Thais Libni
05/01/2021 18:38
Uma plataforma foi criada para contabilizar o número de pessoas vacinadas no mundo que se transformaram em jacaré.
O App Jacaré tracker foi desenvolvido pela preocupação com o bem-estar dos animais que viraram o foco do Brasil nas últimas semanas, por causa de um comentário do presidente Jair Bolsonaro a respeito da vacinação contra o novo Coronavírus.
Inicialmente, foi divulgado que a iniciativa seria do Instituto Socioambiental da Bacia do Alto Paraguai SOS Pantanal, mas a ONG informou que não tem relação com a iniciativa e o nome foi usado indevidamente pelos criadores da plataforma.
Num pronunciamento feito no último dia 17 de dezembro de 2020, o Chefe do Executivo se posicionou de forma inusitada quando questionado sobre a imunização.
De acordo com Bolsonaro, ele não precisa se vacinar, visto que ja foi contaminado pelo vírus e tem anticorpos contra a doença; até o momento não há estudos científicos que comprovem algum tipo de imunidade prolongada.
O ponto alto da fala de Bolsonaro, foi quando o mesmo ressaltou, "se você virar um jacaré, o problema de você", se referindo aos efeitos colaterais que o imunizante possa gerar.
A declaração ganhou a internet, e dividiu opiniões na rede. Foi possível encontrar os que pensam parecido com Bolsonaro, ignorando totalmente a ciência, e aqueles que aproveitaram do momento cômico para atualizar a lista de memes.
Desta forma, a ação, promovida pela OSC, incentiva as pessoas a doarem recursos para a proteção dos biomas dos jacarés; com as queimadas no Pantanal em 2020, que duraram de junho a meados de outubro, 41 espécies dos répteis foram ameaçadas.
A plataforma também conta com uma versão em inglês e disponibiliza o passo a passo de como realizar as doações.
* Matéria alterada às 09h02 do dia 6 de janeiro para acréscimo e correção de informação