Atendendo a determinação:
TRIBUNAL REGIONAL ELEITORAL DE MATO GROSSO DO SUL
CARTÓRIO DA 035ª ZONA ELEITORAL DE CAMPO GRANDE MS
REPRESENTAÇÃO nº 0600064-13.2020.6.12.0035
REPRESENTANTE: ELEIÇÃO 2020 SÉRGIO FERNANDO RAIMUNDO HARFOUCHE PREFEITO
Advogados do(a) REPRESENTANTE: HUMBERTO SÁVIO ABUSSAFI FIGUEIRO - MS6067, VINÍCIUS CARNEIRO MONTEIRO PAIVA - MS14445, BIANCA CHIESSE BASTOS - MS22817
REPRESENTADO: CORREIO DO ESTADO LTDA
Juiz: Dr. THIAGO NAGASAWA TANAKA
O Promotor Sérgio Harfouche continua sendo candidato a prefeito de Campo Grande, diferente do que foi noticiado anteriormente neste jornal.
A candidatura não foi suspensa. A notícia correta é que o Tribunal Regional Eleitoral (TRE) suspendeu os trâmites do registro de candidatura e também das impugnações, que são as ações abertas pelos representantes de rivais na disputa: Marquinhos Trad (coligação “Avançar e Fazer mais”, composta pelos partidos PDS, PSDB, Patriota, PTB, PSB, Cidadania, Republicanos, DEM, REDE e PC do B) e Esacheu Nascimento (diretório municipal do PP).
Entenda o caso – Os rivais tentam impugnar a candidatura de Harfouche, alegando que ele não pode se candidatar porque é membro do Ministério Público (MPMS). No entanto, não existe impedimento no caso dele porque a carreira no MPMS se iniciou 12 anos antes da Emenda Constitucional nº 45 de 2004, que passou a aplicar as mesmas regras de inelegibilidade dos magistrados a membros do MP.
Esse mesmo argumento foi levantado por rivais em 2018, quando Harfouche foi o candidato ao cargo de senador. Porém, o TRE/MS decidiu que ele poderia concorrer sem se afastar definitivamente do MP, porque ingressou na carreira em data anterior à Emenda 45.
Harfouche explica que essa suspensão da análise do registro e das impugnações dos adversários só aconteceu porque ele pediu que outro juiz julgue esses pedidos de impugnação, já que o que está com o caso pode ser parcial por ser um inimigo público e contrário aos seus valores. Esse pedido da troca de juiz travou o processo de impugnação. “Tenho recebido apoio de muitas pessoas que nem sabiam da minha candidatura e agora ficaram sabendo. Agradeço a cada um que apoia minha candidatura, junto ao vice André Salineiro. Seguimos com a campanha normalmente, enquanto a Justiça trabalha, porque sabemos que nossa candidatura é legal", afirma Harfouche."