Clique aqui e veja as últimas notícias!

CÂMARA

Deputados de Mato Grosso do Sul já se articulam por vagas em comissões

No primeiro dia, Estado emplacou dois deputados federais na Comissão Mista de Orçamento
11/02/2021 10:00 - Clodoaldo Silva


A bancada federal sul-mato-grossense começa a se articular para ocupar vagas nas 25 comissões permanentes da Câmara dos Deputados, que começaram a ser instaladas nesta quarta-feira (10). 

Esses colegiados, que funcionarão de forma presencial, são importantes porque possibilitam relatorias e defesa de projetos com assuntos de apelo popular e, em alguns casos, aprovação de matéria sem que tenham de ir ao plenário.  

A Comissão Mista de Orçamento (CMO) foi a primeira a iniciar os trabalhos. Ela foi instalada com a eleição da deputada Flávia Arruda, do PL-DF, para ocupar a presidência até o fim de março, quando será extinta e outros integrantes serão indicados.

Últimas notícias

Ela já foi cotada para o cargo no ano passado pelo grupo que apoiou a candidatura de Arthur Lira à presidência da Câmara, mas um embate com o ex-presidente da Casa Rodrigo Maia (DEM), que queria outro nome, impossibilitou que o colegiado fosse instalado. Esse foi um dos motivos para o atraso na votação do Orçamento da União deste ano.

A proposta agora é votar a peça orçamentária até o fim deste mês. Desse colegiado fazem parte dois deputados sul-mato-grossenses: Beto Pereira (PSDB) e Loester Trutis (PSL). Pereira disse que não estará “presidindo nenhuma comissão. Em princípio, vou compor a Comissão Mista de Orçamento como membro titular”.

Já Trutis explicou que sua “indicação vem do acordo dos partidos com o Planalto, priorizando os deputados que têm alinhamento com a pauta econômica do ministro da Economia”. Ele é suplente.

O parlamentar solicitou ao partido sua indicação para a Comissão de Segurança Pública e Combate ao Crime Organizado.