Turismo

DESTINOS B+

A+ A-

Venha viver Bonito e Jardim...

Na estreia da coluna de turismo do B+, os destinos de Bonito e Jardim no Mato Grosso do Sul são transformados em vivências inesquecíveis

Continue lendo...

Por Flávia Viana

O início. A troca. A experiência.

Eu costumo dizer que quando viajamos, nos transportamos para um universo paralelo, e ele vai transformando quem a gente é durante todo o percurso. 

Não voltamos de uma viagem os mesmos, voltamos sempre modificados.  

Em momentos diferentes da minha vida, fiz viagens emocionantes e conheci lugares inesquecíveis que ficarão pra sempre em minha memória. 

Não tem como esquecer ou não revisitar quando dá vontade. 

Em cada viagem descobrimos novas culturas, novos hábitos e somamos novas experiências as nossas vidas.

 

Bom, por aqui o objetivo é esse, viver e trocar experiências.

Na estreia do Destinos B+, compartilho com vocês algo que vivi nas cidades de Jardim e Bonito (referência para o ecoturismo no mundo), ambas no Mato Grosso do Sul. 

Eu acredito que o mundo já tenha ouvido falar desses lugares, mas nem todos tiveram ainda a oportunidade de vivenciar pessoalmente a emocionante experiência de sentir algo tão especial que tais locais podem nos proporcionar e nos fazer sentir.

 

Minha aventura de estreia foi ao lado da maquiadora Karen Basso apaixonada por viagens e do fotógrafo e videomaker Silas Ismael que costuma fazer registros únicos e exclusivos pelo MS. Saímos da capital Campo Grande (MS) com destino a Bonito. 

Até chegarmos ao hotel Águas de Bonito, cerca de 3h30 viajando de carro. 

Nossa primeira vivência foi no Recanto Ecológico Rio da Prata localizado na cidade de Jardim. 

Na chegada, conseguimos sentir uma atmosfera diferente desde a receptividade dos guias. 

Na fazenda uma infinidade de animais silvestres, entre eles as araras vermelhas que apesar de pertencerem a natureza se tornam suas amigas intimas logo que nos aproximamos. 

Elas estão por toda a parte. O Recanto é pioneiro no ecoturismo da região, desde 1995. 

Além disso, eles possuem diretrizes de sustentabilidade, além de possuírem conservação ambiental.

Para conhecimento de vocês, em 1999 foi criada a Reserva Particular do Patrimônio Natural - RPPN Fazenda Cabeceira do Prata, onde acontece o passeio de flutuação no Recanto Ecológico Rio da Prata, ocupando 64% da área total da fazenda, uma unidade de conservação criada por iniciativa do proprietário do local. 

Sem dúvida isso é algo que nos motiva muito estarmos ali...

Confesso que com a pandemia tivemos receio de fazermos essa experiência, mas ao chegarmos lá, vimos todos os cuidados e precauções que são tomadas contra a covid-19 para que todos tenham total segurança. Ficamos tranquilos. 

As medidas de segurança são de 100%. Depois das explicações e orientações, vestimos roupas de neopreme, recebemos equipamentos e seguimos em um transporte (caminhões com distanciamento entre as pessoas, ventilados e com cintos de segurança) até as primeiras trilhas. 

Em todos os lugares chegamos através desses transportes para depois seguirmos. 

São apenas alguns minutos (uns 15), mas o trajeto é desenhado com uma natureza perfeita e impecável. 

O Recanto é visivelmente sinônimo de um cuidado especial com ela.

Segurança, sustentabilidade e águas cristalinas.

Em todos os caminhos que passamos, rastros de segurança e preservação. 

Ao chegar no Rio da Prata, águas azuis e cristalinas. A gente consegue se ver refletida, é como um espelho, uma beleza perfeita. 

No primeiro mergulho o impacto da água gelada, mas que lava a alma e também nos emociona. 

No primeiro mergulho eu literalmente chorei de emoção. Estando ali acreditamos em algo maior, é memorável!

Os peixes se tornam seus companheiros de mergulho, acompanham você durante as três horas de trajeto pelo Rio da Prata e depois o Olho D’agua.

No caminho surpresas que costumamos ver em filmes da National Geographic. 

Em flutuação avistamos bem de perto macacos, uma anta enorme, cardumes de peixes infinitos, pássaros, nascentes de água e até mesmo uma cobra sucuri seguindo seu percurso pelo rio. Os guias nos orientam a observar, mas jamais interferir na natureza.

Gostaria de ressaltar algo muito importante. O passeio também pode ser feito por cadeirantes, eles oferecem toda a segurança e suporte.

 

Ainda em êxtase, saímos do rio e seguimos por outra trilha para pegarmos um barco. Assim que embarcamos descobrimos que ele é movido a luz solar.  

“Temos um sistema de energia solar fotovoltaico, utilizamos barco de motor movido à energia solar, gerenciamos nossos resíduos seguindo os 4 Rs: reduzir, reciclar, reutilizar e reintegrar. Sustentabilidade é o reflexo do amor que temos pela natureza”, explica o guia.

 

É importante ressaltar que em todo o Recanto/Fazenda, eles possuem pontos estratégicos de comunicação entre os guias. 

Além disso, kits de primeiros socorros e macas no caso de acidentes para facilitar a remoção da pessoa acidentada. Importante registrar também, que na sede seus dados completos ficam registrados com telefones de emergência e plano de saúde caso tenha. Isso nos traz muita tranquilidade e segurança para estarmos ali. 

Não possuímos sinal de celular fora da sede da fazenda, mas confesso que a gente nem se lembra disso.

Ao chegarmos do Rio da Prata seguimos para a Lagoa Misteriosa, uma das cavernas inundadas mais profundas do Brasil. Confesso que foi um dos lugares que mais me impressionou nessa viagem.  

A Lagoa é um mundo à parte. Nela você de fato se teletransporta. 

A real profundidade ainda é desconhecida, e o máximo que desceram foram 220m. Isso aconteceu no ano de 1998, e o feito foi do mergulhador Gilberto Menezes de Oliveira.

 

Uma água com um tom de azul perfeito bem no meio de uma colina. “É um abismo na água. Ouçam o vento”, orienta o guia. É indescritível e uma atmosfera misteriosa de fato.

Na flutuação a sensação de estarmos voando. Inclusive, dizem por aí que tais sensações são parecidas não!? 

No mergulho sentimentos diversos, na verdade um privilégio. 

Você só se dá conta que precisa sair da água quando o guia (eles são todos credenciados e estão sempre ao seu lado) te chama para retornar a sede da fazenda. 

No caminho a mesma natureza que encanta. Ninhos de araras, buracos de tatus, e tantas outras espécies. 

Experiência gastronômica e pôr do sol acompanhada

De volta a sede, fogão a lenha, comida da fazenda mas com um toque de chef. 

O internacional Paulo Machado assina o cardápio que faz você revisitar a casa da sua avó, só que é ainda melhor (minha avó que me perdoe rs). 

As sobremesas ganham um destaque especial no menu, mas a grande estrela do espetáculo é o melhor doce de leite do mundo, feito com leite da fazenda, totalmente artesanal e com um detalhe, a gente pode raspar o tacho literalmente. 

É uma experiência única!

Após esse experimento gastronômica, deitamos em redes ao ar livre. Logo depois um passeio a cavalo junto com o pôr do sol. Somos conduzidos por ambos. 

Os campos da fazenda nos mostram surpresas durante o trajeto. 

Nos sentimos muito próximos de toda aquela natureza. 

O ritmo do passeio a cavalo é tranquilo para que você escute as histórias de quem mais entende da região: nosso peão campeiro, no caso o Sr. José. “Nossos cavalos são mansos e treinados, vocês estão em segurança”, explica. 

Os passeios são para crianças e adultos.

Mais um dia mágico

Quando o segundo dia começa, nosso destino aponta para a Estância Mimosa Ecoturimo. 

Um lugar que se destaca pela responsabilidade socioambiental contemplada com importantes prêmios mundiais.

A casa sede é visivelmente e externamente decorada por inúmeros pássaros, araras Canindé, mutuns, jacarés e gansos. Eles estão bem ali, pertinho de você, mas pertencentes a natureza.

 

O guia já está a nossa espera e nos orienta. 

No caminho passamos pela horta orgânica da fazenda e seguimos para as trilhas em um transporte como do dia anterior. 

Em nossa caminhada, foram 10 cachoeiras de águas cristalinas, de tamanhos e formas variadas, 9 paradas para um mergulho, cada uma delas com detalhes únicos que encantam e conectam você à natureza. 

As piscinas são naturais, esculpidas pelo processo do tempo e uma vista privilegiada da morraria da Serra da Bodoquena. 

A duração dessa aventura é de aproximadamente 04 horas. 

As trilhas são seguras, equipadas e orientadas. 

Em cada cachoeira uma história, uma energia e um contato diferente, nada é igual. 

Tudo é 100% preservado. No meio do caminho pegamos o barco para conhecermos mais ao redor. 

Como eu havia mencionado, eles são movidos a luz solar. 

As trilhas nos mostram caminhos diferentes, assim como espécies de plantas e frutas. 

O guia vai nos explicando tudo. 

“A natureza é nosso maior patrimônio! Em fevereiro de 2013, a Estância Mimosa transformou-se oficialmente em Reserva Particular do Patrimônio Natural (RPPN), ocupando 66% da área total da fazenda, uma unidade de conservação criada por iniciativa do proprietário que tem caráter perpétuo, que associa uma grande biodiversidade à presença de cachoeiras refrescantes, permitindo uma atividade de contemplação e interação com a natureza”.

Quando voltamos para a sede, o sentimento é de gratidão. 

Mais uma vez o cardápio assinado pelo chef Paulo Machado nos espera. 

Na verdade, ele assina inúmeros Foods Safari no MS, um trabalho incrível! Depois do almoço, mais um dia em contato com a nossa memória afetiva através do doce de leite do dia anterior feito na fazenda. Pausa para uma confissão. 

O carro voltou lotado de doce de leite (risos). 

O dia vai chegando ao fim... Junto com o pôr do sol privilegiado, interagimos dessa vez com as araras Canindé, que apesar de viverem na natureza estão sempre por ali convivendo com os moradores e visitantes da Estância.

Ao final dessa aventura entendemos que tudo que vivemos não foi apenas uma viagem, mas uma experiência única, exclusiva, privilegiada e cheia de conexões. O sentimento é de saudade e gratidão, e a vontade é saber qual será o próximo Destinos B+... Até a próxima!

Agradecimentos:

  • Raviera Nissan
  • Correio Veículos
  • Hotel Águas de Bonito
  • Recanto Ecológico Rio da Prata
  • Lagoa Misteriosa
  • Estância Mimosa Ecoturismo
  • Restaurante Casa do João
  • Van Life Estúdio

 

Em todo o Brasil

Bonito se destaca nacionalmente como 'Destino Turístico Inteligente'

Estados brasileiros investem em sistemas de inteligência turística e potencializam os atrativos nos destinos

12/01/2024 17h40

Com 313 mil turistas, Bonito bate recorde histórico de visitantes em 2023. Divulgação

Continue Lendo...

Os estados brasileiros têm investido em inovação e tecnologia no setor do turismo para potencializar seus atrativos. Um exemplo é o município de Bonito (MS) que faz parte da estratégia nacional de Destinos Turísticos Inteligentes (Modelo DTI Brasil).

O DTI foi implantado pelo Ministério do Turismo em parceria com o Instituto Ciudades del Futuro (ICF), para ajudar as cidades turísticas brasileiras a darem maior visibilidade aos atrativos turísticos, de forma inovadora e sustentável.

De acordo com o Diretor-presidente da Fundação de Turismo do Mato Grosso do Sul (Fundtur-MS), Bruno Wendling, além do incentivo federal Mato Grosso do Sul já vem buscando avançar na transformação digital.

"Nós já temos uma plataforma de inteligência turística do Estado, que é um pouco diferente do DTI, que é transformar o destino com tecnologia, com metodologia, mais inteligência e mais conectividade: o Alumiya. Um sistema de inteligência turística mais inovador do país. Ele dá todas as informações relativas ao Estado, desde geração de fluxos, desembarques aéreos, terrestres internacionais, nacionais, emprego, eventos etc", aponta o diretor da Fundtur-MS.

Na avaliação do diretor da fundação, outros destinos sul-mato-grossenses também podem ganhar destaque no cenário nacional.

"Campo Grande, inclusive, fez parte desse projeto dos Destinos Turísticos Inteligentes na gestão passada do Governo Federal. Acredito que a partir do momento que tiver um resultado positivo e bonito, poderemos replicar esse modelo ou essa metodologia que é internacional, para outras cidades como Corumbá,  Aquidauana, Miranda e outras. As cidades precisam entendar que isso na verdade é o futuro, é o presente, trabalhar com inteligência de mercado, inteligência competitiva. E esse é um dos nossos interesses no futuro próximo", analisa o diretor da Fundtur/MS.

Um exemplo de inovação tecnológica, foi anunciado nesta semana em Corumbá. Conforme noticiado pelo Correio do Estado,  a Inteligência Artificial (IA) chegou ao Pantanal sul-mato-grossense. O companheiro de viagem "Chico" vai ajudar a melhorar a experiência dos turistas que visitam o município de Corumbá.

Por fim, a Diretora de Planejamento, Inteligência, Inovação e Competitividade no Turismo, Bárbara Blaudt, acrecsenta que o DTI oferece atrativos melhores e mais bem preparados para turistas. Um trabalho em conjunto com os municípios para melhorar a comunicação e incluir a comunidade no desenvolvimento dos produtos turísticos locais.

“A gente vem conseguindo que o turista tenha mais informação e melhores experiências colocando tecnologias dentro dos destinos para melhorar a forma de apresentar esse turismo para as pessoas. Isso tudo é um turismo inteligente”, explica a diretora.

Em uma cartilha disponibilizada pelo MTur sobre o DTI Brasil, é possível compreender as vantagens que a tecnologia traz para os destinos turísticos, conhecer casos de sucesso, os eixos metodológicos do programa e muito mais. Você pode acessar a cartilha DTI Brasil clicando AQUI e conhecer a mudança tecnológica que vem sendo promovida pelo país.

Modelo DTI Brasil

É um projeto desenvolvido na Espanha que ajuda as cidades a darem maior visibilidade aos atrativos turísticos, com a implantação de tecnologias que tornam os destinos mais acessíveis e sustentáveis.

No Brasil, foi adaptado pelo Ministério do Turismo com o objetivo de impulsionar a transformação digital, melhorar a experiência do turista e aumentar a competitividade de destinos.

Após avaliação de cumprimento de requisitos para se tornarem um Destino Turístico Inteligente, as cidades recebem certificados de “DTI em Transformação” e após implantarem até 80% dos planos de transformação, que abrange diretrizes com foco em: Governança; Inovação; Tecnologia; Sustentabilidade; Acessibilidade; Promoção e Marketing; Segurança; Mobilidade e Transporte e Criatividade, os locais adquirem o Selo DTI.

Recentemente, dez novas cidades brasileiras receberam a certificação DTI em Transformação após cumprirem todas as etapas previstas no edital do MTur e receberam o certificado.:

  • Bonito (MS)
  • Foz do Iguaçu (PR),
  • Goiânia (GO),
  • Ponta Grossa (PR),
  • Santos (SP),
  • Joinville (SC),
  • Vila Velha (ES),
  • Fortaleza (CE),
  • São Luís (PI),
  • Gramado (RS) 

Belo Horizonte (MG) também foi contemplada pela iniciativa própria de desenvolver um plano de transformação seguindo a metodologia DTI Brasil.

Recentemente São Luís (MA) e Porto Velho (RO) lançaram tecnologias voltadas ao turismo nas regiões. Em São Luís, o ATENAS (Sistema de Inteligência Turística da cidade de São Luís) permitirá acesso em tempo real a informações de perfis de turistas, taxa de ocupação hoteleira, fluxo de visitantes, entre outros. De acordo com a prefeitura, o sistema é uma fonte confiável e abrangente de indicadores turísticos para monitoramento e tomada de decisões fundamentadas, reunindo dados primários coletados pela Setur e pelo Observatório Municipal do Turismo da cidade, completados por fontes oficiais.

Já Porto Velho apostou em um sistema de Inteligência Artificial que facilita o acesso à informação sobre o turismo da região. A MarIA atua como chat inteligente que ajudará moradores e turistas a se guiarem pelos principais pontos do local. A IA é capaz de sugerir pontos turísticos e atividades disponíveis na cidade de acordo com o perfil do próprio usuário, além de responder perguntas de forma personalizada.



Assine o Correio do Estado.

Turismo

'Chico' o guia virtual vai ajudar os turistas que visitam o Pantanal sul-mato-grossense

Lançado ontem (8) pela Embratur e Fundtur/Pantanal, o "companheiro de viagem" vai fornecer informações para melhorar a experiência dos turistas na região

09/01/2024 17h30

Chico irá disponibilizar informações que ajudem o turista a conhecer a história, a cultura e a gastronomia do Pantanal. Divulgação/Nascente Azul

Continue Lendo...

A Inteligência Artificial (IA) chegou ao Pantanal sul-mato-grossense. O companheiro de viagem "Chico" vai ajudar a melhorar a experiência dos turistas que visitam o município de Corumbá. Assim como os guias locais, Chico conhece bem a região pantaneira e irá acolher, virtualmente, os visitantes.

Ao Correio do Estado, a Diretora-presidente da Fundação de Turismo do Pantanal, Elisângela Sienna Oliva avalia o novo recurso tecnológico como uma ferramenta que vai fortalecer o turismo na Cidade Branca, a Capital do Pantanal.

"O guia virtual vai facilitar o contato entre a Fundação e nosso visitante. Podemos tirar dúvidas, fazer indicação de atrativos, restaurantes, bares ou mesmo hotéis para quem tenha essa necessidade. Nosso primeiro grande teste dessa novidade será o Carnaval. Não temos dúvida que o Chico será benéfico para a cidade", aponta a diretora da Fundação.

Desenvolvido pela Agência Brasileira de Promoção Internacional do Turismo (Embratur) e pela Fundação de Turismo do Pantanal (Fundtur), o Chico foi lançado oficialmente ontem (8) e irá atuar pelo WhatsApp tornando a experiência do turista mais interativa e informativa. Com o apoio da IA (inteligência artificial), os visitantes poderão explorar a cidade com mais facilidade.

Para o Diretor-presidente da Fundação de Turismo de Mato Grosso do Sul (Fundtur), Bruno Wendling, o Chico vai impactar positivamente na qualidade da informação que ficará disponível na palma da mão dos turistas.

"É um aplicativo super legal, uma inteligência artificial via WhatsApp sque vai impactar na experiência do turista, que está decidindo a ir para Corumbá, pro Pantanal. O Chico é um guia de informações bem prático,  muito fácil de acessar e que vai tirar as dúvidas sobre ofertas, sobre passeios, então, assim, muito legal. Então ele melhora a experiência do turista antes de ele ir para Corumbá", analisa o presidente da Fundtur/MS.

Processo de criação do Chico

Para o desenvolvimento da ferramenta, a Embratur fez a ponte entre a Fundtur/Pantanal e a Startup Guide 121, através do EmbraturLab, o laboratório de inovação para o turismo da Embratur. Segundo o gerente de Inovação da Embratur, Edivaldo Reis, é importante trazer a IA para o setor do turismo no mundo contemporâneo.

“Digitalizar o setor do turismo, ampliando o acesso às informações das atrações turísticas com fontes confiáveis, é um importante passo para melhorar a experiência do turista no Brasil. A Embratur já aposta em diversas soluções turísticas que aprimoram a estadia dos visitantes no país, sobretudo os visitantes estrangeiros. É preciso trazer esse olhar a partir da inovação para o turismo. O Chico será o seu guia de viagens no WhatsApp”, afirmou Edivaldo.

O Guia Virtual Chico irá disponibilizar informações que ajudem o turista a conhecer a história, a cultura e a gastronomia do Pantanal. Para a co-fundadora da Guide 121, Ana Elisa Ribeiro, ele irá atuar como um companheiro de viagem.

“Esse projeto teve o intuito de desenvolver um parceiro de viagem, capaz de responder às principais dúvidas, curiosidades e perguntas, aproximando ainda mais os turistas do destino magnífico que é o Pantanal”, explicou Ana Elisa.

O Chico irá trazer informações sobre o Pantanal e Corumbá, dicas de passeios, calendário do turismo na região de Corumbá, gastronomia local, hospedagens, dicas para turistas que visitam o Pantanal, além de informações de emergência para os visitantes. Para acessar o serviço, é preciso salvar o número 67 3231-2886 nos contatos do celular e enviar uma mensagem para confirmar o contato.

Assine o Correio do Estado.

NEWSLETTER

Fique sempre bem informado com as notícias mais importantes do MS, do Brasil e do mundo.

Fique Ligado

Para evitar que a nossa resposta seja recebida como SPAM, adicione endereço de

e-mail [email protected] na lista de remetentes confiáveis do seu e-mail (whitelist).