Política

CAMPO GRANDE

Candidatos à prefeitura já investiram mais de R$ 444 mil com mídias sociais

Nos últimos 90 dias, os cinco principais candidatos a prefeito estão investindo pesado tanto no Facebook quanto no Instagram

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Passados 20 dias da primeira consulta à empresa Metaverso, a Meta, responsável pelas redes sociais Facebook e Instagram, para verificar o quanto os oito postulantes à cadeira de chefe do Executivo de Campo Grande gastaram para impulsionar as suas respectivas propagandas eleitorais, o Correio do Estado registrou um aumento expressivo de mais de seis vezes.

Conforme o levantamento feito pela reportagem, nos últimos 90 dias, os candidatos Rose Modesto (União Brasil), Beto Pereira (PSDB), Adriane Lopes (PP), Camila Jara (PT) e Beto Figueiró (Novo) investiram no total R$ 444.204,00 com impulsionamento no Facebook e no Instagram, enquanto na consulta feita há 20 dias esse montante era de R$ 75.346,00.

Agora, até o momento, a campeã de gastos é a ex-deputada federal Rose Modesto, a qual, em 90 dias, investiu o valor de R$ 175.022,00 – há 20 dias o valor estava em R$ 44.587,00.

Depois dela, aparecem o deputado federal Beto Pereira, que destinou R$ 129.933,00 (antes eram R$ 15.402,00), e a atual prefeita da Capital, Adriane Lopes, que reservou R$ 93.435,00 (anteriormente foram R$ 15.357,00).

Já a deputada federal Camila Jara usou R$ 31.514,00 (antes foram R$ 1.735,00), enquanto o advogado Beto Figueiró aplicou R$ 14.300,00 (há 20 dias eram R$ 4 mil).

Por sua vez, os candidatos Ubirajara Martins (DC), Luso Queiroz (Psol) e Jorge Batista (PCO) – considerados os “azarões” no pleito de 6 de outubro –, até o momento, nos últimos 90 dias, não gastaram com impulsionamento nas duas redes sociais mencionadas.

EM UMA SEMANA

Ainda de acordo com o levantamento realizado pelo Correio do Estado, na última semana, com os postulantes já podendo contar com o reforço da propaganda eleitoral gratuita no rádio e na televisão, os cinco candidatos que estão investindo em impulsionamento no Facebook e no Instagram gastaram 
R$ 219.989,00.

Considerando apenas esses sete dias, o campeão de gastos é Beto Pereira, com investimento de R$ 88.664,00, enquanto logo em seguida aparecem Rose Modesto (com R$ 70.802,00), Adriane Lopes (com R$ 28.623,00), Camila Jara (com R$ 23.835,00) e Beto Figueiró (com R$ 8.065,00).

Segundo os consultores e especialistas em anúncios digitais ouvidos pelo Correio do Estado, é normal nas campanhas eleitorais que a plataforma de anúncios da Meta receba uma avalanche de contratações, tanto dos candidatos a prefeito na Capital e nas cidades do interior quanto dos candidatos a vereador.

Para os especialistas, como os candidatos não tinham ainda a propaganda eleitoral gratuita no rádio e na televisão, a saída foi investir nas redes sociais – que não são uma mídia considerada cara.

Além disso, ainda conforme os consultores, há um direcionamento preferencial dos candidatos para impulsionar os anúncios nessas duas redes sociais, que têm maior abrangência entre os internautas.

INTERIOR

O Correio do Estado também aproveitou para consultar os dados dos sete candidatos a prefeito de Dourados.

Por lá, os campeões de investimentos em impulsionamento no Facebook e no Instagram foram o atual prefeito, Alan Guedes (PP), a empresária Bela Barros (PDT), o professor universitário Tiago Botelho (PP), o radialista Marçal Filho (PSDB) e o farmacêutico Racib Harb (Novo).

Conforme o levantamento realizado pela reportagem, nos últimos 90 dias, esses cinco candidatos a prefeito de Dourados já gastaram quase R$ 60 mil.

Até o momento, a campeã de gastos é Bela Barros, que destinou R$ 26.581,00 em 90 dias – há 20 dias, esse montante era de R$ 3.325,00. Na sequência, aparece Alan Guedes, que no mesmo período investiu R$ 22.200,00 (anteriormente eram 13.296,00).

Mais atrás estão Tiago Botelho, que reservou R$ 8.238,00 em 90 dias (há 20 dias eram R$ 2 mil); Marçal Filho, que usou R$ 2.306,00 (antes foram R$ 962,00); e Racib Harb, que aplicou R$ 531,00 (montante que, anteriormente, era R$ 500,00).

Demais candidatos a prefeito de Dourados, Beto Teles (Psol) e Valderi Garcia (PCO) até o momento não gastaram com impulsionamento nas duas redes sociais nos últimos 90 dias. Na última semana da campanha, o Correio do Estado fará uma nova consulta.

Política

Regras de participação na Black Friday são aprovadas pelos deputados

De acordo com o texto apresentado na Assembleia, as informações sobre preços devem ser transparentes para o consumidor, garantindo que ele tenha proteção e confiança nos valores apresentados.

15/10/2024 14h30

Os parlamentares apreciaram quatro proposições pautadas na Ordem do Dia desta terça-feira

Os parlamentares apreciaram quatro proposições pautadas na Ordem do Dia desta terça-feira Foto: Luciana Nassar

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Deputados se reuniram nesta quarta-feira (9) na Assembleia Legislativa para aprovar quatro projetos de lei, incluindo aqueles que estabelecem as regras de participação dos estabelecimentos comerciais durante os eventos da Black Friday, que ocorrerá em novembro.

onforme o texto apresentado, o Projeto de Lei 051/2024, do deputado Junior Mochi (MDB), assegura que as informações sobre preços e valores sejam transparentes para o consumidor. Essa regulamentação tem como objetivo proteger os consumidores e promover maior confiança nas compras realizadas durante as promoções da Black Friday.


Como funciona Black Friday 

Conhecido popularmente como a inauguração da temporada de compras no país, o Black Friday ocorre na última semana de novembro, coincidentemente com o feriado de Ação de Graças (Thanksgiving) nos Estados Unidos.

O evento é tão tradicional no país que muitos comerciantes passam o ano inteiro se preparando para alavancar suas vendas. O Black Friday acontece sempre na última sexta-feira do mês de novembro 

Essa estratégia surgiu nos Estados Unidos e se consolidou no século XX, quando a sexta-feira passou a ser marcada por liquidações entre os comerciantes norte-americanos.

 

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CAMPANHA ELEITORAL 2024

Adriane Lopes confirma vinda de Michelle Bolsonaro na quinta-feira

Michele participará do evento "Mulheres que Transformam", movimento conservador de líderes femininas, apoiando a reeleição da atual prefeita

15/10/2024 11h00

Adriane Lopes e Michele Bolsonaro, em fevereiro de 2024

Adriane Lopes e Michele Bolsonaro, em fevereiro de 2024 DIVULGAÇÃO

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Ex-primeira dama do Brasil, Michele Bolsonaro (PL), confirmou que vem a Campo Grande, na próxima quinta-feira (17), para apoiar a campanha eleitoral de Adriane Lopes (PP) à reeleição.

Michele participará do evento "Mulheres que Transformam", movimento conservador de líderes femininas, que será realizado nesta quinta-feira (17), das 11h às 13h, no Aliançados Arena, localizado na avenida Mato Grosso, número 4.840, bairro Jardim Veraneio, em Campo Grande.

Também participarão do evento a ex-ministra das Mulheres e senadora do Distrito Federal (DF), Damares Alves (PL); primeira-dama de Mato Grosso do Sul, Mônica Riedel e a senadora por Mato Grosso do Sul, Tereza Cristina (PP). A anfitriã do evento é a atual prefeita e candidata a reeleição, Adriane Lopes (PP), que estará ao lado de sua vice, Camilla Nascimento.

Adriane Lopes estará lado a lado de Michele Bolsonaro durante o evento. Vale ressaltar que Bolsonaro e a esposa declararam apoio à candidata neste segundo turno. No primeiro turno, o apoio conservador foi para Beto Pereira (PSDB).

O objetivo do evento é unir mulheres conservadoras do Brasil, que buscam ampliar suas vozes e fortalecer o papel feminino na política.

Conforme antecipado pelo Correio do Estado, Tereza Cristina já estava planejando trazer Michele para apoiar Adriane Lopes na reeleição da Prefeitura Municipal de Campo Grande (PMCG). 

A última vez que Michele Bolsonaro esteve em Campo Grande foi em 24 de fevereiro de 2024, no evento PL Mulher, realizado no Bosque Expo. 

2º TURNO

Adriane Lopes (PP) e Rose Modesto (União) disputarão o segundo turno das eleições municipais em Campo Grande, no dia 27 de outubro.

A prefeita Adriane Lopes obteve 140.913 votos (31,67%) dos votos, enquanto Rose Modesto alcançou 131.525 votos (29,56%).

Beto Pereira atingiu 115.516 votos (25,96%), a petista Camila Jara fez 41.966 votos (9,43%), o representante do Novo, Beto Figueiró, somou 10.885 votos (2,45%), o candidato do PSOL, Luso Queiroz, chegou a 3.108 votos (0,7%) e o do DC, Ubirajara Martins, ficou com 1.067 votos (0,24%).

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