Política
ELEIÇÕES 2022

Confira regras que emissoras de rádio e TV devem seguir a partir de hoje

Com o início do calendário eleitoral, existem restrições quanto a divulgação de conteúdos sobre as eleições

Valesca Consolaro

06/08/2022 12:20

 

A partir deste sábado (6), emissoras de rádio e televisão de todo o país estão sujeitas a uma série de restrições previstas por lei. Desse modo, existem regras quanto a divulgação de conteúdos sobre as eleições.

Conforme divulgado pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), as medidas visam garantir que todos os candidatos recebam um tratamento igual pelos meios de comunicação.

Logo, os veículos trabalham mediante concessão pública, buscando evitar que o posicionamento político-ideológico das eleitoras e dos eleitores seja influenciado de alguma forma.

Segundo o TSE, a partir de hoje, não será mais possível transmitir imagens de realização de pesquisa ou de qualquer tipo de consulta popular de natureza eleitoral em que seja possível identificar a pessoa entrevistada, ou na qual haja manipulação de dados, ainda que seja em formato de entrevista jornalística.

“As emissoras também não poderão mais veicular ou divulgar filmes, novelas, minisséries ou qualquer outro programa que promova ou critique – mesmo que de maneira velada – candidata, candidato, partido político, federação ou coligação”, destacou o TSE.

A única exceção para a abordagem de assunto políticos fica exclusiva aos programas jornalísticos ou debates políticos.