OSCAR ROCHA
Em 2008, a parceria entre as fundações de Cultura e do Turismo do Estado possibilitou que vários artistas sul-mato-grossenses realizassem shows em pousadas da região de Miranda. Mesmo com êxito da empreitada naquela ocasião, somente agora a segunda edição ganha corpo e será lançada hoje, às 9h, no Centro de Convenções Rubens Gil de Camillo.
A iniciativa é denominada “Música no Pantanal: cultura e turismo – circuito Miranda” e atenderá desta vez seis pousadas, com quatro shows em cada uma durante a temporada. Foram selecionados nomes como Amambay e Amambaí, Beth e Betinha, Dila Alves e Maciel Corrêa. “Foi possível detectar, por meio de pesquisa, que as pousadas apresentam, segundo os turistas, acomodação, gastronomia e atendimento excelentes, mas do ponto de vista das atrações culturais ficavam devendo. O projeto nasceu dessa constatação”, destaca o presidente da Fundação de Cultura, Américo Calheiros.
Para ele, a cultura é primordial para que o turista volte para casa com mais informações sobre a região que visitou. “Quando se viaja, em um primeiro momento, o que se sobressai é a contemplação da natureza, mas depois se quer levar um pouco da cultura local. Vejo muito isso quando estou em estados do Nordeste. Mas geral, no Brasil, ainda são pobres as iniciativas nesse sentido. No caso das pousadas de Miranda, queremos oferecer mais para o turista”.
Na edição anterior, das seis pousadas participantes, quatro tiveram desenvolvimento positivo, sendo que duas tiveram problemas de realização. As despesas de cada etapa ficará a cargo de um dos organizadores. À Fundação de Cultura caberá o cachê dos artistas, enquanto à de Turismo o material de divulgação, como folder e o CD com os artistas que farão os shows. As pousadas serão responsáveis pelo transporte, alimentação e hospedagem dos artistas. “É um projeto que possibilita várias ações, desde oferecer opções para quem visita a região até novo campo de trabalho aos músicos”, explica a presidente da Fundação de Turismo, Nilde Brum. “O projeto precisa ser desenvolvido nesse período por causa da alta temporada na região”, acrescenta.
Segundo os organizadores, as atrações artísicas também poderão alavancar a venda de produtos culturais regionais como CD, livro, artesanato, entre outros.
Para o lançamento, estarão se apresentando os artistas participantes. As pousadas que receberão as atrações são Baía Grande, Cacimba de Pedra – Reino Selvagem, San Francisco, Santa Cruz, Santa Inês e 23 de Março. “A integração da cultura com o turismo é benéfica para ambas as áreas. Esta é mais uma iniciativa concreta de como essa parceria pode trazer sempre bons resultados”, afirma, Calheiros.