Especial Coronavírus (COVID-19) - Leia notícias e saiba tudo sobre o assunto. Clique aqui.

CALAMIDADE

Com Trad internado, mulheres representam MS em votação remota do Senado

Simones Tebet e Soraya Thronicke estão em Mato Grosso do Sul
20/03/2020 16:37 - Yarima Mecchi


 

Pela primeira vez na história do Senado Federal, com 196 anos, os parlamentares realizaram uma votação remota e representando Mato Grosso do Sul estavam a presidente da Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ), Simone Tebet (MDB), e Soraya Thronicke (PSL). Também do Estado, Nelson Trad Filho (PSD) está internado desde quarta-feira (18) por conta de complicações dos sintomas do novo coronavírus (Covid-19).  

A sessão remota foi por conta do projeto de decreto legislativo que reconhece que o País está em estado de calamidade pública em razão da pandemia do coronavírus. De acordo com a assessoria de imprensa da Casa, “a medida foi tomada como uma precaução dos senadores, engajados em evitar a propagação da Covid-19. A sessão de votação começou às 11h (horário de Brasília) e durou cerca de duas horas até a proclamação do resultado.O texto aprovado com 75 votos,o Projeto de Decreto Legislativo (PDL) 88/20, foi promulgado imediatamente e precisa ser publicado para começar a valer”.  

Durante o pronunciamento do seu voto, Soraya parabenizou a ação do Senado, dos funcionários, e também dos profissionais da saúde que estão trabalhando no controle da pandemia. “Quero parabenizar todos, não é fácil para ninguém, os empresários estão se esforçando, todo mundo, são os brasileiros dando as mãos. Quero desejar breve recuperação para os senadores Nelsinho, Prisco e o nosso presidente, Davi Alcolumbre, e agradecer ao Major Olímpio que dê muita saúde, para continuar trabalhando pelo povo brasileiro. O Brasil vai superar todas as expectativas nessa situação tão grave e que Deus está com todos nós”, citando o senador do Ceará, Prisco Bezerra (PDT), e votando favorável ao decreto.

Durante o seu voto a senadora Simone Tebet foi mais objetiva e declarou apenas que  era favorável ao decreto. “Senadora Simone Tebet, por Mato Grosso do Sul, vota sim senhor presidente”, disse a parlamentar. Ambas estão em isolamento porque tiveram no mesmo ambiente que o senador Trad, mas no começo da tarde de hoje (20) o resultado de Tebet foi divulgado e deu negativo para o vírus.  

Sessão histórica

Como o presidente do Senado, Davi Alcolumbre (DEM), está se recuperando da Covid-19, quem presidiu a sessão deliberativa foi o senador Antonio Anastasia (PSD-MG), primeiro-vice-presidente da Casa. Ele coordenou os trabalhos de uma sala do Senado, onde foi possível ouvir todos os senadores conectados por computadores e aparelhos eletrônicos.

*Com Agência Senado

 

 

Felpuda


Na troca de alfinetadas entre partidos que não se entenderam até agora sobre eventual aliança, uma outra peça está surgindo: trata-se do levantamento completo sobre investimentos feitos, recursos liberados, parcerias em todas as áreas, além do prazo de quando tudo isso começou. Caso os palanques venham a ficar distanciados, a divulgação será feita à exaustão durante a campanha eleitoral, para mostrar quem é quem na história. Os bombeiros continuam atuando.