Thais Libni
07/11/2020 14:03
Em um momento atípico para todos, as Eleições Municipais de 2020 acontecerão em um contexto desafiador, em decorrência da pandemia da Covid-19.
Para a segurança de todos os envolvidos, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) enfatiza, através de seus canais de comunicação, a necessidade do cumprimento de medidas de segurança.
O uso da máscara é indispensável e uma das principais medidas de segurança indicadas no Plano de Segurança Sanitária para as Eleições 2020, elaborado pela consultoria gratuita formada por especialistas da Fiocruz e dos hospitais Sírio-Libanês e Albert Einstein.
Além do uso de máscara facial durante todo o tempo de permanência nas zonas eleitorais, tendo em vista que o eleitor deve se proteger desde o momento que sair de casa para votar.
Mãos sempre esterilizadas ao entrar na seção. Para apresentação de documento oficial com foto, deve-se esticar os braços em direção ao mesário, que verificará os dados de identificação a distância.
Apenas em caso de dúvida de identidade, o mesário poderá pedir que o eleitor se afaste dois passos para trás e abaixe a máscara rapidamente apenas para o reconhecimento facial.
Outro cuidado indicado para o eleitor é estar com caneta própria para a assinatura do caderno de votação. A permanência nos locais de votação deve acontecer apenas para o tempo suficiente para a identificação e a digitação do voto.
Por fim, o TSE indica que, quem puder, deve comparecer ao local de votação sozinho, evitando levar crianças ou qualquer outro acompanhante.