Tecnologia

EUA

Justiça quer impedir que Apple faça negociações ilegais no iTunes

Justiça quer impedir que Apple faça negociações ilegais no iTunes

Redação

02/08/2013 - 23h00
Notícia sem imagem

O Departamento de Justiça dos Estados Unidos quer prevenir práticas anticompetitivas da Apple em sua loja virtual de músicas, programas de televisão e músicas, o iTunes, que responde a 10% da receita da companhia, segundo o "Wall Street Journal".

Segundo decisão de uma juíza federal dos Estados Unidos no mês passado, a Apple se envolveu em um conluio ilegal com cerca de cinco das maiores editoras do país, com o intuito de aumentar os preços no mercado de livros eletrônicos. Segundo a Justiça, a empresa combinava preços com as editoras, impedindo a livre competição nas negociações com os concorrentes.

A Apple é uma das principais distribuidoras da mídia "tradicional" paga no mercado online. A recomendação da divisão antitruste pode fazer com que a empresa não tenha o mesmo poder de barganha em negociações futuras, já que seus executivos estarão sob alerta em futuras negociações.

O departamento propõe um monitor para revisar os esforços da Apple em obedecer as recomendações. Também pretende proibir novos contratos com editoras para venda de livros eletrônicos nos próximos cinco anos, o que limitaria a competitividade da empresa, além de impedir novos contratos nos próximos cinco anos.

Google e Amazon estão entrando agressivamente no mercado de serviços de vídeo on-line e de música, ao mesmo tempo que a Apple quer se manter na liderança negociando com o mercado tradicional de mídia, como as produtoras de Hollywood e as grandes gravadoras.
 

Decisão

Brasília vai receber a primeira final única da Copa do Brasil

Estádio sempre foi o favorito para receber a final da competição por causa de sua estrutura, da logística e da neutralidade do estádio

10/09/2026 13h45

Brasília vai receber a primeira final única da Copa do Brasil

Brasília vai receber a primeira final única da Copa do Brasil Foto: Divulgação

Continue Lendo...

tecnologia

ONU alerta que IA avançada pode se tornar 'risco existencial para a humanidade'

Alto-Comissário alertou para a necessidade de se estabelecer com urgência uma governança para esta tecnologia

07/09/2026 20h00

ONU alerta que IA avançada pode se tornar 'risco existencial para a humanidade'

ONU alerta que IA avançada pode se tornar 'risco existencial para a humanidade' Foto: Pixabay

Continue Lendo...

NEWSLETTER

Fique sempre bem informado com as notícias mais importantes do MS, do Brasil e do mundo.

Fique Ligado

Para evitar que a nossa resposta seja recebida como SPAM, adicione endereço de

e-mail [email protected] na lista de remetentes confiáveis do seu e-mail (whitelist).