Clique aqui e veja as últimas notícias!

ALEMS

Aprovada inclusão de intérprete de Libras em programas do governo

O autor do projeto, deputado Pedro Kemp (PT), ressalta que a comunicação por Libras utiliza gestos específicos
03/02/2021 10:03 - Rafaela Moreira


O Projeto de Lei 104/2020, que determina a inclusão de intérprete da Língua Brasileira de Sinais (Libras), nos telejornais da rede pública de televisão, nas peças publicitárias e programas institucionais em âmbito estadual, foi aprovado em redação final pela Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul (ALEMS), durante a sessão plenária desta quarta-feira (03). 

Últimas Notícias

A proposta, de autoria do deputado Pedro Kemp (PT), foi apresentado em 2020 sob justificativa de que "embora nos aparelhos de televisões existam dispositivos tecnológicos que permitem a transcrição das falas por meio de legendas, a linguagem escrita na língua portuguesa, por vezes não é bem compreendida pela pessoa surda, por ser a segunda língua e ser comparada a uma língua estrangeira". 

O projeto foi aprovado por unanimidade com 22 votos favoráveis e nenhum contrário. Diversos parlamentares ressaltaram a importância e a sensibilidade da medida.

Com a aprovação, a língua de sinais deve ser inserida na programação dos telejornais locais, nas peças publicitárias e programas institucionais do governo estadual, como forma de garantir o direito ao acesso à informação de pessoas com deficiência auditiva. 

A regra vale também para materiais divulgados nas redes sociais ou outras ferramentas tecnológicas disponíveis na internet. 

Assine o Correio do Estado