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Manejo da dor em recém-nascidos é tema de encontro

Manejo da dor em recém-nascidos é tema de encontro

AGÊNCIA FIOCRUZ DE NOTÍCIAS

30/05/2011 - 00h00
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O efeito da dor na internação pediátrica, as consequências da dor não tratada e a importância de manejá-la. A dor está em pauta no Instituto Fernandes Figueira (IFF/Fiocruz), que estabeleceu parceria com a Universidade de São Paulo (USP) para tornar-se um centro multiplicador do manejo da dor e organizou o seminário Capacitação no manejo da dor na internação pediátrica. O evento contou com a presença de pesquisadores canadenses

Só porque o prematuo não sabe expressar a dor que sente não significa que ele não tenha o direito de receber tratamento para aliviar essa dor”. Com essa abordagem, o professor de anestesia e psicologia da Universidade Dalhousie e diretor médico do Serviço de Manejo de Dor Pediátrica do IWK Health Centre, em Halifax (no Canadá), Allen Finley, começou a primeira palestra do dia. O médico apresentou diversas pesquisas sobre o assunto. Numa delas, ele explicou que prematuros têm mais dificuldade em manifestar a dor pela expressão facial e, quanto mais intensa a dor, menor a capacidade de demonstrá-la. Entretanto, a pesquisa revelou que, fisiologicamente, o neonato apresenta memória da dor. E, no futuro, apenas um simples gesto como tocá-lo, pode remeter e até mesmo provocar a sensação da dor sentida no passado.

Outra pesquisa apresentada na palestra mostrou que um neonato internado pode sofrer até dez procedimentos dolorosos em apenas um dia como, por exemplo, uma perfuração na pele. Finley explicou como funciona no corpo humano o processo da dor, da pele ao córtex cerebral. De acordo com ele, uma pesquisa com ratos neonatos revelou que animais submetidos a processos dolorosos repetidamente, quando adultos, são mais vulneráveis a dor, apresentando menor resposta imunológica e são mais suscetíveis ao câncer. Ele apresentou as razões para prevenção da dor e orientou os presentes. “Pense na dor – ela é um problema, questione se você tem mesmo de realizar todos os exames propostos, use sacarose para aliviar a dor, lembrem-se que existem procedimentos de anestesia”, defendeu o pesquisador canadense, ao elogiar o IFF pelo uso de sacarose e pelo Mãe Canguru, que aumenta o vínculo mãe-filho e estimula o aleitamento materno.

Na mesa de abertura, representantes do IFF ressaltaram a importância da iniciativa. “Sou um causador da dor, pois o cirurgião é um dos que mais agridem o paciente. Essa é uma evolução. Certamente vou aprender muito e pretendo usar no dia a dia”, disse o chefe do Departamento de Cirurgia Pediátrica do IFF, Paulo Boechat. A necessidade de o manejo da dor avançar tanto quanto o uso da tecnologia foi destacada pelo vice-diretor de Assistência e pelo chefe do Departamento de Neonatologia, Eduardo Novaes e João Henrique Leme, respectivamente. Leme disse ainda que a preocupação com o manejo da dor faz parte de um trabalho maior no IFF, o da humanização. Para o professor do Departamento de Puericultura e pediatra da USP Francisco Martinez, o projeto, além de gerar conhecimento, vai ajudar os bebês, que segundo ele não reclamam muito, mas sentem dor.

Negócios

WhatsApp incrementa canais de envio de mensagem em massa com áudio e enquete

Os donos desses espaços de distribuição massiva de mensagens agora podem enviar áudios, enquetes e eleger até 16 administradores

17/01/2024 21h00

Os ajustes nos canais chegam ao público às vésperas de novo período de eleições no país. Divulgação

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O WhatsApp aumentou as opções para as pessoas que administram canais, segundo anúncio desta quarta-feira (17). A ferramenta permite envio unidirecional a milhares de usuários. 

Os donos desses espaços de distribuição massiva de mensagens agora podem enviar áudios, enquetes e eleger até 16 administradores. A atualização está disponível para todos os usuários a partir desta quarta (17).

A Meta —dona do WhatsApp— adiou a estreia desse recurso no Brasil, após o Ministério Público Federal ter recomendado, durante as eleições de 2022, à empresa esperar até o ano seguinte para o lançamento. A medida visava prevenir desinformação no contexto eleitoral.

Os ajustes nos canais chegam ao público às vésperas de novo período de eleições no país.

Nos canais, os criadores já podem distribuir links, textos, imagens e vídeos para um número ilimitado de participantes. O recurso concorre com ferramenta similar do Telegram.

Os novos recursos incluem:

1 - Mensagens de voz
2 - Enquetes
3 - Compartilhar cards no status (ferramenta análoga aos stories do Instagram) —para isso, basta manter uma atualização que você achar interessante pressionada, selecionar ‘encaminhar’ e depois a opção ‘meu status’

A Meta também lançou a opção de "Múltiplos Admins" para que os canais possam ter até 16 administradores para ajudar a gerenciar as atualizações.

O dono do Canal pode convidar qualquer um de seus contatos ou seguidores para se tornarem administradores. Depois que o convite é aceito, o novo administrador poderá gerenciar as informações do canal e criar, editar e excluir quaisquer atualizações.

Apenas os proprietários de um canal seguem com permissão para excluí-lo.
 

Telemarketing

Plataforma Não Me Perturbe fecha 2023 com 12 milhões de cadastros

Mecanismo bloqueia chamadas indesejadas de telemarketing

10/01/2024 22h00

O mecanismo, no entanto, não bloqueia ligações, por exemplo, de planos de saúde ou de redes varejistas. Arquivo/ Correio do Estado

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Mecanismo que permite o bloqueio de chamadas não desejadas de empresas, a plataforma Não Me Perturbe fechou 2023 com 12 milhões de números de telefone cadastrados. Isso representa crescimento de 974.902 de números em relação a 2022.

Segundo a Conexis Brasil Digital, que reúne as empresas de telecomunicações e de conectividade, o número de cadastros equivale a 4,3% da base de 280,5 milhões de telefones fixos e móveis existentes no Brasil.

Em operação desde julho de 2019, a plataforma permite que as pessoas bloqueiem chamadas de telemarketing vindas de empresas de telecomunicações e de oferta de crédito consignado. O mecanismo, no entanto, não bloqueia ligações, por exemplo, de planos de saúde ou de redes varejistas.

Quem quiser bloquear seus números de celular e telefone fixo para não receber ligações de telemarketing desses dois setores (telecomunicações e crédito consignado) deve fazer o cadastro diretamente no site Não Me Perturbe ou por meio dos Procons em todo o país. O bloqueio ocorre em até 30 dias após o cadastro no site.

A maior parte dos números bloqueados está no estado de São Paulo, com 5,52 milhões de números registrados. São Paulo também concentra a maior base de clientes do país, com 85 milhões de celulares e de telefones fixos. O Distrito Federal tem a maior proporção de telefones cadastrados na plataforma, com 8,2% da base de telefones fixos e móveis do DF.

Em operação desde julho de 2019, a plataforma Não Me Perturbe faz parte das medidas de autorregulação do setor para melhorar a relação com os consumidores. Desde então, o número de cadastrados cresceu ano a ano, mas só superou a marca de 10 milhões em 2022. Em outubro do ano passado, segundo a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), o volume de queixas caiu 15,2% em relação ao mesmo mês do ano anterior.

 

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