Tecnologia

SAÚDE

A+ A-

Atividade física logo após cirurgia plástica prejudica o resultado

Atividade física logo após cirurgia plástica prejudica o resultado

PORTAL TERRA

26/12/2010 - 13h43
Continue lendo...

Praticar atividades físicas faz bem e até mesmo os sedentários assumidos sabem disso. No entanto, o hábito pode trazer malefícios em um determinado momento: logo após a realização de cirurgias plásticas.

Não cumprir o tempo de descanso solicitado pelo médico favorece uma série de problemas. Entre eles estão dor, sangramento, inchaço, deslocamento da prótese de silicone, mais hematomas, rompimentodos pontos e até a necessidade de uma nova intervenção. "Dependendo do tipo de cirurgia, a pessoa ainda está tomando antibiótico na primeira semana, o que pode levar a tontura e a queda de pressão", disse o cirurgião plástico Marcelo Assis.

Há quem pense que operar uma região não impede de colocar outras em ação. Por exemplo, pacientes que acabaram de fazer plástica no abdômen com o intuito de circular com um "tanquinho" no verão cometem um grande erro ao recorrer à academia para deixar o bumbum durinho. "Quando mexe a musculatura da perna e glúteo, a do abdômen vai contrair também para manter o equilíbrio. Pode romper pontos e vasos sanguíneos internos. Se a atividade for muito grande, certamente vai requerer uma reintervenção", afirmou o cirurgião plástico Vitório Maddarena.

Vale ressaltar que o período de repouso recomendado depois da cirurgia não significa passar o dia todo deitado. De acordo com Assis, o paciente deve andar em casa. Caso contrário, o intestino para de funcionar, levando à prisão de ventre.

Benefícios

A lista de malefícios não acaba com os méritos da atividade física. Muito pelo contrário. Assim que o médico liberar, passa a ter um papel importante na recuperação. Ajuda a desinchar, já que aumentam a circulação linfática e a diurese, além de queimar calorias.

"É fundamental, principalmente em cirurgias ligadas ao contorno corporal, como a lipoescultura ou lipoaspiração", disse o cirurgião plástico Alan Landecker. "Como os músculos estão abaixo da gordura e da pele, se estiverem tonificados, o resultado será melhor. Quando os músculos estão flácidos, a tendência é de as vísceras irem para frente e isso deixa a pessoa com barriga."

O tempo sem exercícios depende de cada caso e do tipo de cirurgia. Segundo Landecker, a média é de duas semanas de espera, quando os pontos já foram retirados.

Com essa notícia, os apressadinhos já vestem a roupa de ginástica e partem para a malhação pesada. Nem pense nisso. As atividades devem voltar gradativamente. Primeiro, é a vez das leves, como caminhadas e bicicleta sem peso. Fuja das de alto impacto. Com o tempo, a intensidade aumenta, assim como as opções de práticas, sempre com aval do médico e de um profissional de educação física.

Cuidados

Voltar à ativa pede alguns cuidados específicos dependendo da região operada. No caso de quem turbinou os seios com próteses de silicone, a dica é apostar em um suporte resistente para as mamas ou vestir tops, de acordo com Landecker. "Isso impede que os seios fiquem balançando, o que pode ocasionar flacidez de pele e deixar a região caída."

Os pacientes que passaram por uma rinoplastia (plástica de nariz) devem esquecer atividades que possam causar traumas nos primeiros dois meses. O impacto de uma bola pode quebrar o nariz e pedir uma nova cirurgia. Portanto, deixe de lado as partidas de vôlei, futebol, frescobol na praia, mesmo que seus amigos implorem para participar.

As pessoas que apostaram em uma lipoaspiração não precisam usar a cinta durante a prática esportiva. Mas devem colocá-la depois.

Negócios

WhatsApp incrementa canais de envio de mensagem em massa com áudio e enquete

Os donos desses espaços de distribuição massiva de mensagens agora podem enviar áudios, enquetes e eleger até 16 administradores

17/01/2024 21h00

Os ajustes nos canais chegam ao público às vésperas de novo período de eleições no país. Divulgação

Continue Lendo...

O WhatsApp aumentou as opções para as pessoas que administram canais, segundo anúncio desta quarta-feira (17). A ferramenta permite envio unidirecional a milhares de usuários. 

Os donos desses espaços de distribuição massiva de mensagens agora podem enviar áudios, enquetes e eleger até 16 administradores. A atualização está disponível para todos os usuários a partir desta quarta (17).

A Meta —dona do WhatsApp— adiou a estreia desse recurso no Brasil, após o Ministério Público Federal ter recomendado, durante as eleições de 2022, à empresa esperar até o ano seguinte para o lançamento. A medida visava prevenir desinformação no contexto eleitoral.

Os ajustes nos canais chegam ao público às vésperas de novo período de eleições no país.

Nos canais, os criadores já podem distribuir links, textos, imagens e vídeos para um número ilimitado de participantes. O recurso concorre com ferramenta similar do Telegram.

Os novos recursos incluem:

1 - Mensagens de voz
2 - Enquetes
3 - Compartilhar cards no status (ferramenta análoga aos stories do Instagram) —para isso, basta manter uma atualização que você achar interessante pressionada, selecionar ‘encaminhar’ e depois a opção ‘meu status’

A Meta também lançou a opção de "Múltiplos Admins" para que os canais possam ter até 16 administradores para ajudar a gerenciar as atualizações.

O dono do Canal pode convidar qualquer um de seus contatos ou seguidores para se tornarem administradores. Depois que o convite é aceito, o novo administrador poderá gerenciar as informações do canal e criar, editar e excluir quaisquer atualizações.

Apenas os proprietários de um canal seguem com permissão para excluí-lo.
 

Telemarketing

Plataforma Não Me Perturbe fecha 2023 com 12 milhões de cadastros

Mecanismo bloqueia chamadas indesejadas de telemarketing

10/01/2024 22h00

O mecanismo, no entanto, não bloqueia ligações, por exemplo, de planos de saúde ou de redes varejistas. Arquivo/ Correio do Estado

Continue Lendo...

Mecanismo que permite o bloqueio de chamadas não desejadas de empresas, a plataforma Não Me Perturbe fechou 2023 com 12 milhões de números de telefone cadastrados. Isso representa crescimento de 974.902 de números em relação a 2022.

Segundo a Conexis Brasil Digital, que reúne as empresas de telecomunicações e de conectividade, o número de cadastros equivale a 4,3% da base de 280,5 milhões de telefones fixos e móveis existentes no Brasil.

Em operação desde julho de 2019, a plataforma permite que as pessoas bloqueiem chamadas de telemarketing vindas de empresas de telecomunicações e de oferta de crédito consignado. O mecanismo, no entanto, não bloqueia ligações, por exemplo, de planos de saúde ou de redes varejistas.

Quem quiser bloquear seus números de celular e telefone fixo para não receber ligações de telemarketing desses dois setores (telecomunicações e crédito consignado) deve fazer o cadastro diretamente no site Não Me Perturbe ou por meio dos Procons em todo o país. O bloqueio ocorre em até 30 dias após o cadastro no site.

A maior parte dos números bloqueados está no estado de São Paulo, com 5,52 milhões de números registrados. São Paulo também concentra a maior base de clientes do país, com 85 milhões de celulares e de telefones fixos. O Distrito Federal tem a maior proporção de telefones cadastrados na plataforma, com 8,2% da base de telefones fixos e móveis do DF.

Em operação desde julho de 2019, a plataforma Não Me Perturbe faz parte das medidas de autorregulação do setor para melhorar a relação com os consumidores. Desde então, o número de cadastrados cresceu ano a ano, mas só superou a marca de 10 milhões em 2022. Em outubro do ano passado, segundo a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), o volume de queixas caiu 15,2% em relação ao mesmo mês do ano anterior.

 

NEWSLETTER

Fique sempre bem informado com as notícias mais importantes do MS, do Brasil e do mundo.

Fique Ligado

Para evitar que a nossa resposta seja recebida como SPAM, adicione endereço de

e-mail [email protected] na lista de remetentes confiáveis do seu e-mail (whitelist).