Clique aqui e veja as últimas notícias!

CARGO DESEJADO

Em reunião tumultuada, Simone Tebet é escolhida coordenadora da bancada federal

Houve disputas entre Rose Modesto e Beto Pereira e, depois, entre Nelson Trad e Simone Tebet
08/06/2021 15:57 - Eduardo Miranda


A senadora Simone Tebet (MDB) será a coordenadora da bancada de Mato Grosso do Sul no Congresso Nacional até o fim do ano. A escolha dela para o cargo quebra uma tradição entre os representantes do Estado em Brasília, de revezar membros da Câmara e do Senado a cada dois anos no posto.  

Simone Tebet substitui o senador Nelson Trad Filho (PSD) na função, que ele ocupava desde fevereiro de 2019.  

A razão que levou à quebra do revezamento entre deputados e senadores foi a falta de consenso entre deputados federais sobre quem seria o líder da bancada de Mato Grosso do Sul. A disputa entre Beto Pereira e Rose Modesto, ambos do PSDB, terminou sem qualquer consenso entre os senadores.  

Até o mandato que se encerrou em 2018, deputados e senadores se revezavam anualmente no posto, que é uma função informal. Nelson Trad Filho convocou a reunião desta terça-feira (8), depois de ter sido alertado sobre o revezamento pela senadora Soraya Thronicke, e pela deputada federal Rose Modesto (PSDB).

Acompanhe as últimas notícias

O Correio do Estado apurou que Trad tentou continuar na função até o fim do ano, até que os deputados tivessem consenso sobre quem seria o líder da bancada. Mas um grupo formado pelas duas senadoras, e por Rose Modesto, insistiu no nome de Simone, que acabou assumindo a coordenação.  

Apesar de não ser um cargo formal, a função de coordenador de bancada é prestigiada. São os coordenadores que negociam emendas parlamentares com ministros, prefeitos, e congressistas que relatam o orçamento.  

A função é estratégica, e ajuda a manter a base do parlamentar que ocupa a função.