A Research in Motion (RIM), fabricante dos smartphones BlackBerry, quer se redimir com os usuários, após uma falha que deixou os serviços de e-mail e o BlackBerry Messenger (BBM) fora do ar por três dias na semana passada. A empresa anunciou que, entre 19 de outubro e 31 de dezembro, os usuários poderão baixar 12 aplicativos de graça a partir do BlackBerry App World, loja de aplicativos da marca. Usuários brasileiros também terão acesso ao benefício.
Entre os 12 aplicativos disponíveis para baixar estão SIMS 3, Bejeweled, Texas Hold'em Poker 2, Bubble Bash e Shazan Encore e a RIM anunciou que outros títulos serão adicionados à listas nos próximos meses. No total, o valor dos aplicativos, originalmente pagos, chega a US$ 100 (cerca de R$ 173). Os clientes corporativos também receberão um mês de extensão em seu pacote de serviços técnicos.
"Estamos gratos a nossos leais clientes pela sua paciência. Pedimos desculpas a todos os clientes e vamos trabalhar muito para recuperar sua confiança em nossos serviços. Estamos tomando ações agressivas e imediatas para prevenir que algo assim aconteça de novo", disse Mike Lazaridis, co-CEO da RIM.
A falha nos serviços da RIM ocorrida na semana passada começou após um problema em um servidor que mantinha os serviços no ar para as regiões da Europa, Oriente Médio e África. Depois, no entanto, a falha se espalhou também pela América Latina, inclusive Brasil, Canadá e Estados Unidos. O sistema de backup da empresa, que permitiria restaurar o serviço rapidamente, também falhou, o que prolongou o problema. Os serviços só voltaram a funcionar na quinta-feira (13).


