Clique aqui e veja as últimas notícias!

NOVA FERROESTE

Azambuja e Ratinho Junior pedem celeridade para liberar licença ambiental da Nova Ferroeste

Nesta quarta-feira (24) com a entrega do Estudo de Impacto Ambiental (EIA) e também do Relatório de Impacto Ambiental (RIMA) no Ibama
24/11/2021 12:15 - Izabela Cavalcanti


Os governadores de Mato Grosso do Sul, Reinaldo Azambuja, e do Paraná, Ratinho Junior, pediram agilidade ao Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais (Ibama) para a liberação da licença ambiental prévia da Nova Ferroeste.

Nesta quarta-feira (24), os governadores entregaram o Estudo de Impacto Ambiental (EIA) e o Relatório de Impacto Ambiental (RIMA) no Ibama, com expectativa de ir a leilão na Bolsa de Valores no segundo trimestre de 2022.

Com a entrega do estudo e do relatório de impacto, o órgão ambiental pode aprovar uma licença prévia antes do leilão da Nova Ferroeste, dando mais segurança jurídica e fazendo com que o projeto atraia mais investidores.

“Passando por oito municípios sul-mato-grossenses, o projeto da Nova Ferroeste é estratégico para nós sob o ponto de vista da logística e também da competitividade. No futuro, com a viabilização da ferrovia, o nosso Estado vai diminuir a exportação de commodities e ampliar a exportação principalmente de proteína animal”, destacou Reinaldo Azambuja.

O governador do Paraná destacou a importância da participação dos diversos órgãos federais na execução do Estudo de Impacto Ambiental, que é essencial para solicitar o licenciamento.  

“Os técnicos se aproximaram do projeto, percorreram todo o trecho a ser estudado e acompanharam todas as etapas, nos orientando quais os melhores caminhos”, avaliou Ratinho Junior.