Clique aqui e veja as últimas notícias!

PANDEMIA

Novo presidente do STF, Luiz Fux testa positivo mas vai estrear na quarta

Substituto de Dias Toffoli conduzirá sua primeira sessão à frente da Casa sem quebrar isolamento doméstico de dez dias, a começar de hoje
14/09/2020 16:53 - Marcos Pierry


Mal tomou posse na presidência do Supremo Tribunal Federal (STF), o ministro Luiz Fux confirmou ser positivo o resultado do teste a que se submeteu para verificar contaminação com o novo coronavírus.

A informação foi divulgada nesta segunda-feira, 14, pela assessoria do STF. Fux tomou posse como presidente do Tribunal na quinta-feira passada (10), substituindo o ministro Dias Toffoli.

Em princípio, Luiz Fux, que tem 67 anos, vai continuar trabalhando e pretende conduzir o plenário remoto em sua primeira sessão ordinária como presidente, marcada para a próxima quarta-feira, 16, diz o comunicado.

A assessoria do Tribunal também informou que o ministro seguirá os protocolos de segurança e ficará em isolamento doméstico pelos próximos dez dias.

O STF tem realizado julgamentos por videoconferência desde o início da pandemia. Fux é o primeiro integrante do Tribunal a contrair a doença.

Após constatar elevação da temperatura corporal, o ministrou foi atendido no Rio de Janeiro e então diagnosticado com a covid-19.

A suspeita é que o magistrado, informa o STF, pode ter contraído o novo coronavírus “em almoço de confraternização familiar no último sábado".