O Google mostrou o que os sites de tecnologia já esperavam: o seu tablet Nexus 7 e a atualização 4.1 do Android, nesta quarta-feira (27), em conferência realizada nos Estados Unidos. O Nexus custa apenas US$ 199 nos Estados Unidos e é a grande aposta da empresa para concorrer neste concorrido mercado, contra o iPad e o Kindle Fire.
O vice-presidente Vic Gundotra subiu ao palco para abrir a conferência, deu boas vindas ao Google I/O e agradeceu ao apoio dos desenvolvedores. Em seguida, o engenheiro Hugo Barra entrou para falar de conceito "mobile" e de números conquistados pelo Google nos últimos anos, neste setor.
Android 4.1 Jelly Bean
Com uma foto do famoso símbolo Android com algumas balas no painel, o Android 4.1 começou a ser explicado pelos engenheiros do Google. A primeira novidade anunciada é o que foi batizado de Project Butter. A soma de tecnologias faz com que o sistema operacional rode de forma mais suave e rápida que a versão ICS. Deste modo, os aplicativos rodarão em 60 quadros por segundo.
A tela principal do Android e os Widgets receberam ajustes para serem redimensionados sem criar confusão visual, e nem precisar competir por espaço com os ícones dos aplicativos. Tudo se ajusta na tela de forma mais suave e prática.
Os donos do Nexus ou Galaxy X no Brasil podem comemorar, pois terão seus smartphones atualizados em julho.