A bancada federal sul-mato-grossense começa a se articular para ocupar vagas nas 25 comissões permanentes da Câmara dos Deputados, que começaram a ser instaladas nesta quarta-feira (10).
Esses colegiados, que funcionarão de forma presencial, são importantes porque possibilitam relatorias e defesa de projetos com assuntos de apelo popular e, em alguns casos, aprovação de matéria sem que tenham de ir ao plenário.
A Comissão Mista de Orçamento (CMO) foi a primeira a iniciar os trabalhos. Ela foi instalada com a eleição da deputada Flávia Arruda, do PL-DF, para ocupar a presidência até o fim de março, quando será extinta e outros integrantes serão indicados.
Ela já foi cotada para o cargo no ano passado pelo grupo que apoiou a candidatura de Arthur Lira à presidência da Câmara, mas um embate com o ex-presidente da Casa Rodrigo Maia (DEM), que queria outro nome, impossibilitou que o colegiado fosse instalado. Esse foi um dos motivos para o atraso na votação do Orçamento da União deste ano.
A proposta agora é votar a peça orçamentária até o fim deste mês. Desse colegiado fazem parte dois deputados sul-mato-grossenses: Beto Pereira (PSDB) e Loester Trutis (PSL). Pereira disse que não estará “presidindo nenhuma comissão. Em princípio, vou compor a Comissão Mista de Orçamento como membro titular”.
Já Trutis explicou que sua “indicação vem do acordo dos partidos com o Planalto, priorizando os deputados que têm alinhamento com a pauta econômica do ministro da Economia”. Ele é suplente.
O parlamentar solicitou ao partido sua indicação para a Comissão de Segurança Pública e Combate ao Crime Organizado.