Turismo

FERIADÃO

A+ A-

Vai viajar? Confira dicas para deixar sua casa mais segurança durante o feriadão

Polícia Civil dá dicas de segurança para quem vai viajar no feriadão prolongado

Continue lendo...

A Polícia Civil de Mato Grosso do Sul listou uma série de dicas para quem vai aproveitar o feriado prolongado e viajar, mas quer deixar a casa em segurança. 

A intenção é dificultar a situação dos criminosos, que aproveitam estas datas para praticar os delitos, já que o local está fechado. 

Últimas notícias

Confira:

  • Verifique a tranca das portas, se morar em casa se atente se a porta da cozinha está bem protegida. No entanto, a área tem que ser isolada do restante da casa com o trancamento das portas intermediárias. Isso porque os arrombamentos são mais frequentes pelos acessos dos fundos dos imóveis;
  • Não guarde objetos de valores em casa. Faça seguro deles e confie a custódia a cofres de bancos. Se preferir, use cofres de segurança dentro da residência, mas sempre que possível instale mais de um, sendo um deles fora dos aposentos particulares;
  • Verifique a eficácia dos alarmes sonoros ou luminosos. Isso melhora a segurança e também ajuda os vizinhos que, avisados, reconhecem com facilidade o sistema e podem ajudar em caso de perigo;
  • Faça o máximo para dificultar a ação de delinquentes, desde a colocação de trincos e travas nas portas e janelas até trancas, correntes e cadeados nos pontos mais vulneráveis. Improvise as defesas conforme necessidade;
  • Conheça seus vizinhos e combine com eles medidas de auxílio mútuo. A solidariedade é importante nos momentos de perigo. Os vizinhos devem estar sempre alerta pela segurança de sua rua ou bairro;
  • Mantenha luzes acesas durante a noite e combine com vizinhos de confiança para que fiquem responsáveis por monitorar a casa e evitar jornais e correspondências acumuladas;
  • Não divulgue em redes sociais que vai sair a passeio;
  • Leve as chaves da casa com você. Não deixe a chave de sua residência em um local inapropriado como debaixo do tapete, próximo à janela ou a um vaso de plantas, por exemplo, pois é uma deixa para que o ladrão a encontre;
  • Em condomínios fechados ou edifícios, não deixe as chaves na portaria.  

Assine o Correio do Estado

Em todo o Brasil

Bonito se destaca nacionalmente como 'Destino Turístico Inteligente'

Estados brasileiros investem em sistemas de inteligência turística e potencializam os atrativos nos destinos

12/01/2024 17h40

Com 313 mil turistas, Bonito bate recorde histórico de visitantes em 2023. Divulgação

Continue Lendo...

Os estados brasileiros têm investido em inovação e tecnologia no setor do turismo para potencializar seus atrativos. Um exemplo é o município de Bonito (MS) que faz parte da estratégia nacional de Destinos Turísticos Inteligentes (Modelo DTI Brasil).

O DTI foi implantado pelo Ministério do Turismo em parceria com o Instituto Ciudades del Futuro (ICF), para ajudar as cidades turísticas brasileiras a darem maior visibilidade aos atrativos turísticos, de forma inovadora e sustentável.

De acordo com o Diretor-presidente da Fundação de Turismo do Mato Grosso do Sul (Fundtur-MS), Bruno Wendling, além do incentivo federal Mato Grosso do Sul já vem buscando avançar na transformação digital.

"Nós já temos uma plataforma de inteligência turística do Estado, que é um pouco diferente do DTI, que é transformar o destino com tecnologia, com metodologia, mais inteligência e mais conectividade: o Alumiya. Um sistema de inteligência turística mais inovador do país. Ele dá todas as informações relativas ao Estado, desde geração de fluxos, desembarques aéreos, terrestres internacionais, nacionais, emprego, eventos etc", aponta o diretor da Fundtur-MS.

Na avaliação do diretor da fundação, outros destinos sul-mato-grossenses também podem ganhar destaque no cenário nacional.

"Campo Grande, inclusive, fez parte desse projeto dos Destinos Turísticos Inteligentes na gestão passada do Governo Federal. Acredito que a partir do momento que tiver um resultado positivo e bonito, poderemos replicar esse modelo ou essa metodologia que é internacional, para outras cidades como Corumbá,  Aquidauana, Miranda e outras. As cidades precisam entendar que isso na verdade é o futuro, é o presente, trabalhar com inteligência de mercado, inteligência competitiva. E esse é um dos nossos interesses no futuro próximo", analisa o diretor da Fundtur/MS.

Um exemplo de inovação tecnológica, foi anunciado nesta semana em Corumbá. Conforme noticiado pelo Correio do Estado,  a Inteligência Artificial (IA) chegou ao Pantanal sul-mato-grossense. O companheiro de viagem "Chico" vai ajudar a melhorar a experiência dos turistas que visitam o município de Corumbá.

Por fim, a Diretora de Planejamento, Inteligência, Inovação e Competitividade no Turismo, Bárbara Blaudt, acrecsenta que o DTI oferece atrativos melhores e mais bem preparados para turistas. Um trabalho em conjunto com os municípios para melhorar a comunicação e incluir a comunidade no desenvolvimento dos produtos turísticos locais.

“A gente vem conseguindo que o turista tenha mais informação e melhores experiências colocando tecnologias dentro dos destinos para melhorar a forma de apresentar esse turismo para as pessoas. Isso tudo é um turismo inteligente”, explica a diretora.

Em uma cartilha disponibilizada pelo MTur sobre o DTI Brasil, é possível compreender as vantagens que a tecnologia traz para os destinos turísticos, conhecer casos de sucesso, os eixos metodológicos do programa e muito mais. Você pode acessar a cartilha DTI Brasil clicando AQUI e conhecer a mudança tecnológica que vem sendo promovida pelo país.

Modelo DTI Brasil

É um projeto desenvolvido na Espanha que ajuda as cidades a darem maior visibilidade aos atrativos turísticos, com a implantação de tecnologias que tornam os destinos mais acessíveis e sustentáveis.

No Brasil, foi adaptado pelo Ministério do Turismo com o objetivo de impulsionar a transformação digital, melhorar a experiência do turista e aumentar a competitividade de destinos.

Após avaliação de cumprimento de requisitos para se tornarem um Destino Turístico Inteligente, as cidades recebem certificados de “DTI em Transformação” e após implantarem até 80% dos planos de transformação, que abrange diretrizes com foco em: Governança; Inovação; Tecnologia; Sustentabilidade; Acessibilidade; Promoção e Marketing; Segurança; Mobilidade e Transporte e Criatividade, os locais adquirem o Selo DTI.

Recentemente, dez novas cidades brasileiras receberam a certificação DTI em Transformação após cumprirem todas as etapas previstas no edital do MTur e receberam o certificado.:

  • Bonito (MS)
  • Foz do Iguaçu (PR),
  • Goiânia (GO),
  • Ponta Grossa (PR),
  • Santos (SP),
  • Joinville (SC),
  • Vila Velha (ES),
  • Fortaleza (CE),
  • São Luís (PI),
  • Gramado (RS) 

Belo Horizonte (MG) também foi contemplada pela iniciativa própria de desenvolver um plano de transformação seguindo a metodologia DTI Brasil.

Recentemente São Luís (MA) e Porto Velho (RO) lançaram tecnologias voltadas ao turismo nas regiões. Em São Luís, o ATENAS (Sistema de Inteligência Turística da cidade de São Luís) permitirá acesso em tempo real a informações de perfis de turistas, taxa de ocupação hoteleira, fluxo de visitantes, entre outros. De acordo com a prefeitura, o sistema é uma fonte confiável e abrangente de indicadores turísticos para monitoramento e tomada de decisões fundamentadas, reunindo dados primários coletados pela Setur e pelo Observatório Municipal do Turismo da cidade, completados por fontes oficiais.

Já Porto Velho apostou em um sistema de Inteligência Artificial que facilita o acesso à informação sobre o turismo da região. A MarIA atua como chat inteligente que ajudará moradores e turistas a se guiarem pelos principais pontos do local. A IA é capaz de sugerir pontos turísticos e atividades disponíveis na cidade de acordo com o perfil do próprio usuário, além de responder perguntas de forma personalizada.



Assine o Correio do Estado.

Turismo

'Chico' o guia virtual vai ajudar os turistas que visitam o Pantanal sul-mato-grossense

Lançado ontem (8) pela Embratur e Fundtur/Pantanal, o "companheiro de viagem" vai fornecer informações para melhorar a experiência dos turistas na região

09/01/2024 17h30

Chico irá disponibilizar informações que ajudem o turista a conhecer a história, a cultura e a gastronomia do Pantanal. Divulgação/Nascente Azul

Continue Lendo...

A Inteligência Artificial (IA) chegou ao Pantanal sul-mato-grossense. O companheiro de viagem "Chico" vai ajudar a melhorar a experiência dos turistas que visitam o município de Corumbá. Assim como os guias locais, Chico conhece bem a região pantaneira e irá acolher, virtualmente, os visitantes.

Ao Correio do Estado, a Diretora-presidente da Fundação de Turismo do Pantanal, Elisângela Sienna Oliva avalia o novo recurso tecnológico como uma ferramenta que vai fortalecer o turismo na Cidade Branca, a Capital do Pantanal.

"O guia virtual vai facilitar o contato entre a Fundação e nosso visitante. Podemos tirar dúvidas, fazer indicação de atrativos, restaurantes, bares ou mesmo hotéis para quem tenha essa necessidade. Nosso primeiro grande teste dessa novidade será o Carnaval. Não temos dúvida que o Chico será benéfico para a cidade", aponta a diretora da Fundação.

Desenvolvido pela Agência Brasileira de Promoção Internacional do Turismo (Embratur) e pela Fundação de Turismo do Pantanal (Fundtur), o Chico foi lançado oficialmente ontem (8) e irá atuar pelo WhatsApp tornando a experiência do turista mais interativa e informativa. Com o apoio da IA (inteligência artificial), os visitantes poderão explorar a cidade com mais facilidade.

Para o Diretor-presidente da Fundação de Turismo de Mato Grosso do Sul (Fundtur), Bruno Wendling, o Chico vai impactar positivamente na qualidade da informação que ficará disponível na palma da mão dos turistas.

"É um aplicativo super legal, uma inteligência artificial via WhatsApp sque vai impactar na experiência do turista, que está decidindo a ir para Corumbá, pro Pantanal. O Chico é um guia de informações bem prático,  muito fácil de acessar e que vai tirar as dúvidas sobre ofertas, sobre passeios, então, assim, muito legal. Então ele melhora a experiência do turista antes de ele ir para Corumbá", analisa o presidente da Fundtur/MS.

Processo de criação do Chico

Para o desenvolvimento da ferramenta, a Embratur fez a ponte entre a Fundtur/Pantanal e a Startup Guide 121, através do EmbraturLab, o laboratório de inovação para o turismo da Embratur. Segundo o gerente de Inovação da Embratur, Edivaldo Reis, é importante trazer a IA para o setor do turismo no mundo contemporâneo.

“Digitalizar o setor do turismo, ampliando o acesso às informações das atrações turísticas com fontes confiáveis, é um importante passo para melhorar a experiência do turista no Brasil. A Embratur já aposta em diversas soluções turísticas que aprimoram a estadia dos visitantes no país, sobretudo os visitantes estrangeiros. É preciso trazer esse olhar a partir da inovação para o turismo. O Chico será o seu guia de viagens no WhatsApp”, afirmou Edivaldo.

O Guia Virtual Chico irá disponibilizar informações que ajudem o turista a conhecer a história, a cultura e a gastronomia do Pantanal. Para a co-fundadora da Guide 121, Ana Elisa Ribeiro, ele irá atuar como um companheiro de viagem.

“Esse projeto teve o intuito de desenvolver um parceiro de viagem, capaz de responder às principais dúvidas, curiosidades e perguntas, aproximando ainda mais os turistas do destino magnífico que é o Pantanal”, explicou Ana Elisa.

O Chico irá trazer informações sobre o Pantanal e Corumbá, dicas de passeios, calendário do turismo na região de Corumbá, gastronomia local, hospedagens, dicas para turistas que visitam o Pantanal, além de informações de emergência para os visitantes. Para acessar o serviço, é preciso salvar o número 67 3231-2886 nos contatos do celular e enviar uma mensagem para confirmar o contato.

Assine o Correio do Estado.

NEWSLETTER

Fique sempre bem informado com as notícias mais importantes do MS, do Brasil e do mundo.

Fique Ligado

Para evitar que a nossa resposta seja recebida como SPAM, adicione endereço de

e-mail [email protected] na lista de remetentes confiáveis do seu e-mail (whitelist).