Política

1º TURNO

A+ A-

Assembleia reduz quórum para mudar Constituição em MS

Dos 20 deputados presentes, 19 deles foram a favor de diminuir de 16 para 14 o total de parlamentares necessários para aprovar PECs no Estado

Continue lendo...

Em sessão ordinária realizada virtualmente nesta quinta-feira (6), os deputados estaduais de Mato Grosso do Sul aprovaram em primeira votação a redução do quórum necessário para aprovar propostas de emenda à Constituição, as chamadas PECs. A questão deve passar por nova avaliação e passar por segunda votação em breve na Casa.

A mudança fará cair de dois terços para três quintos o quórum para aprovar as PECs. Sendo assim, ao invés de precisar de 16 dos 24 deputados para fazer emendas à Constituição estadual, serão necessários apenas 14 assim que passar a vigorar o novo texto, que se refere ao segundo parágrafo do artigo 66 da Constituição de Mato Grosso do Sul.

De acordo com a Assembleia Legislativa, a alteração atende a recomendações para alinhamento do quórum local ao quórum previsto na Constituição Federal e usada pelos deputados federais e senadores em votações de emendas constitucionais.

"Estamos nos adequando inclusive por solicitação da instituição que nos guia, a Unale [União Nacional dos Legisladores e Legislativos Estaduais], para que pudéssemos fazer simetria com a Constituição Federal. Tem uma ADI [Ação Direta de Inconstitucionalidade] no Supremo Tribunal Federal", explica o presidente da Assembleia, o deputado estadual Paulo Corrêa (PSDB).

O parlamentar ainda completa que era importante fazer esse realinhamento, inclusive por pedido da Procuradoria-Geral da República (PGR). Ele fez tal explicação em uma tentativa de mudar o voto do deputado João Henrique Catan (PL), que votou contra a mudança em um primeiro momento, mas acabou reformando o voto e sendo favorável após o apelo de Corrêa.

"Em que pese essa simetria, nos vamos estabelecer algo com a Constituição Federal e nem toda nossa Constituição é simétrica à federal. Isso vai talvez dificultar", argumenta Catan ao votar contrário à proposta. Já depois de reformar o voto, sem muitas justificativas, ele apenas frisou que iria acompanhar o parecer do chefe do Legislativo estadual.

O único voto contrário, que diferentemente não foi alvo de apelo do presidente da Casa de Leis, foi o do deputado estadual Capitão Contar, que segue no PSL mas está em processo de saída do partido e em franca divergência com a atual direção do mesmo.

Votaram favoráveis a redução do quórum neste primeiro turno os deputados Antonio Vaz (Republicanos), Barbosinha (DEM), Cabo Almi (PT), Eduardo Rocha (MDB), Evander Vendramini (PP), Felipe Orro (PSDB), Gerson Claro (PP), Herculano Borges (Solidariedade), Jamilson Name (sem partido), João Henrique Catan (PL), Lídio Lopes (Patri), Lucas de Lima (Solidariedade), Marçal Filho (PSDB), Márcio Fernandes (MDB), Onevan de Matos (PSDB), Pedro Kemp (PT), Rinaldo Modesto (PSDB), Renato Câmara (MDB) e Zé Teixeira (DEM).

Ao todo, foram 19 votos favoráveis contra apenas um contra. O deputado Coronel David (sem partido) se ausentou durante a sessão de hoje pois precisou ir ao médico. Já os deputados Londres Machado (PSD) e Neno Razuk (PTB), respectivamente líder e vice-líder do bloco denominado G10, se ausentaram da sessão do dia, apesar da mesma ser virtual.

Política

Vereadores aprovam projeto que permite a entrada de água potável em shows e festivais

O projeto aprovado em sessão na Câmara Municipal, especifica que a água deverá estar acondicionada em embalagem plástica transparente e lacrada em eventos de Campo Grande.

23/04/2024 17h37

Divulgação/ Câmara Municipal de Campo Grande

Continue Lendo...

Na manhã de hoje, os vereadores da Câmara Municipal de Campo Grande se reuniram para aprovar o projeto de lei 11.196/23, que autoriza a entrada de água potável para consumo pessoal em shows e festivais na capital.

Conforme o documento de autoria dos vereadores Dr. Victor Rocha e Carlão, o projeto dispõe sobre a permissão para a entrada de água potável para consumo pessoal em shows, festivais, exposições e eventos similares no âmbito do município de Campo Grande.

A proposta, apresentada pelo vereador Vitor Rocha (PSDB) em novembro do ano passado, será discutida. Naquele período, o país enfrentava altas temperaturas. Nesse mesmo período, a estudante sul-mato-grossense, Ana Clara Benevides Machado, morreu após passar mal durante um show da cantora norte-americana Taylor Swift, no Rio de Janeiro (RJ). 
 
A partir de hoje, em caso de não cumprimento da lei, o evento corre o risco de ser cancelado. 

 

Outras pautas aprovadas

Outra pauta debatida e aprovada em regime de urgência foi o projeto de lei 11.307/24, do Executivo Municipal, que autoriza a Prefeitura a realizar permuta de área de sua propriedade com área pertencente à JM Administradora de Bens LTDA, localizada no loteamento Nova Campo Grande.

Também foi aprovado o projeto de lei complementar 923/24, de autoria da Mesa Diretora, que altera dispositivo da Lei Complementar 476/23. Esta última concede anistia condicional aos proprietários de edificações cuja execução esteja em desacordo com o Código de Obras e a Lei de Ordenamento do Uso e Ocupação do Solo. 

Durante a sessão, os parlamentares mantiveram o veto parcial ao projeto de lei 11.040/24, que estabelece o Programa Municipal de Identificação de Lar Atípico para pessoas com hipersensibilidade auditiva residentes no município de Campo Grande. A proposta foi apresentada pelos vereadores Carlos Augusto Borges (Carlão) e Prof. André Luis.

Também foi debatido o veto total ao projeto de lei complementar 917/24, que propõe alterações no Artigo 2º da lei 2.786/90. A proposta é de autoria dos vereadores Claudinho Serra, Betinho, Professor André Luis, Dr. Victor Rocha, Ronilço Guerreiro, Clodoilson Pires e Edu Miranda."

Em segunda discussão e votação, foi aprovado o projeto de lei 11.162/23, de autoria dos vereadores Papy e Carlos Augusto Borges (Carlão), que inclui a "Feira Científica" no calendário oficial de eventos do município de Campo Grande.

Ainda durante a sessão, foi analisado o projeto de lei 11.199/23, de autoria do vereador Papy, que propõe a criação da carteira funcional digital e física dos conselheiros tutelares.

E, por fim, o projeto de lei 11.238/24, proposto pelo vereador Professor Juari, que trata da instituição da campanha permanente de valorização e respeito ao trabalho do professor, nas escolas públicas e particulares do ensino fundamental e médio do município de Campo Grande.

 

 

Política

Presidente Lula Descarta Crise na Petrobras e Destaca Crescimento

Em encontro com a imprensa, Lula afirma que a estatal enfrenta apenas "crises de crescimento" e minimiza desavenças internas

23/04/2024 14h00

Reprodução: Canal GOV

Continue Lendo...

Durante um encontro com jornalistas no Palácio do Planalto, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva refutou a existência de uma crise na Petrobras, descrevendo a situação da empresa como "tranquila" e destacando apenas desafios ligados ao seu desenvolvimento.

Desmentindo Crises na Petrobras:

Nesta terça-feira, o presidente Lula afirmou que a Petrobras não enfrenta uma crise, contrariando rumores sobre instabilidades internas. Segundo ele, a empresa segue operando normalmente, sem turbulências significativas que afetem sua estabilidade.

Normalidade de Desentendimentos:

Lula comentou sobre a naturalidade dos desentendimentos dentro de grandes corporações como a Petrobras. Ele mencionou que, frequentemente, mal-entendidos podem gerar especulações, mas isso não indica uma crise real na empresa.

Enaltecendo a Petrobras:

O presidente elogiou a Petrobras por seu papel crítico no desenvolvimento econômico e energético do Brasil. Ele descreveu as adversidades enfrentadas pela empresa como "crises de crescimento", necessárias para sua evolução em uma companhia de energia mais abrangente, que inclui o foco em renováveis como eólica e solar.

Distribuição de Dividendos Extraordinários:

Lula confirmou apoio à distribuição de 50% dos dividendos extraordinários da Petrobras, prevista para votação no dia 19 de abril. Essa decisão poderá adicionar R$ 6 bilhões aos cofres da União, representando um importante influxo financeiro.

Controvérsias Internas e Gestão de Conflitos:

Recentemente, desentendimentos entre o presidente da Petrobras, Jean Paul Prates, e o Ministro da Energia, Alexandre Silveira, vieram à tona. Lula minimizou essas divergências, ressaltando que discordâncias são esperadas e gerenciáveis.

Futuro da Liderança na Petrobras:

Após uma fase de incertezas sobre a permanência de Prates na presidência da Petrobras, a situação parece estabilizada. Contudo, sua continuidade no cargo ainda depende de ajustes em sua conduta, conforme sinalizado por aliados do presidente.

Impacto da Participação de Fernando Haddad:

A entrada do Ministro da Fazenda, Fernando Haddad, no debate sobre a gestão da Petrobras marcou uma virada importante, desafiando a oposição de outros ministros que questionavam a permanência de Prates.

Conclusão:

Em resumo, o presidente Lula defendeu a estabilidade e a trajetória de crescimento da Petrobras, apesar das especulações e desafios internos. O encontro com a imprensa reforçou o compromisso do governo com a transparência e a governança corporativa eficaz.

Participantes do Café com a Imprensa:

O evento contou com a presença de representantes de diversos veículos de comunicação, incluindo Folha de S.Paulo, Estado de S. Paulo, G1, e outros, demonstrando a importância do diálogo aberto com a mídia.

NEWSLETTER

Fique sempre bem informado com as notícias mais importantes do MS, do Brasil e do mundo.

Fique Ligado

Para evitar que a nossa resposta seja recebida como SPAM, adicione endereço de

e-mail [email protected] na lista de remetentes confiáveis do seu e-mail (whitelist).