Especial Coronavírus (COVID-19) - Leia notícias e saiba tudo sobre o assunto. Clique aqui.

ARTE NA COZINHA

Bíblia Sagrada como inspiração para receitas culinárias

Depois de 10 anos de pesquisa, cozinheiro lançou "A Bíblia pela Porta da Cozinha"
30/08/2015 15:01 - MARESSA MENDONÇA


 

A Bíblia Sagrada não é livro de receitas, mas pode servir de inspiração para os que dominam a arte de cozinhar. Isso porque, dentre os versículos presentes nesta obra adotada por cristãos em todo mundo, existem citações de vários ingredientes. Os mais comuns são leite, pão e mel.

"Não existem receitas na Bíblia Sagrada. Apenas um texto que dá a entender ser 
uma receita de um pão. 'Toma trigo, cevada, favas, lentilhas, milho, aveia e mete-os numa vasilha, e faze deles pão.' Essa é a única citação de receita que existe na Bíblia", detalha o teólogo, artista plástico e cozinheiro Paulo Roberto Faria.

Em 10 anos de pesquisas, com direito a viagens até Israel e ao Egito, ele acabou adaptando os pratos consumidos naqueles países ao gosto do brasileiro e assim escreveu o livro "A Bíblia pela porta da cozinha", lançado em 2010.

"Quando estive em Israel e no Egito para pesquisar in loco os alimentos e produtos citados na Bíblia, pude constatar que hoje em dia é muito grande o uso desses ingredientes", declara. 

À reportagem do Portal Correio do Estado, Faria disponibilizou uma destas receitas. Confira: 

Pernil de cordeiro ao molho de tâmaras

Ingredientes
1 pernil de cordeiro de mais ou menos 2 e ½ quilos
1 xícara de chá de vinho tinto seco
3 dentes de alho amassados
1 cebola ralada
2 ramos de alecrim fresco
5 cravos da Índia,
½ xícara de chá de melaço de tâmara
3 colheres de sopa de vinagre de maçã
1 colher de chá de pimenta calabresa
4 colheres de sopa de azeite de oliva extra virgem

Modo de fazer
Prepare a vinha d'alho utilizando todos os temperos, menos o vinagre, o azeite e metade do melaço de tâmaras, coloque o pernil e deixe repousar de um dia para outro. Misture o melaço restante com o vinagre e reserve. Leve o pernil ao forno quente, embrulhado em papel alumínio e untado com o azeite de oliva, regue com o molho durante o processo de cozimento, quando a carne estiver macia, retire o papel alumínio e cubra o cordeiro com o melaço preparado e volte ao forno para dourar.

Molho de Tâmaras

Ingredientes
100 gramas de tâmaras
½ xícara de chá de vinho branco seco
½  xícara de chá de caldo de carne
½  colher de sopa de farinha de trigo
2 colheres de sopa de manteiga sem sal
sal e pimenta do reino branca a gosto

Modo de fazer
Deixe as tâmara de molho em água  pôr mais ou menos 1 horas, escorra a água e triture-as. Leve a manteiga ao fogo para derreter, quando estiver derretida, junta a farinha de trigo e mexa bem, sem parar de mexer acrescente o caldo de carne e o vinho, até formar um molho aveludado, junte as tâmaras moídas, coloque uma pitada de pimenta branca e confira o sal. Sirva sobre o cordeiro.

Serviço - Outras receitas podem ser encontradas na página http://oficiodedelicias.com.br/

Felpuda


Sem conseguir controlar a verborragia, figurinha estreante no mundo político-partidário, e que se acha “o último biscoito do pacote”, acabou batendo de frente com titãs da política. Primeiro perdeu os anéis e, agora, os dedos correm sérios riscos. Anda “ameaçando” deixar o lugar onde se encontra, só que por lá vem ouvindo frases como “se é por falta de adeus...”, “os incomodados que se mudem” e “não fará nenhuma falta”.

Como se vê...