Clique aqui e veja as últimas notícias!

MANIFESTAÇÃO POLÍTICA

Manifestantes protestam contra indicação ao STF e reeleições no Congresso

Movimento Vem Pra Rua convoca protestos e organiza carreata em 12 cidades do país
18/10/2020 12:00 - Estadão Conteúdo


Manifestantes realizam atos em 12 cidades neste domingo, 18, para protestar contra a indicação do desembargador federal Kassio Marques ao Supremo Tribunal Federal (STF) e a possibilidade de reeleição dos presidentes da Câmara e do Senado, Rodrigo Maia e Davi Alcolumbre.

De acordo com a organização do movimento Vem Pra Rua, que convocou os protestos, estão previstas carreatas em São Paulo, Rio, Brasília, Curitiba, Goiânia e Manaus, além de outras seis cidades. O formato escolhido - carreata -, segundo o movimento, visa a evitar riscos relacionados ao novo coronavírus.

Em São Paulo, o grupo começou a se reunir por volta das 10h na Praça Charles Miller. O trajeto previsto pelos manifestantes tem cerca de 18 Km de extensão, passando por avenidas importantes da cidade, como Paulista e Vergueiro.

A carreata da capital paulista deve ser encerrada no começo da tarde, na lateral da Assembleia Legislativa de São Paulo.

Reeleição no Congresso

Uma das cobranças feitas pelos manifestantes é que não seja permitida a reeleição dos presidentes da Câmara e do Senado, Rodrigo Maia (DEM-RJ) e Davi Alcolumbre (DEM-AP), ao final do mandato atual.

No sábado, 17, Maia participou de um evento de investidores e afirmou que a questão da reeleição estava encerrada. "Não sou candidato à reeleição. Este assunto está resolvido", afirmou.

Em tese, os dois não podem disputar um novo mandato. Alcolumbre, no entanto, tem se movimentado para tentar um novo período à frente da Casa, sob o argumento de que há brechas na legislação que permitiriam um novo mandato.

"Não me cabe discutir a reeleição do Senado. O presidente do Senado tem cumprido um papel fundamental", desconversou Maia. "A eleição do Senado cabe ao Senado. A eleição da Câmara cabe à Câmara."