Cada vez mais pessoas em todo o mundo apresentam sobrepeso e apenas agora os cientistas descobriram uma pista do motivo pelo qual isso ocorre, segundo divulgou o jornal norte-americano The Huffington Post.
Dois novos estudos divulgados no periódico médico Journal of Clinical Investigation sugeriu que a obesidade e as dietas gordurosas pode, afetar o funcionamento cerebrarl, mudando particularmente o hipotálamo, que é uma área do cérebro do tamanho de uma amêndoa, que ajuda a regular as sensações de fome e sede, sono e temperatura corporal. Assim, quando há problemas no hipotálamo, as pessoas sentem fome mesmo com o estômago cheio.
Cientistas descobriram que o cérebro de pessoas obesas têm danos nos neurônios ao redor do hipotálamo, causados por inflamações, que podem ser causadas justamente por dietas gordurosas. Embora os danos no corpo levem até anos para aparecer, no cérebro, a gordura causa problemas até 24 horas após sua ingestão.
Um segundo estudo constatou que ratos com dieta gordurosa têm dificuldades para substituir neurônios velhos no hipotálamo, dificultando seu funcionamento