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Robôs atendem clientes em restaurante na China

Robôs atendem clientes em restaurante na China

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Os garçons prestam o serviço com um sorriso, mesmo que a voz seja eletrônica, uma característica do restaurante Dalu Robot. Os pratos servidos não são tão famosos quanto os robôs que compõem a equipe, já que nunca perdem a paciência nem pedem gorgetas.

O restaurante, que abriu as portas neste mês em Jinan, na provícnia de Shandong, é considerado o primeiro estabelecimento chinês a usar robôs como garçons parecidos com os andróides de Stars Wars, que circulam pelo local carregando bandejas com alimentos em um sistema de transporte.

Mais de uma dúzia de robôs trabalham no restaurante como artistas, garçons e recepcionistas. Cada um deles tem um sensor de movimento que diz para parar quando alguém está no caminho para que os clientes possam pegar os pratos.

O setor de serviços chinês não manteve o mesmo ritmo do rápido crescimento do país, e pode ser um serviço básico em alguns restaurantes, levando os clientes a elogiarem os robôs do restaurante Dalu. "Eles têm uma atitude melhor que os humanos, disse Li Xiaomei, 35 anos, que visitou o restaurante pela primeira vez. "Os humanos podem ser temperamentais ou impacientes. Os robôs não se sentem cansados, seguem trabalhando e se movendo por todo o restaurante durante toda a noite", afirmou.

O dono do estabelecimento, Zhang Yongpei, disse que se inspirou na exploração espacial, na tecnologia de robôs e na inovação mundial. Ele afirma que espera que seu restaurante mostre ao mundo que a China é um sério concorrente no desenvolvimento tecnológico.

Os clientes entram no restaurante iluminado com luzes de neon para simular um ambiente futurista, e uma robô enfeitada com longos cílios diz, com uma voz eletrônica, "bem-vindo". Durante a refeição, grupos de quase 100 convidados são entretidos por um robô dançarino e falante que mais parece um manequim de vestido, agitando os braços em um movimento duro.

Zhang disse que espera implantar 30 robôs nos próximos meses, a um custo de US$ 6 mil cada, e eventualmente desenvolver robôs com qualidades humanas para servir os convidados na mesa e que possam subir e descer escadas.

Negócios

WhatsApp incrementa canais de envio de mensagem em massa com áudio e enquete

Os donos desses espaços de distribuição massiva de mensagens agora podem enviar áudios, enquetes e eleger até 16 administradores

17/01/2024 21h00

Os ajustes nos canais chegam ao público às vésperas de novo período de eleições no país. Divulgação

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O WhatsApp aumentou as opções para as pessoas que administram canais, segundo anúncio desta quarta-feira (17). A ferramenta permite envio unidirecional a milhares de usuários. 

Os donos desses espaços de distribuição massiva de mensagens agora podem enviar áudios, enquetes e eleger até 16 administradores. A atualização está disponível para todos os usuários a partir desta quarta (17).

A Meta —dona do WhatsApp— adiou a estreia desse recurso no Brasil, após o Ministério Público Federal ter recomendado, durante as eleições de 2022, à empresa esperar até o ano seguinte para o lançamento. A medida visava prevenir desinformação no contexto eleitoral.

Os ajustes nos canais chegam ao público às vésperas de novo período de eleições no país.

Nos canais, os criadores já podem distribuir links, textos, imagens e vídeos para um número ilimitado de participantes. O recurso concorre com ferramenta similar do Telegram.

Os novos recursos incluem:

1 - Mensagens de voz
2 - Enquetes
3 - Compartilhar cards no status (ferramenta análoga aos stories do Instagram) —para isso, basta manter uma atualização que você achar interessante pressionada, selecionar ‘encaminhar’ e depois a opção ‘meu status’

A Meta também lançou a opção de "Múltiplos Admins" para que os canais possam ter até 16 administradores para ajudar a gerenciar as atualizações.

O dono do Canal pode convidar qualquer um de seus contatos ou seguidores para se tornarem administradores. Depois que o convite é aceito, o novo administrador poderá gerenciar as informações do canal e criar, editar e excluir quaisquer atualizações.

Apenas os proprietários de um canal seguem com permissão para excluí-lo.
 

Telemarketing

Plataforma Não Me Perturbe fecha 2023 com 12 milhões de cadastros

Mecanismo bloqueia chamadas indesejadas de telemarketing

10/01/2024 22h00

O mecanismo, no entanto, não bloqueia ligações, por exemplo, de planos de saúde ou de redes varejistas. Arquivo/ Correio do Estado

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Mecanismo que permite o bloqueio de chamadas não desejadas de empresas, a plataforma Não Me Perturbe fechou 2023 com 12 milhões de números de telefone cadastrados. Isso representa crescimento de 974.902 de números em relação a 2022.

Segundo a Conexis Brasil Digital, que reúne as empresas de telecomunicações e de conectividade, o número de cadastros equivale a 4,3% da base de 280,5 milhões de telefones fixos e móveis existentes no Brasil.

Em operação desde julho de 2019, a plataforma permite que as pessoas bloqueiem chamadas de telemarketing vindas de empresas de telecomunicações e de oferta de crédito consignado. O mecanismo, no entanto, não bloqueia ligações, por exemplo, de planos de saúde ou de redes varejistas.

Quem quiser bloquear seus números de celular e telefone fixo para não receber ligações de telemarketing desses dois setores (telecomunicações e crédito consignado) deve fazer o cadastro diretamente no site Não Me Perturbe ou por meio dos Procons em todo o país. O bloqueio ocorre em até 30 dias após o cadastro no site.

A maior parte dos números bloqueados está no estado de São Paulo, com 5,52 milhões de números registrados. São Paulo também concentra a maior base de clientes do país, com 85 milhões de celulares e de telefones fixos. O Distrito Federal tem a maior proporção de telefones cadastrados na plataforma, com 8,2% da base de telefones fixos e móveis do DF.

Em operação desde julho de 2019, a plataforma Não Me Perturbe faz parte das medidas de autorregulação do setor para melhorar a relação com os consumidores. Desde então, o número de cadastrados cresceu ano a ano, mas só superou a marca de 10 milhões em 2022. Em outubro do ano passado, segundo a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), o volume de queixas caiu 15,2% em relação ao mesmo mês do ano anterior.

 

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