Especial Coronavírus (COVID-19) - Leia notícias e saiba tudo sobre o assunto. Clique aqui.

MEDIDA INÉDITA

Fernando de Noronha reabre, mas só vai receber turistas que já tiveram covid-19

Turistas vão precisar comprovar teste positivo para conseguir desembarcar na Ilha
28/08/2020 09:46 - Gabrielle Tavares


A ilha Fernando de Noronha, localizada no estado de Pernambuco, vai reabrir para receber turistas a partir de 1º de setembro. Entretanto, só para quem apresentar exames que comprovam resultado positivo para a covid-19.

O anúncio foi feito pelo governo de Pernambuco. Antes do passageiro desembarcar no local, vai precisar apresentar o exame RT-PCR positivo, realizado há mais de 20 dias, ou ainda o sorológico (IgG) positivo, que indica a presença de anticorpos contra a Covid-19.

O administrador da ilha, Guilherme Rocha, explicou que os exames serão encaminhados à Administração, junto com o pagamento da Taxa de Permanência (TPA), valor diário de R$ 68,74.

O governo não informou o prazo para que outros turistas possam visitar o arquipélago. A medida de vetar a entrada de quem não teve a doença é inédita. 

 
 

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), ainda não há evidência científica de imunidade para quem já contraiu o novo coronavírus e nem quanto tempo ela duraria.

Em entrevista ao UOL, a professora e pesquisadora infectologista da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), Vera Magalhães, diz que a medida do governo pernambucano “não tem o menor sentido”.

“O fato de ter tido a doença não dá nenhuma garantia que a pessoa não vá ter novamente. Até que tudo isso esteja esclarecido, as medidas de prevenção devem ser adotadas por pessoas que já tiveram a doença, e as que ainda não tiveram”, relatou.

Já existem casos de pacientes em outros países que confirmaram a reincidência do vírus.  

Dois pacientes, um na Bélgica e outro na Holanda tiveram seus diagnósticos divulgados na mesma semana em que um relatório de pesquisadores de Hong Kong confirmou uma pessoa que foi reinfectada com uma linhagem diferente do vírus, quatro meses e meio depois de ser declarada recuperada, a primeira reinfecção do tipo registrada.

 

Felpuda


A lista do Tribunal de Contas de MS, com nomes de gestores que tiveram reprovados os balanços financeiros de quando exerceram cargos públicos, está deixando muitos candidatos de cabeça quente.  Conforme previsto pelo Diálogo, adversários estão se utilizando de tais dados para cobrar, principalmente nas redes sociais, deixando alguns gestores na maior saia justa e tendo que se explicar. O eleitor, por enquanto, só observa. E dê-lhe!