Clique aqui e veja as últimas notícias!

CPI DA COVID

CPI produz provas e alimenta 8 investigações de órgãos de controle antes mesmo de conclusão

O relatório do senador Renan Calheiros (MDB-AL) listará responsáveis por crimes na pandemia
12/10/2021 10:48 - FOLHAPRESS


A investigação feita pela CPI da Covid no Senado já alimentou com provas ou provocou a abertura de pelo menos oito procedimentos em curso em seis órgãos de controle, antes mesmo da conclusão e compartilhamento do relatório final, cuja votação está prevista para o próximo dia 20.

O relatório do senador Renan Calheiros (MDB-AL) listará responsáveis por crimes na pandemia, sugerirá indiciamentos e aprofundamento de apurações e será encaminhado aos órgãos responsáveis por investigar e pedir punição na Justiça. 

O presidente Jair Bolsonaro será um dos responsabilizados no relatório do senador. As descobertas feitas pela CPI, porém, já reverberam em processos diversos. 

A comissão avançou em diferentes frentes, acumulou um volume expressivo de documentos e conseguiu materializar provas de crimes, omissões e irregularidades no enfrentamento da pandemia. 

Isso levou ao uso de parte desse material pelos órgãos de controle.

Há na fila, inclusive, pedidos de compartilhamento de provas feitos por instituições especialmente pelo uso indiscriminado de drogas sem eficácia para Covid-19. 

Cremesp (Conselho Regional de Medicina de São Paulo) e ANS (Agência Nacional de Saúde Suplementar) pediram documentos do caso da Prevent Senior.

No TCU (Tribunal de Contas da União), a comissão constituída para fazer uma investigação interna sobre a atuação do auditor Alexandre Figueiredo Costa Marques usou provas reunidas pela CPI. 

Últimas notícias