No pleito de 2020, sete parlamentares estão disputando eleições para o cargo de prefeito em Mato Grosso do Sul.
Desse montante, cinco são deputados estaduais e dois federais. Caso algum deles saia vencedor, vagas podem ser abertas tanto na Assembleia Legislativa quanto na Câmara dos Deputados.
Entre os sete parlamentares, os dois postulantes federais são: Dagoberto Nogueira, lançado pelo PDT, e Loster Trutis, que pode disputar pelo PSL.
Ambos os deputados disputam o cargo do Executivo municipal em Campo Grande. A chapa do pedetista Dagoberto Nogueira traz como vice Kelly Costa.
Caso seja eleito, quem assumirá sua vaga na Câmara dos Deputados será o primeiro suplente da sigla, Wilton Acosta (Republicanos).
O parlamentar do PSL ainda não está confirmado como candidato a prefeito. O deputado Loester Trutis se encontra em um imbróglio judicial com o vereador de Campo Grande Vinícius Siqueira.
A sigla trabalhava com o nome de Siqueira, porém o deputado federal Loester Trutis anunciou sua pré-candidatura de última hora e acabou vencendo o correligionário.
Em razão da manobra, a presidente estadual da sigla, Soraya Thronicke, destituiu o diretório municipal encabeçado pelo deputado federal.
No mesmo dia, ela e Siqueira protocolaram na Justiça impugnação da candidatura de Trutis.