Política

JOGADA INESPERADA

A+ A-

Rose Modesto pede para se candidatar, mas acaba perdendo força no PSDB

Deputada federal colocou nome a disposição do partido, diretório reafirmou apoio a Marquinhos

Continue lendo...

Faltando menos de uma semana para o prazo final das convenções, uma jogada da deputada federal Rose Modesto, inesperada para alguns integrantes do PSDB, que já havia declarado apoio à reeleição do prefeito Marcos Trad (PSD), gerou dúvidas e quase embaralhou o jogo da sucessão municipal.  

Rival de Marcos Trad há quatro anos em uma disputa acirrada, decidida no segundo turno, Rose foi ao diretório do partido colocar seu nome à disposição para uma nova candidatura a prefeita. 

O que ela não esperava é que horas depois de manifestar o desejo de se candidatar e de posar para foto ao lado dos presidentes Sérgio de Paula (estadual) e João César Mattogrosso (municipal) esses mesmos dirigentes lançariam nota reiterando que o PSDB apoiará o prefeito Marcos Trad em sua tentativa de reeleição.  

“O PSDB reafirma seu compromisso e sua coerência nas eleições municipais de Campo Grande apoiando a reeleição do prefeito Marquinhos Trad. Temos convicção de que este é o melhor caminho para continuarmos avançando nas ações conjuntas que estão transformando nossa capital e oferecendo melhor qualidade de vida à população”, diz o documento.

Rose também divulgou uma carta, a mesma que entregou ao partido. 

“Passados quatro anos, entendo que uma recandidatura nossa seria o caminho natural do PSDB, tendo em vista o clamor das bases partidárias e da própria população, carente de alternativas nesta próxima eleição”, afirmou.  

O movimento de Rose não foi bem-aceito pela cúpula, que logo enviou nota reafirmando o compromisso com Marcos Trad. Mas chacoalhou as bases tucanas. Ainda há candidatos a vereador que preferem uma candidatura própria.  

Na mesma carta, Rose pede para que, caso o PSDB confirme em convenção o apoio a Marcos Trad, libere ela para apoiar outra candidatura. “Essa independência faz-se necessária neste momento”, afirmou.  

VICE

Presidente da Câmara, o vereador João Rocha é o nome indicado pelo PSDB para ser o vice-prefeito na chapa do prefeito Marcos Trad (PSD). 

A indicação é dupla: há um documento em que 26 dos 29 vereadores pedem que Rocha seja o vice-prefeito na candidatura do PSD, e o PSDB, por meio de Sérgio de Paula e João Cézar Mattogrosso, também prefere o atual presidente da Câmara como vice de Trad.  

“O partido [PSDB], por reciprocidade e sem estabelecer condições, decidiu apoiar a candidatura de Marcos Trad. O meu nome está à disposição do PSD, mas nosso apoio estabelece condições”, explicou Rocha, que frisou que, mesmo se Marcos Trad preferir um vice de outro partido, o acordo é para que o PSDB continue com o atual prefeito e sem candidato próprio.  

A reciprocidade a que Rocha se refere é a de Azambuja. Em 2018, o apoio de Marcos Trad em Campo Grande foi importante para que o atual governador se reelegesse em uma disputa acirrada com o juiz federal aposentado Odilon de Oliveira.

Política

Lula pede um disque-reclamação de seu próprio governo

Presidente pediu que seus auxiliares criem um canal de reclamação, para que as pessoas possam telefonar e assim não ficar "xingando" em público

22/04/2024 22h00

Presidente Luiz Inácio Lula da Silva

Continue Lendo...

O presidente Lula (PT) pediu nesta segunda-feira (22) que os seus auxiliares criem uma espécie de disque-reclamação, para que as pessoas possam telefonar e assim não ficar "xingando a gente" em público.

O pedido do presidente foi feito durante discurso, por ocasião do lançamento do Acredita, um programa para estimular o crédito para empreendedores e famílias de baixa renda, além de renegociar dívidas de pequenos negócios.

O presidente não deu detalhes de sua proposta. "Duas coisas que nós temos que fazer, [ministro da Fazenda, Fernando] Haddad. Uma, e eu não sei se é no ministério do Márcio [França], que a gente deveria criar uma espécie de um 190, de um 180, um telefone para que as pessoas pudessem telefonar e se queixar se as coisas não estão acontecendo", afirmou o presidente.

"Porque muitas vezes as pessoas não têm a receptividade que elas imaginavam e não tem para quem reclamar. Então, ao invés de as pessoas ficarem xingando a gente, é importante que a gente tenha ao menos um ouvidor para que as pessoas possam se queixar que o Sebrae, não é tudo aquilo que o Décio [Lima] prometeu, que o seu ministério não é tudo aquilo que se prometeu", completou.

O governo federal conta com a plataforma FalaBR, onde os usuários podem fazer denúncias, pedir providências via ouvidoria e registrar reclamações, elogios e sugestões.

Campo Grande

Riedel confirma apoio a Beto Pereira: "é o pré-candidato deste grupo político"

Embora ambos pertençam ao PSDB, governador vinha evitando se manifestar sobre as eleições deste ano

22/04/2024 20h44

Governador Eduardo Riedel Gerson Oliveira

Continue Lendo...

O governador de Mato Grosso do Sul, Eduardo Riedel (PSDB), confirmou na noite desta segunda-feira (22) seu apoio à pré-candidatura do deputado federal Beto Pereira (PSDB) à prefeitura de Campo Grande. Apesar de a confirmação soar óbvia, o governador do Estado vinha adiando o máximo possível o anúncio. 

“Nós estamos em plena pré-discussão eleitoral. Nós temos um grupo político, e na campanha ainda não está definido quem serão os candidatos ou as candidatas. Existem aqueles que todos vocês sabem, existe a prefeita Adriane (Lopes, PP) pré-candidata à reeleição; aí você tem o Beto, deste nosso grupo político, o pré-candidato à eleição; a Rose (União Brasil) que se coloca como pré-candidata hoje a eleição, e não sei se terão candidatos do PT ou do PL, ainda há uma discussão”, disse Eduardo Riedel. 

“A nossa posição é muito clara. Nós devemos apoiar o Beto. Ele é o pré-candidato deste grupo político à prefeitura de Campo Grande”, confirmou o governador. 

O próprio governador, ao ser perguntado pelo Correio do Estado, lembrou que em 31 de dezembro, ao conceder uma entrevista para uma rádio, foi perguntado da mesma forma, e disse na ocasião que só se manifestaria neste ano. 

A decisão de Riedel também serve para baixar a poeira no grupo político de Eduardo Riedel e de seu antecessor Reinaldo Azambuja (PSDB). Desde que o secretário de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação, Jaime Verruck, filiou-se ao PSD, uma pré-candidatura dele passou a ser cogitada à prefeitura da Capital. 

Riedel e Beto Pereira estavam comparecendo junto a vários eventos, mas em nenhum deles o governador falava formalmente da aliança. A aparição mais recente foi na decisão do campeonato Estadual, no último domingo, na Moreninhas, em Campo Grande. 

Grupos diferentes

A pré-candidatura de Beto Pereira à prefeitura de Campo Grande também deve dividir o grupo político até então liderado pelo PSDB. É que o PP, liderado pela senadora Tereza Cristina, deve lançar a prefeitura Adriane Lopes à reeleição. Tereza Cristina sempre foi aliada de primeira hora de Eduardo Riedel e de Reinaldo Azambuja. 

Assine o Correio do Estado

NEWSLETTER

Fique sempre bem informado com as notícias mais importantes do MS, do Brasil e do mundo.

Fique Ligado

Para evitar que a nossa resposta seja recebida como SPAM, adicione endereço de

e-mail [email protected] na lista de remetentes confiáveis do seu e-mail (whitelist).