Especial Coronavírus (COVID-19) - Leia notícias e saiba tudo sobre o assunto. Clique aqui.

COVID-19

Caiu a ficha do presidente sobre coronavírus, diz senadora Simone Tebet

O Senado ainda não tem previsão para suspender as atividades
13/03/2020 11:17 - Izabela Jornada, Ricardo Campos Jr


 

A senadora por Mato Grosso do Sul Simone Tebet (MDB) reconheceu a seriedade da situação do país perante o coronavírus. Até mesmo o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) mudou de opinião a respeito da doença, especialmente depois de entrar na lista de casos suspeitos. “Caiu a ficha”, disse em entrevista nesta sexta-feira (13) em Campo Grande.

“Manifestações são legítimas e têm todo o apoio, inclusive o meu, mas dia 15 temos que tomar cuidado. Uma única pessoa pode contaminar um espaço pequeno, por exemplo 20 pessoas. Como a transmissão se dá em escala, em uma semana são 400 e na outra, 16 mil pessoas”, afirmou.

O Senado ainda não tem previsão para suspender as atividades, diferentemente do Legislativo Estadual e o da Capital, que já cogitam reduzir as atividades parlamentares em razão do Covid-19.

“Por enquanto temos uma epidemia oficial porque foi decretada, mas ainda não temos a epidemia de fato. Os trabalhos continuam normalmente enquanto não houver segunda ordem, seja do Executivo, seja do Congresso Nacional”, explica.

Simone lembra que semana que vem estão agendados trabalhos importantes, como a leitura e votação do relatório da Proposta de Emenda Constitucional (PEC) emergencial, que prevê uma série de medidas de ajustes fiscais para equilibrar as contas públicas.

“Caso até a semana que vem as coisas piorem, obviamente nós teremos talvez fazer um esforço concentrado de forma diferente”, comentou a parlamentar.

A preocupação com relação a Bolsonaro é pertinente, segundo ela, já que o chefe da Secretaria Especial de Comunicação Social da Presidência da República, Fabio Wajngarten, testou positivo para Covid-19.

“É a pessoa que passa o celular para o presidente e que fica horas com ele durante o voo”, explica Simone.

PANDEMIA

O estado da contaminação pelo novo coronavírus foi elevado à categoria de pandemia pela Organização Mundial da Saúde (OMS), no último dia 11 de março. A mudança de classificação não se deve à gravidade da doença, e sim à disseminação geográfica rápida que o Covid-19 tem apresentado.

Na Itália, o número de casos confirmados da doença por exame chegou a 12.839 nessa quinta-feira (12), conforme o boletim mais recente do Ministério da Saúde do país Europeu. As autoridades investigam 1.016 mortes, o que corresponde a 7,9% dos pacientes infectados.

Boletim da Organização Mundial da Saúde (OMS) divulgado ontem informa que na China, onde começou a proliferação do Covid-19, são 80.981 casos confirmados e 3.173 mortes, ou seja, a doença foi fatal para 3,9% dos pacientes.

Fora do país asiático, já são 44.067 casos confirmados e 1.440 mortes causadas pela doença, o que resulta em uma taxa de letalidade de 3,2%.

 
 

Felpuda


Embora embalada por vários “ex”, pré-candidatura a prefeito de esforçada figura não deslancha. É claro que ninguém ousa falar em voz alta que o apoio, em vez de alavancar os índices com o eleitorado, está é puxando para baixo. Uns dizem que o título do filme “Eu Sei O Que Vocês Fizeram no Verão Passado” retrata bem a situação. Outros complementam: “... na primavera, no outono, no inverno...”. Como diria vovó: “Aqui você planta, aqui você colhe!”.