Política

VEREADOR CAMPO GRANDE

A+ A-

Educação será bandeira de Tiago Vargas: "Ela salvou minha vida"

Ex-policial, Tiago Vargas, vereador mais votado da Capital, mora no Jardim Los Angeles e quer mais oportunidades na periferia

Continue lendo...

Candidato a vereador mais votado em Campo Grande nas últimas eleições, com 6.202 votos, Tiago Vargas (PSD) é ex-policial civil e mora até hoje no bairro onde nasceu, o Jardim Los Angeles, região sul da Capital e que, até o início da década passada, era uma das regiões mais violentas da cidade.  

Demitido da Polícia Civil após vários processos administrativos, Vargas ficou conhecido por liderar movimentos grevistas na instituição. 

Filiado ao PSD, do prefeito Marcos Trad, promete lutar pela bandeira que o permitiu superar as dificuldades para chegar onde chegou: a educação.  
 

últimas notícias 
 

Ex-servidor da segurança pública, Vargas promete defender não somente o setor pelo qual passou, mas também o combate à criminalidade, seja ela a violenta ou do colarinho branco.  

Sobre a educação, Vargas disse que foi ela que abriu as portas para ele. 

No Jardim Los Angeles, onde mora, muitos garotos da geração dele ou foram assassinados ou se envolveram com o crime. Tiago superou todas estas dificuldades e diz que o ensino público foi sua “salvação”. “Me abriu as portas”, alega.

 

SALVOU MINHA VIDA

“A educação salvou minha vida, pois eu moro em um bairro que já foi considerado um dos mais perigosos do Estado. Além disso, estudei na escola estadual Marçal de Souza Tupã-y, a qual já foi considerada a pior instituição de ensino público para se trabalhar em Mato Grosso do Sul, devido à taxa alta de criminalidade na região. Portanto, eu sou um exemplo do que a educação é capaz e o quanto ela pode ser transformadora nos jovens mais pobres”, destaca.  

Após concluir o Ensino Médio, o ex-policial se formou em História pela Uniasselvi. Depois de graduado, lecionou na Marçal, a escola em que ele concluiu seu Ensino Médio. 

“Veja como educação é importante, eu fui professor na escola onde eu estudei. Com o ensino público também fui capaz de correr atrás do meu objetivo de ser policial. Na minha época, tínhamos dois sonhos: um deles era ser jogador de futebol, e o outro, ser policial. Eu optei pela segundo, sendo que em 2013 prestei o concurso para investigador e passei como o terceiro melhor colocado”, ressalta.

Nessa linha, Vargas afirmou que pretende usar as escolas dos bairros periféricos da Capital para viabilizar cursinhos preparatórios para concursos públicos. 

“Existem muitos cursinhos que preparam alunos de baixa renda para o Exame Nacional do Ensino Médio [Enem], que serve para ingressar na faculdade. No entanto, não existem aqueles que preparam para prestar concursos. Assim como aconteceu comigo, o concurso público pode mudar a realidade de um jovem pobre”, argumenta.  

DEMISSÃO

Depois de ter sido professor e ter ingressado na Polícia Civil, Vargas foi excluído da instituição. 

Foi a atuação dele, controversa – pois há quem elogie e quem critique –, que o ajudou a se tornar conhecido.  

Ele foi exonerado em julho deste ano por cometer nove infrações disciplinares previstas na Lei Complementar nº 114/2005, que dispõe sobre os direitos e as obrigações dos membros da instituição. 

Ainda conforme a corporação, a conduta do ex-policial, combinada a infrações disciplinares do Art. 172 da Lei Orgânica, prevê pena de demissão.

Segundo Tiago, os motivos da demissão dele se deram pelas denúncias feitas contra a administração estadual.  

“Esse fato nunca ocorreu dentro da instituição. Eles alegaram que minha conduta não condizia com os parâmetros impostos pela instituição. Isso me doeu muito, pois não foi apenas uma exclusão; viramos policiais devido a um sonho. Eu não entrei na instituição apenas atrás de estabilidade e salário, eu prestei o concurso porque ser investigador era um objetivo de vida”, lamentou.  

Vargas se candidatou pelo PSD, partido do prefeito eleito Marcos Trad, que foi apoiado pelo PSDB do governador Azambuja, alvo de muitas de suas críticas quando era policial. 

Questionado pelo Correio do Estado se esse fato não seria contraditório, o ex-investigador afirmou que seu mandato será independente.  

“Estou no PSD porque foi o único partido que me abriu as portas. Os dirigentes da legenda me procuraram e falaram que queriam me lançar candidato. No entanto, meu mandato será independente, como foi minha campanha. Eu não levantei bandeira de nenhum candidato a prefeito, eu fiz ela sozinho, com poucos recursos e com a ajuda da minha mãe, a qual foi minha maior cabo eleitoral. Portanto, o que for de benefício à população, estarei com o prefeito Trad, o que não for, terei minha independência”, relatou.

REDES SOCIAIS

Desde então, o vereador eleito intensificou ainda mais sua atuação nas redes sociais. Hoje com 45 mil seguidores no Instagram, Vargas afirmou que as mídias sociais foram fundamentais para a vitória expressiva que teve nas urnas, alcançando o posto de vereador mais bem votado, com 6.202 votos conquistados.

“Acredito que as redes sociais foram fundamentais na minha vitória. Somando o Instagram e meu perfil no Facebook, tenho pouco mais de 100 mil seguidores, e esse fato refletiu no número de votos que eu tive”, avaliou.  

Fale com o vereador através da mídias sociais: 

Facebook 

https://www.facebook.com/tiago.vargasii.3

Twitter 

@tiagovargasms

Instagram

https://www.instagram.com/tiagovargasms/?hl=pt-br

QUATRO FRENTES

Filho de empregada doméstica, Tiago falou que sua campanha foi, assim como será o seu mandato, baseado em quatro frentes: segurança pública, na qual é oriundo; combate à corrupção, o que fomentou sua atuação política; saúde; e educação. Essa última, segundo o vereador eleito, é o seu principal foco, pois, de família pobre, o ensino público foi capaz de mudar a sua realidade. 

Tiago Vargas – Vereador mais votado de Campo Grande toma posse do cargo

Neste ano os municípios assistiram prefeitos e vereadores tomarem posse dos cargos conquistados nas Eleições Municipais de 2020. 

Campo Grande, por sua vez, assistiu Tiago Vargas, vereador eleito mais votado da cidade, assumir a função pela primeira vez.

Vargas se destacou nas eleições principalmente em razão das suas ferrenhas críticas à corrupção, ganhando prestígio perante a comunidade e diversos setores econômicos. 

Com isso, dá início, nesse ano, à carreira política efetiva.

Ex-policial civil, ele traz promessas que envolvem a segurança pública e o combate aos desvios dos cofres públicos. 

Dessa forma, pode ser crucial para o desenvolvimento da população da cidade de Campo Grande.

Tiago Vargas: Conheça trajetória do vereador mais votado de Campo Grande

Tiago Henrique Vargas conquistou o feito de ser o vereador mais votado da cidade de Campo Grande, Mato Grosso do Sul, em seu primeiro ano de candidatura e, ainda, no auge dos seus 32 anos.

Vargas, contudo, não possui família com tradições na política e sequer exercia cargos comissionados ou próximos à área anteriormente. 

Em verdade, ele vem de uma trajetória profissional dentro da polícia.

Sua carreira teve início aos 15 anos, quando precisou largar os estudos para trabalhar. 

Assim, exerceu funções de repositor de mercadorias a açougueiro, conseguindo concluir o ensino médio pro meio da Educação de Jovens e Adultos, EJA.

A partir de então, passou a se dedicar aos estudos para integrar os batalhões da polícia. 

Conseguiu o grande feito de ser aprovado em 10 concursos da Polícia Civil, atuando dentro da corporação, no Mato Grosso do Sul, entre 01º de setembro de 2014 e julho de 2020.

Somente ao finalizar a sua carreira enquanto policial é que Tiago Vargas realmente passou a olhar para a política com outros olhos, percebendo nela a possibilidade de transformação social e de controle dos agentes do estado de forma mais firme.

Tiago Vargas se elege pelo PSD com 6.202 votos aos 32 anos de idade

O ex-policial civil, que deixou a corporação ainda em julho do ano passado, possui também formação em História pela Uniasselvi. 

Porém, ao invés de se dedicar às salas de aula e pesquisas, foi a política que falou mais alto.

Isso, pois, Tiago Vargas se destacou perante a população campo-grandense ao passar a denunciar casos de corrupção e atuar ativamente contra eles. 

Assim, deu voz às indignações da população que vê as solução para suas dificuldades sendo colocadas de lado em troca do uso do dinheiro público de forma indevida por alguns representantes do povo.

Foi tudo isso que fomentou em Tiago Vargas a ideia de trabalhar mais ativamente para mudar esse quadro e, assim, restabelecer a confiança da população em seus representantes.

Para isso, deu o pontapé inicial de sua carreira política no ano passado, ao se candidatar pelo PSD (Partido Social Democrático) a uma vaga no legislativo municipal de Campo Grande.

E as respostas que recebeu da população da capital do Mato Grosso do Sul foram surpreendentes. 

Afinal, aos 32 anos Tiago conquistou o feito de ser o vereador mais votado de Campo Grande nas Eleições Municipais de 2020.

Obtendo um total de 6.202 votos, ele é um dos políticos que desponta para diversificar a composição da Câmara de Vereadores local. 

Assim, poderá colocar em prática seus ideais por meio da elaboração de leis e da fiscalização quanto ao seu cumprimento. 

29 vereadores assumem a Câmara Municipal Legislativa de Campo Grande

Tiago Vargas assumiu, no último dia 01º de janeiro, o cargo de vereador ao lado de outros 28 candidatos aprovados. 

Destes, 12 são reeleitos, enquanto os demais aparecem de maneira inédita na casa legislativa.

Todos eles, independentemente de novatos ou não na função, assumem um importante papel para a população campo-grandense. 

Ele inclui a proximidade com a comunidade, a escuta de seus problemas e a busca de soluções.

Assim, cabe a Tiago Vargas e a seus colegas desenvolver leis que realmente fazem jus aos problemas que a população de Campo Grande enfrenta. 

É por meio delas que se faz possível garantir o desenvolvimento da comunidade de forma saudável e independente.

Porém, não apenas o desenvolvimento de leis se faz necessário. 

Também, a revisão de outras normas municipais que eventualmente não sejam compatíveis com as necessidades da população, bem como a fiscalização do cumprimento das regras.

 

  • Posse: 01/01/2021
  • Nome: Tiago Vargas
  • Partido: PSD
  • Votos: 6202
  • Nascimento: 22/07/1988
  • Naturalidade: Campo Grande-MS
  • Estado Civil: Solteiro
  • Escolaridade: Superior Completo
  • Telefones: (67) 3316-1632 / 1633
  • E-mail: [email protected]
  • Assessoria de Imprensa: -

 

Fale com o vereador através da mídias sociais: 

Facebook 

https://www.facebook.com/tiago.vargasii.3

Twitter 

@tiagovargasms

Instagram

https://www.instagram.com/tiagovargasms/?hl=pt-br

Recebidos pagos

Líder da oposição quer lista de presentes recebidos por Lula e Janja em viagens

Segundo Barros, as "mais de 15 viagens" de Lula não proporcionaram "efeitos positivos para o Brasil até o momento", o que justifica o pedido de "fiscalização"

18/04/2024 18h00

EBC

Continue Lendo...

O deputado federal Filipe Barros (PL-PR), líder da oposição na Câmara dos Deputados, solicitou acesso à lista de presentes recebidos pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e pela primeira-dama Rosângela Lula da Silva (PT) durante as viagens internacionais e nacionais realizadas por eles. O parlamentar argumenta que a situação dos 231 itens recebidos pelo casal do primeiro dia do mandato até 2 de maio de 2023, revelados pelo Estadão, "gera controvérsias".

O requerimento de acesso aos dados, protocolado nesta quarta-feira, 17, solicita ao ministro-chefe da Secretaria-Geral da Presidência, Márcio Macêdo (PT), além da lista detalhada de presentes recebidos entre o início do mandato de Lula e o dia 16 de abril de 2024, informações sobre o encaminhamento dado aos itens e os valores gastos com alimentação durante as viagens do presidente. Procurada pelo Estadão, a Secretaria-Geral da Presidência ainda não se manifestou.

Segundo Barros, as "mais de 15 viagens" de Lula não proporcionaram "efeitos positivos para o Brasil até o momento", o que justifica o pedido de "fiscalização" que tem como objetivo o "esclarecimento da situação". Ainda, o deputado menciona a decisão do Tribunal de Contas da União (TCU) de auditar o recebimento dos bens dados a Lula em 2023, antes do fim da gestão do mandatário.

Os presentes recebidos pelo presidente são catalogados pela Diretoria de Documentação Histórica, que faz parte do gabinete da Presidência. Em junho de 2023, o órgão admitiu que a lista contendo os bens dados a Lula, sendo 63 deles internacionais, poderia estar incompleta.

Caso das joias

No caso das joias que o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) tentou trazer ilegalmente para o País, o Estadão revelou que diversos servidores foram mobilizados para impedir justamente esta etapa do cadastro. O colar, anel, relógio e o par de brincos de diamantes avaliados em R$ 16,5 milhões eram um presente do príncipe da Arábia Saudita, Mohammed bin Salman al Saud, e foram apreendidas no aeroporto de Guarulhos quando Bolsonaro e a então primeira-dama, Michelle Bolsonaro, voltaram da viagem.

A fim de liberar os presentes, o ex-presidente atuou pessoalmente e ainda acionou três ministérios para forçar a liberação dos itens que estavam na mochila de um militar, assessor do então ministro de Minas e Energia, Bento Albuquerque Ao todo, foram oito tentativas para que Bolsonaro ficasse com as joias.

A revelação gerou tanto impacto que, em junho do ano passado, Janja e Lula cancelaram um jantar com o príncipe em Paris para evitar a má repercussão causada pelo encontro.

 

Campo Grande

Ademar Jr. vai assumir a Secretaria Municipal de Inovação e Desenvolvimento Econômico

A nomeação foi publicada, nesta quinta-feira (18) no Diogrande; Ademar esteve a frente de pastas estratégicas do governo de Mato Grosso Sul

18/04/2024 17h10

Com perfil técnico atuou em diversas pastas do governo do Estado Divulgação Funtrab

Continue Lendo...

O prefeita Adriane Lopes nomeou, na tarde desta quinta-feira (18), o médico-veterinário Ademar Silva Junior, para assumir o comando da Secretaria Municipal de Inovação e Desenvolvimento Econômico (Sidragro).

A nomeação foi publicada, nesta quinta-feira (18), no Diário Oficial de Campo Grande (Diogrande). Ademar assume a vaga de Adelaido Vila, que deixou a pasta para disputar uma cadeira na Câmara Municipal nas eleições deste ano. Vila, durante todo o período em que comandou a pasta, cumulou a o cargo de secretário com o de presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas de Campo Grande (CDL). 

Próximo à senadora Tereza Cristina (PP), foi convidado para auxiliar a equipe de transição de trabalho quando ela assumiu o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento do Brasil.

Ademar trabalhou com Tereza Cristina enquanto ela esteve a frente como secretária de Estado do Desenvolvimento Agrário, da Produção, da Indústria, do Comércio e do Turismo de MS (pasta que deu lugar para a Semadesc).

Experiente, Ademar Silva, atuou como secretário-adjunto da Secretaria de Estado de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação (Semadesc) e posteriormente assumiu como diretor-presidente da Fundação do Trabalho de Mato Grosso do Sul (Funtrab) no governo de Mato Grosso do Sul.

Além disso atuou como presidente da Federação da Agricultura e Pecuária do Mato Grosso do Sul (Famasul); superintendente de Indústria e Comércio e Turismo da Seprotur (hoje Secretaria de Estado de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação); presidente do Conselho Curador da Fundação Educacional para o Desenvolvimento Rural (Funar); presidente do Conselho Administrativo do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar AR/MS); vice-presidente de Finanças da Confederação de Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA);  presidente da ANATER, contribuindo sobremaneira para o desenvolvimento sustentável do Estado sul-mato-grossense.

Assine o Correio do Estado

 

 

 

 

NEWSLETTER

Fique sempre bem informado com as notícias mais importantes do MS, do Brasil e do mundo.

Fique Ligado

Para evitar que a nossa resposta seja recebida como SPAM, adicione endereço de

e-mail [email protected] na lista de remetentes confiáveis do seu e-mail (whitelist).