Política

DESOBEDIÊNCIA

Juiz confirma prisão de prefeito de Aquidauana

Juiz confirma prisão de prefeito de Aquidauana

ADILSON TRINDADE

30/08/2012 - 00h00
Continue lendo...

O juiz eleitoral José de Andrade Neto, de Aquidauana, confirmou a prisão do prefeito Fauzi Suleiman (PMDB) na decisão que negou o pedido de direito de resposta para se defender da publicação da notícia no Correio do Estado sobre a detenção ocorrida no dia 14 deste mês por desobediência judicial. Fauzi considerou ofensiva à sua honra a matéria jornalística relatando a prisão. Para o prefeito, a publicação teve como o “intuito tão somente de denegrir a sua imagem, enganando e tentando manipular os leitores/eleitores com notícia sabiamente falsa”.

Na sua decisão, o juiz desmontou a versão do prefeito ao destacar que a notícia “não se originou de invenção ou de criação do jornal representado, mas teve como base um fato efetivamente existente e verdadeiro”.

Segundo o magistrado, por mais que Fauzi Suleiman “busque distorcer a realidade, através de uma interpretação simplória de palavras, o fato é que ele efetivamente foi detido pela autoridade policial e encaminhado à Delegacia de Polícia, em razão de haver desobecido uma ordem judicial”, que é considerado crime.

Leia mais no jornal Correio do Estado
 

Projeto Comprova

Vídeo não mostra Musk dizendo que suspensão do X no Brasil teria sido "jogo sujo"

Conteúdo foi fabricado utilizando uma dublagem falsa, com o intuito de enganar o público

11/10/2024 08h15

Continue Lendo...

Falso

É falso o vídeo que circula no TikTok e mostra o empresário Elon Musk dizendo que a suspensão do X no Brasil “foi um jogo sujo”. O trecho utilizado pelo autor da postagem é de um discurso do empresário em um evento da Tesla, feito em junho deste ano, antes mesmo da suspensão da plataforma no Brasil, e o tema não foi abordado. O vídeo acrescenta às imagens uma dublagem falsa.

Conteúdo investigado: Vídeo mostra Elon Musk discursando em um evento. O áudio, em português, supostamente uma dublagem do que foi dito por Musk, indica que o empresário estaria parando sua apresentação para comentar o desbloqueio do X no Brasil, alegando que “foi um jogo sujo”, e que “o medo deles [autoridades brasileiras] era outro”, era “o poder de vocês, o poder de falar sem filtros, sem amarras” e que havia sido uma “guerra”.

Onde foi publicado: TikTok.

Conclusão do Comprova: O vídeo utilizado pelo autor da postagem foi feito durante a participação de Musk no “2024 Annual Stockholder Meeting”, um encontro anual da Tesla realizado em Austin, no Texas, no dia 13 de junho de 2024, dois meses e quatro dias antes do X fechar o escritório no Brasil após decisões do judiciário brasileiro. Conforme checado pelo Comprova, o conteúdo da dublagem é inventado, e não tem relação com a fala de Musk na ocasião.

Segundo a dublagem, Musk teria dito que tentaram de tudo para derrubar a plataforma por meio de “bloqueios, acusações, pressão de todo lado”. Teria, ainda, prometido seguir na luta para evitar que “eles” continuem “tentando controlar o que você fala”. Além de ter ocorrido antes do bloqueio do X no Brasil – e, consequentemente, antes da liberação da plataforma -, o tema não foi pauta do discurso do empresário durante o evento de junho.

Observa-se também que, para dificultar a identificação de onde foi feita a fala, o autor da postagem “espelhou” o vídeo, de forma que o letreiro que aparece atrás de Musk não pode ser lido facilmente.

Até o momento, Elon Musk ainda não se pronunciou oficialmente sobre o desbloqueio da rede social no Brasil, que ocorreu em 8 de outubro. Um perfil oficial da plataforma emitiu um comunicado afirmando que o “X tem orgulho de estar de volta ao Brasil” e que continuará a “defender a liberdade de expressão, dentro dos limites da lei”.

O Comprova entrou em contato com o autor do vídeo, mas não obteve resposta até o momento da publicação deste material.

Falso, para o Comprova, é o conteúdo inventado ou que tenha sofrido edições para mudar o seu significado original e divulgado de modo deliberado para espalhar uma falsidade.

Alcance da publicação: O Comprova investiga os conteúdos suspeitos com maior alcance nas redes sociais. Até o dia 9 de outubro, apenas um dia após a publicação, o conteúdo já havia recebido mais de 125 mil visualizações, além de 15,5 mil curtidas, 3,2 mil comentários e 1,3 mil compartilhamentos.

Fontes que consultamos: Discurso de Elon Musk no evento da Tesla e perfis oficiais do empresário e do X nas redes sociais.

A liberação do X no Brasil

No dia 29 de agosto deste ano, o ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), determinou a suspensão imediata e completa do funcionamento do X (antigo Twitter) no Brasil. Antes da suspensão, a empresa anunciou o fechamento de seu escritório no Brasil em 17 de agosto, em protesto contra as decisões do ministro do STF.

A decisão pela suspensão da plataforma ocorreu por descumprimento de ordem judicial emitida pela Suprema Corte, que exigia a nomeação de um novo representante legal da empresa no país. Na ocasião, o STF notificou a empresa diretamente pela plataforma X. A empresa, no entanto, não cumpriu a ordem no período estipulado.

De acordo com o Supremo, a ausência de um representante legal no Brasil dificultou o cumprimento de ordens judiciais, como a remoção de conteúdos considerados ilegais. Ao determinar a suspensão imediata do X, Moraes solicitou diretrizes às empresas Apple, Google e provedores de internet, para que retirassem aplicativos VPN das lojas a fim de impedir o acesso à rede social em território nacional.

No entanto, horas depois da decisão sobre o bloqueio ter sido expedida, o ministro recuou sobre a retirada de aplicativos de VPN das lojas virtuais.

Após diversos ataques de Musk ao ministro do Supremo, em 20 de setembro, 22 dias depois do bloqueio do X no Brasil, a plataforma indicou a advogada Rachel de Oliveira Villa Nova como representante legal no Brasil. Ela já tinha desempenhado a mesma função antes do fechamento do escritório da empresa no país.

No dia 26 de setembro, a companhia enviou ao ministro todos os documentos solicitados para a retomada da rede social e bloqueou as nove contas solicitadas nas ordens judiciais.

Além disso, no dia 7 de outubro, a plataforma realizou o pagamento das multas determinadas por Moraes. Elas se referiam ao não cumprimento das ordens do ministro.

Nesta terça-feira (8), o magistrado determinou a liberação do X no país, dando à Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) 24 horas para cumprir a decisão.

Por que o Comprova investigou essa publicação: O Comprova monitora conteúdos suspeitos publicados em redes sociais e aplicativos de mensagem sobre políticas públicas, saúde, mudanças climáticas e eleições e abre investigações para aquelas publicações que obtiveram maior alcance e engajamento. Você também pode sugerir verificações pelo WhatsApp +55 11 97045-4984.

Outras checagens sobre o tema: Essa não é a primeira vez que falas de Musk são “dubladas” de forma mentirosa. Em agosto deste ano, o Comprova mostrou que um vídeo mentia ao afirmar que ele teria dito que Lula “foi nomeado, e não eleito”. Além disso, desde o bloqueio do X no Brasil, o Comprova fez diversas checagens relacionadas ao tema, como quando o X voltou a funcionar temporariamente por causa de troca de servidor, não por pagamento de multa e que é enganoso post que associa queda em ações da Tesla com embates entre Musk e Alexandre de Moraes.

Investigado por: Correio do Estado e Tribuna do Norte.

Verificado por: O Povo; Folha; Terra; Estadão; Nexo e A Gazeta.

SEGUNDO TURNO

Com Bolsonaro e Riedel, Adriane deve concentrar os votos de centro-direita

Se no 1º turno houve uma divisão dessa vertente da política na Capital, agora a candidata do PP é a única representante

11/10/2024 07h13

Manhã de ontem foi marcada pela divulgação de dois vídeos gravados pela senadora Tereza Cristina (PP) com Bolsonaro e Riedel.

Manhã de ontem foi marcada pela divulgação de dois vídeos gravados pela senadora Tereza Cristina (PP) com Bolsonaro e Riedel. Reprodução/Montagem

Continue Lendo...

Neste segundo turno das eleições municipais, a oficialização dos apoios do ex-presidente da República Jair Messias Bolsonaro (PL) e do governador Eduardo Riedel (PSDB) à reeleição da prefeita de Campo Grande, Adriane Lopes (PP), praticamente deve concentrar os votos de centro-direita na atual gestora.

Afinal, no primeiro turno, em razão da aliança entre o PL e PSDB em prol da candidatura do deputado federal Beto Pereira, os votos da ala centro-direita em Campo Grande acabaram ficando divididos entre o tucano e a progressista – fato que não deve ocorrer neste segundo turno do pleito.

No MDB, que a exemplo do PSDB liberou os filiados para votarem, os três deputados estaduais do partido – Marcio Fernandes, Júnior Mochi e Renato Câmara – já definiram que vão acompanhar Riedel neste segundo turno e apoiar a reeleição de Adriane.

“Nós três decidimos caminhar ao lado da prefeita. Eu, particularmente, acredito que o apoio da ala centro-direita da política para a Adriane Lopes é em virtude dos princípios que ela defende e, principalmente, do apoio declarado do nosso governador. No meu caso, isso foi fundamental para a minha decisão, pois sou do time do Eduardo Riedel e seguirei o seu caminho”, reforçou Fernandes.

Conforme fontes ouvidas pelo Correio do Estado, a tendência é de que os filiados aos demais partidos de centro-direita também sigam nesse mesmo caminho, pelo fato de a candidatura da ex-deputada federal Rose Modesto (União Brasil) estar mais próxima dos partidos de esquerda, pois já conta com o apoio do PDT – e o PT caminha no mesmo rumo.

Por isso, o segundo turno das eleições municipais em Campo Grande caminha para a polarização registrada 
no pleito de 2022, quando os filiados aos partidos de centro-direita defenderam a reeleição de Bolsonaro e a militância da esquerda ficou ao lado do então candidato Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

Vídeos

A manhã de ontem foi marcada pela divulgação de dois vídeos gravados pela senadora Tereza Cristina (PP) com Bolsonaro e Riedel. O primeiro foi realizado no fim da tarde desta quarta-feira, em Brasília (DF), enquanto o segundo foi feito ontem, na Capital.

Em ambos, as duas importantes figuras políticas estadual e nacional declararam apoio à reeleição da prefeita Adriane Lopes (PP) neste segundo turno, conforme o Correio do Estado já havia adiantado.

“Olá, amigos de Campo Grande! Estou com a Tereza Cristina aqui, minha eterna ministra, sensacional, da Agricultura. Que saudades do pessoal do agro tem dela, hein?

E nós, de vez em quando, bem de vez em quando, temos um pequeno desentendimento, mas a gente volta realmente com todo o gás, né?

Campo Grande, tudo acertado, segundo turno, página virada, vamos em frente. A Adriane, do PP, é a nossa candidata à reeleição por essa capital”, disse Bolsonaro.

Ele ainda complementou que o PP e o PL estão novamente juntos e que outros partidos também farão parte desta ampla aliança.

“O que mais é importante? É o entendimento da população como um todo pela Adriane na reeleição por mais quatro anos à frente [da Prefeitura] de Campo Grande. Desejo do coração que ela tenha sucesso e, obviamente, entendo também ser o melhor do momento para Campo Grande. É isso mesmo, Tereza?”, perguntou.

27/10

Dia do segundo turno das eleições municipais

Na Capital, 646.198 eleitores estão aptos a votar, mas só 481.399 votaram no 1º turno.Na Capital, 646.198 eleitores estão aptos a votar, mas só 481.399 votaram no 1º turno.

Já a senadora agradeceu o apoio do ex-presidente em ficar ao lado de Adriane na campanha pela sua reeleição.

“Vim aqui pedir o apoio do presidente Bolsonaro, que é muito importante para a reeleição da prefeita Adriane Lopes. Fico muito agradecida, presidente, em dizer para o senhor o seguinte: estamos juntos de novo, né? No caminho natural, que é a direita unida por Mato Grosso do Sul”, ressaltou.

No outro vídeo, o governador também oficializou o apoio dele à reeleição da prefeita.

“Estou aqui conversando com a senadora Tereza Cristina e falando sobre Mato Grosso do Sul, sobre Campo Grande, e o futuro de ambos. Estamos conversando sobre política, e quero declarar o meu voto e o meu apoio a Adriane neste segundo turno, por entender que será o melhor para Campo Grande. Ela reúne as condições para poder avançar em uma transformação que a gente quer ver”, destacou Riedel.

Tereza Cristina agradeceu Riedel pela decisão. “Obrigada, governador. Fico muito feliz pela sua declaração de voto e apoio a Adriane. Estamos juntos, nunca estivemos separados, fomos adversários na eleição no primeiro turno, mas agora esse é o caminho natural. E eu fico muito feliz pela coerência que nós dois temos na política”, finalizou.

 

Assine o Correio do Estado

NEWSLETTER

Fique sempre bem informado com as notícias mais importantes do MS, do Brasil e do mundo.

Fique Ligado

Para evitar que a nossa resposta seja recebida como SPAM, adicione endereço de

e-mail [email protected] na lista de remetentes confiáveis do seu e-mail (whitelist).