Tecnologia

HORA DE SE PREPARAR

A+ A-

Férias podem ser boa época para alavancar sua carreira

Férias podem ser boa época para alavancar sua carreira

Redação

26/12/2010 - 00h40
Continue lendo...

O fim de ano está aí e você não alavancou a carreira como precisava e queria? Não tem problema. O período de férias pode ser propício para fazer as mudanças que você precisa para conquistar o cargo desejado ou remanejar a carreira.

Heloísa Machado, diretora de Gestão da Comunicação da Associação Brasileira de Recursos Humanos (ABRH-Nacional) aponta que quando o profissional está insatisfeito com a carreira, o primeiro passo é não pensar apenas no ganho material, mas com o que o profissional se identifica, pois o ganho material, argumento frequente quando se fala em insatisfação com a carreira, é consequência de talento e experiência a serviço da qualidade e da produtividade.

"Férias é um período em que dispomos de mais tempo, principalmente para fazer o que deixamos por último. Então, priorize-se. Visite sites de recrutamento, envie currículos, verifique cursos que podem ajudá-lo, faça network, tente conversar com profissionais com carreira inspiradora, abra a cabeça para alternativas, faça cursos de verão, melhore o uso das tecnologias e das mídias sociais disponíveis", explica Heloísa.

Dicas simples
Se existe um momento em que a maioria das pessoas fica nervosa, ansiosa, ou cria grandes expectativas, isso acontece durante as entrevistas de trabalho. Mas não tem jeito. Para alcançar o emprego dos sonhos é preciso passar por elas. Mas, com algumas dicas, é possível se dar bem e ganhar de seus concorrentes.

Seja pontual
Não precisa nem dizer que chegar atrasado é inaceitável, certo? Mas vale a pena reforçar para que você nunca, nunca mesmo faça isso. Programe-se para sair de casa bem antes do horário agendado com a empresa, estude o melhor caminho e faça testes se não conhecer o itinerário. Se mesmo assim você tiver alguma emergência (carro quebrado, problemas com o transporte público, acidentes), avise o examinador. Explique o problema e peça desculpas sinceras. Com certeza, ele entenderá que não foi sua culpa e, com um pouco de sorte, você poderá desfazer a má impressão.

Roupa certa
Pense na seguinte situação: você chega para uma entrevista em uma agência de publicidade vestido de terno e gravata, com sapatos italianos, e fica sem graça ao perceber que todos os empregados vestem calça jeans, tênis e camiseta. Não é estranho? Claro que, ao pleitear uma vaga, o profissional não deve se vestir como no dia a dia, mas vale levar em conta o perfil da empresa que o entrevistará: se ela é mais séria, mais descolada. Pesquise sobre a companhia e não corra o risco de parecer um peixe fora d’água.

Controle o nervosismo
Todo gestor de RH entende que uma entrevista não é o momento mais confortável para uma pessoa. Porém, é preciso tomar alguns cuidados para não tornar essa situação ainda mais sofrida. Na noite anterior à entrevista, tente dormir no mínimo 8 horas. Evite beber ou comer alimentos pesados. Se travar, explique ao entrevistador que você esperou bastante por uma vaga como esta e está ansioso. Peça um copo de água, recomece. Sinta-se seguro. Tenha o pensamento positivo! Encare essa situação como um ritual obrigatório para o sucesso.

Informe-se
Chegar para uma entrevista sem saber o que a companhia faz é uma vergonha. Todo candidato tem que se informar sobre o negócio da empresa, o momento que ela vive e os objetivos que procura para o futuro. Isso conta muitos pontos e demonstra que o candidato está verdadeiramente interessado na vaga. O mesmo vale para cultura geral e atualidades. Leia jornais e revistas, assista televisão e ouça emissoras de rádio. Estar bem informado é essencial.

Menos é mais
Candidatos têm mania de subestimar a inteligência de profissionais de Recursos Humanos. Eles são altamente qualificados e treinados para perceber qualquer mentira, enrolação ou omissão durante a entrevista de emprego. Se o seu nível de inglês é intermediário, não diga que é fluente. Mostre interesse em aperfeiçoá-lo. Se você não tem experiência na área, explique que gostaria de um novo desafio e está disposto a aprender. Jamais destaque qualquer qualificação que você não possui. Você pode até conseguir o tal emprego, mas, cedo ou tarde, isso cairá por terra.

Demonstre entusiasmo
Ninguém deseja um funcionário desmotivado. Ainda mais no momento da entrevista. Sorria. Demonstre interesse pela vaga e na área em que a posição está concentrada. Pergunte, questione sobre a rotina da empresa. Mostre porque você quer esse emprego. Transmita confiança e boa vontade para o entrevistador. Entusiasmo é fundamental.

Negócios

WhatsApp incrementa canais de envio de mensagem em massa com áudio e enquete

Os donos desses espaços de distribuição massiva de mensagens agora podem enviar áudios, enquetes e eleger até 16 administradores

17/01/2024 21h00

Os ajustes nos canais chegam ao público às vésperas de novo período de eleições no país. Divulgação

Continue Lendo...

O WhatsApp aumentou as opções para as pessoas que administram canais, segundo anúncio desta quarta-feira (17). A ferramenta permite envio unidirecional a milhares de usuários. 

Os donos desses espaços de distribuição massiva de mensagens agora podem enviar áudios, enquetes e eleger até 16 administradores. A atualização está disponível para todos os usuários a partir desta quarta (17).

A Meta —dona do WhatsApp— adiou a estreia desse recurso no Brasil, após o Ministério Público Federal ter recomendado, durante as eleições de 2022, à empresa esperar até o ano seguinte para o lançamento. A medida visava prevenir desinformação no contexto eleitoral.

Os ajustes nos canais chegam ao público às vésperas de novo período de eleições no país.

Nos canais, os criadores já podem distribuir links, textos, imagens e vídeos para um número ilimitado de participantes. O recurso concorre com ferramenta similar do Telegram.

Os novos recursos incluem:

1 - Mensagens de voz
2 - Enquetes
3 - Compartilhar cards no status (ferramenta análoga aos stories do Instagram) —para isso, basta manter uma atualização que você achar interessante pressionada, selecionar ‘encaminhar’ e depois a opção ‘meu status’

A Meta também lançou a opção de "Múltiplos Admins" para que os canais possam ter até 16 administradores para ajudar a gerenciar as atualizações.

O dono do Canal pode convidar qualquer um de seus contatos ou seguidores para se tornarem administradores. Depois que o convite é aceito, o novo administrador poderá gerenciar as informações do canal e criar, editar e excluir quaisquer atualizações.

Apenas os proprietários de um canal seguem com permissão para excluí-lo.
 

Telemarketing

Plataforma Não Me Perturbe fecha 2023 com 12 milhões de cadastros

Mecanismo bloqueia chamadas indesejadas de telemarketing

10/01/2024 22h00

O mecanismo, no entanto, não bloqueia ligações, por exemplo, de planos de saúde ou de redes varejistas. Arquivo/ Correio do Estado

Continue Lendo...

Mecanismo que permite o bloqueio de chamadas não desejadas de empresas, a plataforma Não Me Perturbe fechou 2023 com 12 milhões de números de telefone cadastrados. Isso representa crescimento de 974.902 de números em relação a 2022.

Segundo a Conexis Brasil Digital, que reúne as empresas de telecomunicações e de conectividade, o número de cadastros equivale a 4,3% da base de 280,5 milhões de telefones fixos e móveis existentes no Brasil.

Em operação desde julho de 2019, a plataforma permite que as pessoas bloqueiem chamadas de telemarketing vindas de empresas de telecomunicações e de oferta de crédito consignado. O mecanismo, no entanto, não bloqueia ligações, por exemplo, de planos de saúde ou de redes varejistas.

Quem quiser bloquear seus números de celular e telefone fixo para não receber ligações de telemarketing desses dois setores (telecomunicações e crédito consignado) deve fazer o cadastro diretamente no site Não Me Perturbe ou por meio dos Procons em todo o país. O bloqueio ocorre em até 30 dias após o cadastro no site.

A maior parte dos números bloqueados está no estado de São Paulo, com 5,52 milhões de números registrados. São Paulo também concentra a maior base de clientes do país, com 85 milhões de celulares e de telefones fixos. O Distrito Federal tem a maior proporção de telefones cadastrados na plataforma, com 8,2% da base de telefones fixos e móveis do DF.

Em operação desde julho de 2019, a plataforma Não Me Perturbe faz parte das medidas de autorregulação do setor para melhorar a relação com os consumidores. Desde então, o número de cadastrados cresceu ano a ano, mas só superou a marca de 10 milhões em 2022. Em outubro do ano passado, segundo a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), o volume de queixas caiu 15,2% em relação ao mesmo mês do ano anterior.

 

NEWSLETTER

Fique sempre bem informado com as notícias mais importantes do MS, do Brasil e do mundo.

Fique Ligado

Para evitar que a nossa resposta seja recebida como SPAM, adicione endereço de

e-mail [email protected] na lista de remetentes confiáveis do seu e-mail (whitelist).