Clique aqui e veja as últimas notícias!

CÂMARA DOS DEPUTADOS

Modesto é a 1ª mulher do Estado eleita para Mesa Diretora da Câmara Federal

A deputada do PSDB foi eleita com 398 votos durante eleição na Casa de Leis
03/02/2021 13:40 - Clodoaldo Silva


A deputada federal, Rose Modesto (PSDB-MS), é a primeira mulher sul-mato-grossense a ocupar um dos cargos da Mesa Diretora da Câmara dos Deputados. 

A parlamentar foi eleita com 398 votos, na tarde de hoje (03), para a 3ª Secretaria durante o biênio 2021-2022, após indicação da bancada do PSDB.  

Últimas Notícias

De acordo com a parlamentar, “é uma honra poder ocupar esse cargo na Mesa Diretora da Câmara dos Deputados. Uma secretaria importante, que cuida da parte administrativa, que tem grande responsabilidade por cuidar do uso do dinheiro público". 

Vou trabalhar com transparência para que cada cidadão do Brasil possa acompanhar tudo”, enfatizando que “me sinto honrada e espero que outras mulheres, de nosso Estado e de outros estados, tenham essa oportunidade de ocupar posições importantes, em todas as esferas. Quando uma mulher tem essa oportunidade, toda a sociedade ganha”.

Modesto também enfatizou que vai ter como aliadas na Mesa Diretora todas as deputadas federais, “para que a Câmara priorize a votação de pautas em defesa da mulher”.

As mulheres terão a maior participação da história na Mesa Diretora da Câmara dos Deputados. Dos sete cargos, três serão ocupados por deputadas. Contudo, toda a composição da mesa ficou desta forma (mulheres em negrito):

1ª vice-presidência: Marcelo Ramos (PL-AM);

2ª vice-presidência: André de Paula (PSD-PE);

1ª secretaria: Luciano Bivar (PSL-PE);

2ª: Marília Arraes (PT-PE);

3ª secretaria: Rose Modesto (PSDB-MS);

4ª secretaria: Rosângela Gomes (Republicanos-RJ);

1ª suplência: Eduardo Bismarck (PDT-CE);

2ª suplência: Alexandre Leite (DEM-SP);

3ª suplência: Gilberto Nascimento (PSC-SP);

4ª suplência: Cassio Andrade (PSB-PA).

De acordo com o site da Câmara, a 2ª secretaria trata das relações internacionais da Casa, principalmente da emissão de passaportes. Também cuida dos programas de estágio oferecidos pela instituição.

Já a 3ª, ocupada por Modesto, trata da concessão de licenças médicas e de missões especiais de deputados. A 4ª é responsável pela administração dos apartamentos funcionais da Casa de Leis. 

Assine o Correio do Estado