Tecnologia

PROTEÇÃO

Governo e indústria criam grupo de trabalho para facilitar registro de patentes

Governo e indústria criam grupo de trabalho para facilitar registro de patentes

Redação

19/06/2011 - 07h00
Notícia sem imagem

O Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT) e a Confederação Nacional da Indústria (CNI) criaram na sexta-feira (17)) um grupo de trabalho para estudar medidas que facilitem o registro de patentes. Segundo o ministro Aloizio Mercadante, o registro de novos produtos brasileiros precisa ser mais rápido. “O país não pode mais ter o tempo que tem para o reconhecimento de patentes”, disse ele.

A criação do grupo de trabalho foi acertada em um reunião do Movimento Empresarial pela Inovação (MEI) da qual Mercadante participou. O movimento, organizado pela CNI, discute periodicamente ações para o desenvolvimento da indústria nacional.

Mercadante disse que, até a próxima reunião da MEI, no mês que vem, representantes do MCT e da CNI vão estudar formas de facilitar o registro de patentes. Uma das medidas que será discutida é o aumento do número de profissionais capacitados para analisar as invenções. “Há um problema de analistas de patentes. Temos 300, mas ainda é muito pouco”, disse Mercadante, após a reunião.

No encontro, também foram discutidas formas de estimular internacionalização de empresas brasileiras. O ministro afirmou que as companhias nacionais presentes no exterior precisam de “medidas complementares” e que o governo vai estudar formas de auxiliá-las.

A criação de uma nova empresa para incentivo à inovação é uma das medidas em fase de estudo, de acordo com o ministro. A nova empresa deve seguir os moldes da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), só que voltada ao apoio à indústria. Mercadante afirmou que a criação dela deve ser anunciada oficialmente em agosto.
 

Decisão

Brasília vai receber a primeira final única da Copa do Brasil

Estádio sempre foi o favorito para receber a final da competição por causa de sua estrutura, da logística e da neutralidade do estádio

10/09/2026 13h45

Brasília vai receber a primeira final única da Copa do Brasil

Brasília vai receber a primeira final única da Copa do Brasil Foto: Divulgação

Continue Lendo...

tecnologia

ONU alerta que IA avançada pode se tornar 'risco existencial para a humanidade'

Alto-Comissário alertou para a necessidade de se estabelecer com urgência uma governança para esta tecnologia

07/09/2026 20h00

ONU alerta que IA avançada pode se tornar 'risco existencial para a humanidade'

ONU alerta que IA avançada pode se tornar 'risco existencial para a humanidade' Foto: Pixabay

Continue Lendo...

NEWSLETTER

Fique sempre bem informado com as notícias mais importantes do MS, do Brasil e do mundo.

Fique Ligado

Para evitar que a nossa resposta seja recebida como SPAM, adicione endereço de

e-mail [email protected] na lista de remetentes confiáveis do seu e-mail (whitelist).