Clique aqui e veja as últimas notícias!

POLÍTICA

Artur Lira marca reunião para decidir cargos remanescentes

Essa mudança da data foi motivada pela abertura de um diálogo com a oposição
02/02/2021 15:40 - Clodoaldo Silva


O presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), remarcou para amanhã cedo a eleição dos seis cargos remanescentes da Mesa Diretora. 

Anteontem a noite, logo após tomar posse Lira marcou a escolha para a tarde de hoje, a partir das 18h, após desfazer, de forma monocrática, o bloco de seu maior opositor, Baleia Rossi (MDB-SP), que poderia ocupar até três cargos na Mesa.

Últimas Notícias

Essa mudança da data foi motivada pela abertura de um diálogo com a oposição com objetivo de pelo menos manter o grupo de Rossi com dois cargos na Mesa, que é responsável por todas as decisões administrativas, e algumas políticas, da Câmara.

Com o argumento de que o PT registrou às 12h06min sua adesão ao Bloco de Baleia Rossi, seis minutos depois do prazo, Lira, logo após tomar posse, afirmou que não consideraria o Bloco de Rossi, que tinha 211 deputados, para distribuição dos cargos da Mesa Diretora, que segue uma divisão proporcional. Mandou os cálculos serem refeitos.

O PT que ocuparia o terceiro posto mais importante da Mesa, a primeira-secretaria, ficaria com o último, a quarta-secretaria. 

Já PSDB, que tinha feito a indicação da deputada Rose Modesto para o cargo, e Rede, que também integravam bloco adversário a Lira, perderam os postos a que teriam direito.

Para buscar um consenso após ameaça da oposição de trancar a pauta, fazer obstrução nas votações e recorrer ao Supremo Tribunal Federal (STF), o grupo de Lira resolveu abrir o diálogo e desta maneira o presidente da Câmara divulgou na tarde de hoje um ofício (4/2021) com o novo cronograma de votação, abrindo um período maior para o diálogo.

Ficou acertado que a partir das 17h (horário de Brasília) os líderes vão se reunir para definir a distribuição dos cargos remanescentes. 

As candidaturas poderão ser feitas até às 20h e a eleição acabou ficando para amanhã cedo, a partir das 10h.

A Mesa Diretora é formada pela presidência, 1ª e 2ª vices-presidências, 1ª, 2ª, 3ª e 4ª secretarias.

Assine o Correio do Estado