos conversando a respeito. O nosso líder, Coronel David, está coordenando a composição das comissões em conjunto”, declarou.

Já o deputado estadual Junior Mochi disse que é favorável a uma renovação nas composições das comissões permanentes.

“Porém, se não for possível, eu gostaria de continuar como um dos integrantes da CCJ. Não tenho o menor problema de permanecer”, disse.

O deputado estadual Antonio Vaz informou ao Correio do Estado que ele e os outros dois colegas – Junior Mochi e Pedrossian Neto – ainda estão decidindo quem vai deixar a comissão.

“Tenho interesse em permanecer na CCJ, mas, se precisar abrir mão, não vejo problema nenhum nisso”, argumentou.

A COMISSÃO

A CCJ é regulamentada pela Resolução nº 65/2008, do Regimento Interno da Assembleia Legislativa, e tem como objetivo analisar os aspectos constitucional, legal, jurídico, regimental e de técnica legislativa de proposições, emendas ou substitutivos sujeitos à apreciação da Casa de Leis para efeito de tramitação, observadas as exceções previstas no regimento interno. 

A comissão também analisa propostas de emendas à Constituição Estadual, assunto de natureza jurídica ou constitucional que lhe seja submetido, em consulta, pelo presidente da Assembleia Legislativa, por outra comissão ou em razão de recurso previsto. Além disso, cuida da organização do Estado e do exercício dos Poderes, da organização e da divisão judiciárias e da intervenção federal.

Outra função é lidar com intervenção nos municípios, pedido de licença do governador, licença para incorporação de deputado estadual às Forças Armadas, direitos e deveres do mandato e perda de mandato do governador, do vice-governador ou de deputado ou deputada estadual.

Ainda cabe à CCJ a avaliação de matérias ligadas à concessão de título honorífico ou atribuição de nome a propriedades estaduais, declaração de utilidade pública, transferência temporária da sede do Poder e, também, a redação da votação encerrada em plenário e redação final das proposições em geral.

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