Tecnologia

Tecnologia

Ministério da Saúde vai ampliar investimentos em transplantes

Ministério da Saúde vai ampliar investimentos em transplantes

Redação

03/05/2012 - 21h00
Notícia sem imagem

O Ministério da Saúde vai ampliar o investimento em transplantes de órgãos e de medula óssea. A intenção foi confirmada por uma portaria publicada no Diário Oficial da União desta quinta-feira (3) publicou uma portaria oficializando a “estratégia de qualificação e ampliação do acesso aos transplantes.

Os hospitais do Sistema Único de Saúde (SUS) receberão recursos de acordo com o número de tipos de transplantes que forem capazes de fazer. Quem fizer apenas um, terá 30% a mais de dinheiro do que tem hoje. Com dois tipos de cirurgia, recebe 40%; com três, 50%; com quatro ou mais, o aumento chega a 60%.

Ao todo, o Ministério prevê a aplicação de R$ 217 milhões a mais para as cirurgias do tipo. A ideia é incentivar os hospitais a ampliar as atividades em relação aos transplantes, passando a fazer os tipos mais complexos, como o de coração, o de fígado e o de pulmão.
Também vai aumentar, em 30%, o valor pago aos hospitais para cada transplante de rim, com o objetivo de reduzir a fila de espera. O Ministério comemora os avanços dos transplantes em 2011. O país chegou a 11,4 doadores por milhão de habitantes – o número nunca tinha passado de 10 – e a fila de espera ficou 23% menor do que era em 2010.

Decisão

Brasília vai receber a primeira final única da Copa do Brasil

Estádio sempre foi o favorito para receber a final da competição por causa de sua estrutura, da logística e da neutralidade do estádio

10/09/2026 13h45

Brasília vai receber a primeira final única da Copa do Brasil

Brasília vai receber a primeira final única da Copa do Brasil Foto: Divulgação

Continue Lendo...

tecnologia

ONU alerta que IA avançada pode se tornar 'risco existencial para a humanidade'

Alto-Comissário alertou para a necessidade de se estabelecer com urgência uma governança para esta tecnologia

07/09/2026 20h00

ONU alerta que IA avançada pode se tornar 'risco existencial para a humanidade'

ONU alerta que IA avançada pode se tornar 'risco existencial para a humanidade' Foto: Pixabay

Continue Lendo...

NEWSLETTER

Fique sempre bem informado com as notícias mais importantes do MS, do Brasil e do mundo.

Fique Ligado

Para evitar que a nossa resposta seja recebida como SPAM, adicione endereço de

e-mail [email protected] na lista de remetentes confiáveis do seu e-mail (whitelist).