Clique aqui e veja as últimas notícias!

5G NO BRASIL

5G no Brasil: Como vai funcionar e benefícios (2021)

Leia no Correio do Estado: 5G no Brasil: Como vai funcionar e benefícios (2021) será que faz mal? vai causar interferência? Confira aqui!
11/02/2021 00:00 - Thiago Gomes


A grande expectativa do momento é saber quando a começará a funcionar o 5G no Brasil. 

A quinta geração das redes móveis. 

As redes 5G prometem aos seus futuros usuários uma cobertura mais ampla e eficiente, maiores transferências de dados, além de um número significativamente maior de conexões simultâneas.

5G no Brasil: O que é?

O 5G, ou quinta geração da telefonia móvel é, segundo a União Internacional de Telecomunicações, uma nova tecnologia de transporte de dados em redes envolvendo dispositivos móveis. 

Ele sucede gerações anteriores, mas autoridades e especialistas apontam que terá melhorias não apenas incrementais, mas qualitativas. 

Por exemplo, enquanto a tecnologia 1G tinha velocidade de 2kbit /s e o 4G garantia tráfego de 1 Gbit /s, o 5G terá velocidade para baixar informações de até 100 1 Gbit /s. 

Se de um lado a latência (diferença na resposta na transmissão de dados) era de 60-98 milissegundos no 4G, do outro, no 5G ela será reduzida para menos de 1 milissegundo. 

De acordo com o Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC), o 5G é mais do que apenas uma melhoria das gerações anteriores. 

O 5G significa um avanço em relação aos padrões anteriores em uma série de aspectos: permite mais dispositivos conectados, o que está se tornando necessário diante do crescimento da chamada “Internet das Coisas”, com o crescimento da comunicação máquina a máquina. 

Aumenta a velocidade de conexão, permitindo um consumo de serviços mais complexos com menos dificuldade, como a transferência de arquivos, comunicações em tempo real, o consumo de vídeos e áudios em tempo real (streaming) ou os jogos eletrônicos. 

Diminui a reposta da conexão (latência), melhorando e contribuindo para que os dispositivos móveis tenham uma conexão que permita aplicações em tempo real ou que demandam trocas de informação de forma rápida; tem maior capacidade de banda.

O que é importante diante do aumento de informações que são publicadas e circulam na internet, seja a criação de mais conteúdos ou a melhoria da qualidade, como no áudio ou na definição em vídeo.

Leia também a nossa editoria de Cidades