Clique aqui e veja as últimas notícias!

AZAMBUJA DE FÉRIAS

Com Covid-19, Murilo Zaiuth se afasta e presidente da Assembleia assume o governo

Reinaldo Azambuja está de férias até o dia 3 de fevereiro e Paulo Corrêa tomou posse nesta terça-feira
26/01/2021 10:33 - Glaucea Vaccari


O vice-governador de Mato Grosso do Sul, Murilo Zauith, que estava à frente do governo durante as férias de Reinaldo Azambuja (PSDB), pediu afastamento do cargo.

Dessa forma, o presidente da Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul, Paulo Corrêa, ficará a frente do governo até o dia 3 de fevereiro, quando Azambuja retorna.

Murilo Zauith assumiu o posto de governador do Estado na segunda-feira (25). Conforme informou a assessoria do Executivo estadual, ele iria trabalhar no sistema home-office, devido a ter testado positivo para o coronavírus.

No entanto, nesta terça, Murilo encaminhou ofício à Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul (Alems), comunicando sua decisão de se afastar do exercício de governador, a contar de hoje até o próximo sábado (30).

Últimas Notícias

A medida é prevista na Constituição Estadual, que diz que quando o período de licença não exceder 15 dias, cabe ao governador do Estado, titular ou em exercício, comunicar a Casa de Leis sobre sua impossibilidade de cumprir os deveres inerentes ao cargo, assim como foi feito.

Comunicado do afastamento foi publicado no Diário Oficial da Alems. 

Conforme a Constituição, "em caso de impedimento do governador e do vice-governador, ou vacância dos respectivos cargos, serão sucessivamente chamados ao exercício da chefia do Poder Executivo o Presidente da Assembleia Legislativa e o Presidente do Tribunal de Justiça".

Desta forma, Paulo Corrêa se afastou da Casa de Leis e tomou posse para exercer a chefia do Poder Executivo a partir desta terça-feira. Solenidade para transmissão do cargo foi realizada às 11h, na sede da governadoria.

"O governador está em férias, nosso vice-governador está acometido de Covid e me solicitou que eu assumisse de hoje até o dia 30, é uma coisa constitucional, então é um procedimento normal", explicou Corrêa antes de assumir o posto.

Com Corrêa assumindo o governo, o vice-presidente da Assembleia Legislativa, Eduardo Rocha, assumirá a chefia do parlamento, também de hoje até o próximo sábado.

Zauith realizou o exame, que testou positivo para a Covid-19, na última quarta-feira (20). Inicialmente, informação era de que ele estava assintomático e cumprindo isolamento domiciliar. O estado de saúde atual não foi divulgado.

No dia 11 de janeiro, ele foi exonerado, a pedido, do cargo de secretário estadual de Infraestrutura (Seinfra), que ocupava desde 2019.