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SBACV alerta para risco de trombose nas férias

SBACV alerta para risco de trombose nas férias

DA REDAÇÃO

20/12/2010 - 11h03
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Com o real valorizado e a economia em expansão, o número de passageiros transportados, partindo do país para o exterior, aumentou quase 70% entre 1999 e 2009, segundo dados do anuário da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), divulgados em novembro. Com a proximidade das férias, a Sociedade Brasileira de Angiologia e de Cirurgia Vascular (SBACV) vem alertar para o risco de desenvolvimento de trombose por longos períodos sem mobilidade. Pesquisa da Escola de Saúde Pública de Harvard, em 2009 e publicado no "Annals of Internal Medicine", mostra que o risco de trombose cresce 26% a cada duas horas de voo.

 

“A trombose é um coágulo que se forma na veia e impede a passagem de sangue. Caso ele se desloque, pode causar uma embolia pulmonar, muitas vezes fatal”, destaca o presidente da SBACV, Guilherme Pitta. O grupo de risco para desenvolvimento de trombose é: pessoas com varizes grossas, obesos, usuários de hormônios (anticoncepcionais ou reposição hormonal), idosos, pessoas com histórico familiar de trombose ou que reconhecidamente tenha uma condição definida como trombofilia (grupos de doenças que predispõem à trombose).

 

De acordo com o secretário geral da SBACV, Marcelo Araújo, para tentar prevenir a trombose em grandes períodos sem mobilidade, como é no caso de vôos longos é preciso seguir alguns cuidados. “Fazer caminhadas no corredor durante o vôo, movimentar os tornozelos, joelhos e panturrilhas. Não sentar sobre as pernas ou permanecer com as pernas cruzadas. Não usar roupas apertadas e manter a hidratação durante o voo”, afirma. Ele explica que quem faz parte do grupo de risco deve procurar seu cirurgião vascular antes da viagem para prevenção. “Ele poderá receitar o uso de meias elásticas medicinais, que são apertadas, mas com compressão graduada para permitir um melhor fluxo e portanto evitar a trombose”, diz.

 

Os sintomas mais comuns de trombose são: dor  (habitualmente na perna) e edema (inchaço). Segundo Araújo, as pessoas devem ficar atentas pois não é apenas o voo longo que predispõe o indivíduo à trombose. “Na verdade os voos têm mais visibilidade social, mas viagens de ônibus ou carro longas são também arriscadas”, aponta Araújo.

Negócios

WhatsApp incrementa canais de envio de mensagem em massa com áudio e enquete

Os donos desses espaços de distribuição massiva de mensagens agora podem enviar áudios, enquetes e eleger até 16 administradores

17/01/2024 21h00

Os ajustes nos canais chegam ao público às vésperas de novo período de eleições no país. Divulgação

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O WhatsApp aumentou as opções para as pessoas que administram canais, segundo anúncio desta quarta-feira (17). A ferramenta permite envio unidirecional a milhares de usuários. 

Os donos desses espaços de distribuição massiva de mensagens agora podem enviar áudios, enquetes e eleger até 16 administradores. A atualização está disponível para todos os usuários a partir desta quarta (17).

A Meta —dona do WhatsApp— adiou a estreia desse recurso no Brasil, após o Ministério Público Federal ter recomendado, durante as eleições de 2022, à empresa esperar até o ano seguinte para o lançamento. A medida visava prevenir desinformação no contexto eleitoral.

Os ajustes nos canais chegam ao público às vésperas de novo período de eleições no país.

Nos canais, os criadores já podem distribuir links, textos, imagens e vídeos para um número ilimitado de participantes. O recurso concorre com ferramenta similar do Telegram.

Os novos recursos incluem:

1 - Mensagens de voz
2 - Enquetes
3 - Compartilhar cards no status (ferramenta análoga aos stories do Instagram) —para isso, basta manter uma atualização que você achar interessante pressionada, selecionar ‘encaminhar’ e depois a opção ‘meu status’

A Meta também lançou a opção de "Múltiplos Admins" para que os canais possam ter até 16 administradores para ajudar a gerenciar as atualizações.

O dono do Canal pode convidar qualquer um de seus contatos ou seguidores para se tornarem administradores. Depois que o convite é aceito, o novo administrador poderá gerenciar as informações do canal e criar, editar e excluir quaisquer atualizações.

Apenas os proprietários de um canal seguem com permissão para excluí-lo.
 

Telemarketing

Plataforma Não Me Perturbe fecha 2023 com 12 milhões de cadastros

Mecanismo bloqueia chamadas indesejadas de telemarketing

10/01/2024 22h00

O mecanismo, no entanto, não bloqueia ligações, por exemplo, de planos de saúde ou de redes varejistas. Arquivo/ Correio do Estado

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Mecanismo que permite o bloqueio de chamadas não desejadas de empresas, a plataforma Não Me Perturbe fechou 2023 com 12 milhões de números de telefone cadastrados. Isso representa crescimento de 974.902 de números em relação a 2022.

Segundo a Conexis Brasil Digital, que reúne as empresas de telecomunicações e de conectividade, o número de cadastros equivale a 4,3% da base de 280,5 milhões de telefones fixos e móveis existentes no Brasil.

Em operação desde julho de 2019, a plataforma permite que as pessoas bloqueiem chamadas de telemarketing vindas de empresas de telecomunicações e de oferta de crédito consignado. O mecanismo, no entanto, não bloqueia ligações, por exemplo, de planos de saúde ou de redes varejistas.

Quem quiser bloquear seus números de celular e telefone fixo para não receber ligações de telemarketing desses dois setores (telecomunicações e crédito consignado) deve fazer o cadastro diretamente no site Não Me Perturbe ou por meio dos Procons em todo o país. O bloqueio ocorre em até 30 dias após o cadastro no site.

A maior parte dos números bloqueados está no estado de São Paulo, com 5,52 milhões de números registrados. São Paulo também concentra a maior base de clientes do país, com 85 milhões de celulares e de telefones fixos. O Distrito Federal tem a maior proporção de telefones cadastrados na plataforma, com 8,2% da base de telefones fixos e móveis do DF.

Em operação desde julho de 2019, a plataforma Não Me Perturbe faz parte das medidas de autorregulação do setor para melhorar a relação com os consumidores. Desde então, o número de cadastrados cresceu ano a ano, mas só superou a marca de 10 milhões em 2022. Em outubro do ano passado, segundo a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), o volume de queixas caiu 15,2% em relação ao mesmo mês do ano anterior.

 

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