Projeto de Lei autorizando compra da vacina contra Covid-19 pela iniciativa privada foi validado nesta terça-feira (26), pelo senador Nelsinho Trad (PSD) juntamente com o presidente da Fiems Sérgio Longen.
A proposta será apresentada para o Senado por Trad e o objetivo da proposta é que a iniciativa privada possa negociar diretamente com os laboratórios que estão desenvolvendo o imunizante a aquisição de doses para comercialização.
De acordo com Sérgio Longen, a prioridade de investimentos deveria estar voltada à iniciativa privada.
“Tenho trabalhado forte nesse sentido, entendo e confio que a gente consiga superar as discussões políticas sobre esse tema. Eu confio muito na iniciativa privada, tenho certeza que nós precisamos avançar hoje mais na iniciativa privada e menos no Estado", pontuou.
O presidente explica que já havia tentado comprar doses do imunizante no ano passado, mas foi impedido pela proibição da compra por parte da iniciativa privada.
Longen se mostra confiante com o projeto de lei que será apresentado ao Senado por Trad ao Senado.
“No entanto, foi proibida a compra de vacinas contra a doença por parte da iniciativa privada. Agora, o senador Nelsinho Trad me apresentou um esboço de um projeto de lei, que validamos juntos, e será apresentado ao Senado na próxima semana permitindo que empresários possam comprar vacinas contra a Covid-19 onde quiserem”, revelou.
Por fim, Longen diz que se aprovada a proposta, a regulamentação da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), não será um problema.
“Nós queremos ter a condição para avançar nesse sentido. Tenho certeza absoluta que, se o senador Nelsinho Trad conseguir aprovar esse projeto de lei da forma que ele me apresentou, a iniciativa privada vai conseguir imunizar toda a população de Mato Grosso do Sul contra essa doença”.
Nelsinho Trad disse estar trabalhando para a retomada econômica e que aguarda um posicionamento do Governo Federal.
“O projeto de lei está sendo elaborado nesse sentido e estamos aguardando respostas do Governo Federal para apresentá-lo o mais breve possível no Senado Federal”, esclareceu.