Turismo
TURISMO

Turismo no Pantanal passa por repaginação para atrair brasileiros e estrangeiros

Programa Pró-Pantanal atua no trade turístico para fortalecer negócios

Rodolfo César

18/03/2022 11:02

O Pantanal trata-se de um só bioma, mas com características bem distintas entre suas cinco regiões (Floresta Amazônica, Cerrado, Caatinga, Mata Atlântica e Chaco). 

Por isso, existe possibilidade de diferentes experiências dentro dele. Todo esse potencial está sendo monitorado e estratégias estão em implementação por parte dos negócios que atuam no turismo dentro do território.

Pelo Pró Pantanal – Programa de Apoio à Recuperação Econômica do Bioma Pantanal, 12 empresas de Aquidauana, Miranda e Corumbá estão em projeto piloto para desenvolver ao máximo esses produtos turísticos para públicos do Brasil e do exterior.

Com capacitações divididas em seis encontros, esses negócios estão estruturando uma atuação conjunta para garantir ao visitante a possibilidade de conhecer os pantanais que existem nessa região do extremo oeste de Mato Grosso do Sul e em parte de Mato Grosso.

Existe a experiência de descobrir tamanduás-bandeiras em Aquidauana, depois aproveitar a diversidade da pescaria no rio Miranda, e ainda experimentar um dia da rotina de um “autêntico pantaneiro”. 

Por fim, conhecer o rio Paraguai e seus caminhos cheio de curvas e fauna diversa a bordo de um barco-hotel, em Corumbá. 

Esse roteiro é apenas um exemplo do que está em avaliação pelas empresas participantes desse projeto piloto dentro do programa.